Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Existe um universo extenso quando se trata dos múltiplos recursos presentes na linguagem literária, sobretudo em se tratando da poética. Assim, falar sobre ela significa, de forma específica, fazer referência aos poemas que possuem características singulares, como ritmo, métrica, rima, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA que expressa o tipo de poema que se constitui de uma quadra que se repete ao fim de oitavas ou de duas quadras, ou seja, apresenta uma quadra recorrente:
a) Monólogo.
b) Cultismo.
c) Silogismo.
d) Rondó.

O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de 'Suspiros Poéticos e Saudades', de Gonçalves de Magalhães. No entanto, originou-se mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do Século XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o Século XIX.
Com base no exposto, analise as seguintes sentenças:
I- O Romantismo teve como característica a liberdade na forma, o individualismo subjetivo e o sentimentalismo.
II- A poesia romântica apresenta-se de maneira complexa, presa a modelos e regras.
III- O Romantismo teve a preocupação exagerada do rebuscamento das ideias e da forma.
IV- Os escritores românticos despreocuparam-se com a língua falada e procuraram obedecer a uma sintaxe lusitana.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de 'Suspiros Poéticos e Saudades', de Gonçalves de Magalhães. Entretanto, originou-se mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do Século XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o Século XIX.
Sobre o Romantismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É possível perceber o espiritualismo contra o idealismo absoluto, exaltando o sentimento, a fantasia, o desejo de conhecer mais e responder às vibrações da sensibilidade humana.
( ) Uma característica é o individualismo. A partir da afirmação do 'eu', o homem passa a ser exaltado em suas particularidades.
( ) Uma característica é a melancolia, a insegurança, a nostalgia de algo distante, a solidão e o sofrimento.
( ) A sintaxe é obscura. Aparece o uso da hipérbole e da metáfora e das frases inversas.
A V - F - F - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - V - F.

Sobre o fragmento apresentado, é correto afirmar que:
“O pregar há de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras.”
A A temática religiosa e o jogo de antíteses, presentes nesse fragmento dissertativo, identificam seu estilo barroco conceptista.
B A temática religiosa, pertencente ao Trovadorismo, estilo de época da Idade Média, está presente.
C A linguagem simples na construção dos efeitos sintéticos desse fragmento caracteriza um estilo próprio dos poetas árcades.
D A presença de um narrador, associado à linguagem emotiva, permite classificar o fragmento como romântico.

O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de 'Suspiros Poéticos e Saudades', de Gonçalves de Magalhães. No entanto, originou-se mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do Século XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o Século XIX.
Sobre as características do Romantismo, analise as sentenças a seguir:
I- No Romantismo, observamos a presença do idealismo, da religiosidade, da objetividade, do escapismo, de temas pagãos.
II- Há, no Romantismo, o predomínio do sentimento, da liberdade criadora e da subjetividade.
III- O Romantismo é marcado pela objetividade, o predomínio da poesia lírica, o relativismo, a insatisfação.
IV- No Romantismo, a arte é tratada como cópia da natureza, em temas pastoris ou campestres.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D Somente a sentença II está correta.

A literatura dos jesuítas, como o próprio título sugere, foi criada pelos jesuítas e era voltada, principalmente, para o trabalho de catequizar os índios. A serviço da Contrarreforma Católica, os jesuítas logo se fizeram presentes em terras brasileiras. Essa presença foi marcada não somente pelo trabalho de aculturação indígena, mas também através da produção literária, constituída de poesias de fundamentação religiosa, intelectual, despojada, simples, com vocabulário fácil e ingênuo.
Sobre a literatura jesuítica, analise as afirmativas a seguir:
I- Entre outros missionários, a literatura de Anchieta serviu como instrumento para a conversão e a expansão da fé cristã. Sendo assim, o colonizador impôs a celebração e o respeito a sua religião, aos valores morais e estéticos, bem como o predomínio da sua língua.
II- As manifestações culturais praticadas pelos nativos foram valorizadas, como foi o caso do culto aos mortos com seus cantos e danças.
III- Com seus autos, Anchieta desempenhou importante função de catequizar e, por isso mesmo, ensinar. Os missionários percebiam no teatro um poderoso aliado para, gradativamente, incutir nos nativos as verdades cristãs.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

Este fragmento nos permite observar que, na carta, o escrivão relata assuntos que faziam menção:
“Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos. Porém, a terra em si é de muitos bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é grandiosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem”.
A À propagação de ideias nacionalistas.
B Aos interesses mercantis e comerciais dos colonizadores.
C À exaltação dos donatários das capitanias hereditárias.
D À intenção catequética.

Tanto na Idade Média quanto no período renascentista, o homem apresentava concepções com relação às ideias que circulavam. Quando falamos em Idade Média, é quase impossível não se lembrar daquela antiga definição que costuma designar esse período histórico como sendo a 'idade das trevas'. No período compreendido como Renascimento, confluíram vários elementos da cultura cristã florescida na Idade Média.
Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Período medieval.
II- Período renascentista.
( ) Foi um movimento intelectual com forte aversão ao princípio da autoridade. Pregava a pesquisa, a observação e a crítica.
( ) Os fenômenos naturais ou acontecimentos estariam atrelados a uma explicação originada nos desígnios divinos, sendo que o pensamento teocêntrico obtinha maior força, e o poder advinha da Igreja.
( ) Durante esse período, ocorreu a disseminação do humanismo.
( ) O sucesso nos negócios dependia da observação, do raciocínio e do cálculo, e não da intervenção divina.

José Bonifácio foi um estudante brilhante. Ele se tornou filósofo, advogado, professor, intelectual, cientista e político durante a sua vida. Podemos afirmar que José Bonifácio lutou pela liberdade do Brasil e participou ativamente da vida política da Nação, sendo que, em 1789, já formado em direito e filosofia, foi convidado a fazer parte da Academia de Ciências de Lisboa. Graças ao interesse do governo português em formar profissionais em mineralogia, foi um dos escolhidos para percorrer a Europa.
Sobre esse autor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sua poesia expressava somente a realidade de um país que pretendia permanecer dependente de Portugal.
( ) Sua escrita exaltava um sentimento contrário aos ideais de liberdade.
( ) Sua maior preocupação, em suas obras, eram os problemas que assolavam a vida social e política brasileira.
( ) Sua poesia era marcada pelo desprezo dos nativos e da natureza brasileira, bem como pela ignorância dos problemas sociais de sua época.
A V - F - V - F.
B F - F - V - F.
C V - F - F - V.
D V - V - F - F.

“Eu, Marília, não fui nenhum Vaqueiro, /Fui honrado Pastor da tua Aldeia; /Vestia finas lãs e tinha sempre /A minha choça do preciso cheia. /Tiraram-me o casal, e o manso gado [...]”.
Com base na estrofe apresentada, analise as sentenças sobre o Arcadismo:
I- O verso 'Fui honrado Pastor da tua Aldeia' confere à composição um tom realista, característica mais importante do arcadismo.
II- A natureza é o espaço de refúgio para o poeta árcade que busca uma vida simples, bucólica, pastoril.
III- No poema, a mulher, a atividade pastoril e os elementos da natureza aparecem idealizados.
IV- O eu lírico, na estrofe inicial do poema, lamenta o que foi perdido e, ao mesmo tempo, sugere uma vida voltada à natureza.
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

(ENADE, 2011) Iracema voou
A canção de Chico Buarque reproduzida acima mostra que personagens e temas da literatura permanecem presentes em formas e suportes diversos. Nessa perspectiva, como se estabelece a relação entre essa canção e o romance Iracema, de José de Alencar?
A Os temas viagens, natureza e novo mundo, bem como a linguagem, convergentes tanto na canção quanto na obra de Alencar, retratam anseios nacionalistas em criar uma literatura portadora da identidade brasileira.
B Ampliado pelo gênero musical, o texto de Chico Buarque apresenta aspectos culturais semelhantes aos da obra alencariana, relacionados ao projeto de construção da identidade nacional sob a influência do movimento emancipatório iniciado no século XIX.
C Embora a canção reaproveite da obra de Alencar a figura do indígena, exílio e busca pela modernidade, ela o faz em uma perspectiva de desconstrução desses elementos caracterizadores do período.
D A (re)valorização e a fixação da identidade nacional constituem a antítese que fundamenta a escrita da cação, o que explica a negação do passado nacional e artístico revelado por Chico Buarque.

(ENADE, 2011) Para estudar a história literária brasileira, em vez de um critério político, deve-se adotar uma filosofia estética compreendendo-a como um valor literário.
Nas sequências, está destacado um trecho da obra História Concisa da Literatura Brasileira, de Alfredo Bosi. Avalie se tanto o autor quanto o estilo literário indicados correspondem ao que Bosi trata no respectivo trecho:
I- 'Não se trata, aqui, de fechar os olhos aos evidentes defeitos de fatura que mancham a prosa do romancista: repetições abusivas, incerteza na concepção de protagonistas, uso convencional da linguagem...; trata-se de compreender o nexo de intenção e forma que os seus romances lograram estabelecer quando atingiram o social médio pelo psicológico médio (...)' Érico Veríssimo, Pré-Modernismo.
II- 'Sempre se salva no foro íntimo, a dignidade última dos protagonistas, que se redimem as transações vis repondo de pré-herói e heroína. Daí os enredos valerem como documento apenas indireto de um estado de coisas, no caso, o tomar corpo de uma estética burguesa e 'realista' das conveniências durante o Segundo Império.' José de Alencar. Romantismo.
III- 'Teve mão de artista bastante leve para não se perder nos determinismos de raça ou de sangue que presidiram aos enredos e estofariam as digressões dos naturalistas de estreita observância [...]' Adolfo Caminha. Naturalismo.
IV- 'O seu equilíbrio não era o gotheano - dos fortes e dos felizes, destinados a compor hinos de glória à natureza e ao tempo; mas o dos homens que, sensíveis à mesquinhez humana e à sorte precária do indivíduo, aceitam por fim uma e outra como herança inalienável, e fazem delas alimento de sua reflexão cotidiana.' Machado de Assis. Realismo.
A I e II.
B I, III e IV.
C I e III.
D II e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Existe um universo extenso quando se trata dos múltiplos recursos presentes na linguagem literária, sobretudo em se tratando da poética. Assim, falar sobre ela significa, de forma específica, fazer referência aos poemas que possuem características singulares, como ritmo, métrica, rima, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA que expressa o tipo de poema que se constitui de uma quadra que se repete ao fim de oitavas ou de duas quadras, ou seja, apresenta uma quadra recorrente:
a) Monólogo.
b) Cultismo.
c) Silogismo.
d) Rondó.

O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de 'Suspiros Poéticos e Saudades', de Gonçalves de Magalhães. No entanto, originou-se mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do Século XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o Século XIX.
Com base no exposto, analise as seguintes sentenças:
I- O Romantismo teve como característica a liberdade na forma, o individualismo subjetivo e o sentimentalismo.
II- A poesia romântica apresenta-se de maneira complexa, presa a modelos e regras.
III- O Romantismo teve a preocupação exagerada do rebuscamento das ideias e da forma.
IV- Os escritores românticos despreocuparam-se com a língua falada e procuraram obedecer a uma sintaxe lusitana.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de 'Suspiros Poéticos e Saudades', de Gonçalves de Magalhães. Entretanto, originou-se mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do Século XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o Século XIX.
Sobre o Romantismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É possível perceber o espiritualismo contra o idealismo absoluto, exaltando o sentimento, a fantasia, o desejo de conhecer mais e responder às vibrações da sensibilidade humana.
( ) Uma característica é o individualismo. A partir da afirmação do 'eu', o homem passa a ser exaltado em suas particularidades.
( ) Uma característica é a melancolia, a insegurança, a nostalgia de algo distante, a solidão e o sofrimento.
( ) A sintaxe é obscura. Aparece o uso da hipérbole e da metáfora e das frases inversas.
A V - F - F - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - V - F.

Sobre o fragmento apresentado, é correto afirmar que:
“O pregar há de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras.”
A A temática religiosa e o jogo de antíteses, presentes nesse fragmento dissertativo, identificam seu estilo barroco conceptista.
B A temática religiosa, pertencente ao Trovadorismo, estilo de época da Idade Média, está presente.
C A linguagem simples na construção dos efeitos sintéticos desse fragmento caracteriza um estilo próprio dos poetas árcades.
D A presença de um narrador, associado à linguagem emotiva, permite classificar o fragmento como romântico.

O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de 'Suspiros Poéticos e Saudades', de Gonçalves de Magalhães. No entanto, originou-se mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do Século XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o Século XIX.
Sobre as características do Romantismo, analise as sentenças a seguir:
I- No Romantismo, observamos a presença do idealismo, da religiosidade, da objetividade, do escapismo, de temas pagãos.
II- Há, no Romantismo, o predomínio do sentimento, da liberdade criadora e da subjetividade.
III- O Romantismo é marcado pela objetividade, o predomínio da poesia lírica, o relativismo, a insatisfação.
IV- No Romantismo, a arte é tratada como cópia da natureza, em temas pastoris ou campestres.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D Somente a sentença II está correta.

A literatura dos jesuítas, como o próprio título sugere, foi criada pelos jesuítas e era voltada, principalmente, para o trabalho de catequizar os índios. A serviço da Contrarreforma Católica, os jesuítas logo se fizeram presentes em terras brasileiras. Essa presença foi marcada não somente pelo trabalho de aculturação indígena, mas também através da produção literária, constituída de poesias de fundamentação religiosa, intelectual, despojada, simples, com vocabulário fácil e ingênuo.
Sobre a literatura jesuítica, analise as afirmativas a seguir:
I- Entre outros missionários, a literatura de Anchieta serviu como instrumento para a conversão e a expansão da fé cristã. Sendo assim, o colonizador impôs a celebração e o respeito a sua religião, aos valores morais e estéticos, bem como o predomínio da sua língua.
II- As manifestações culturais praticadas pelos nativos foram valorizadas, como foi o caso do culto aos mortos com seus cantos e danças.
III- Com seus autos, Anchieta desempenhou importante função de catequizar e, por isso mesmo, ensinar. Os missionários percebiam no teatro um poderoso aliado para, gradativamente, incutir nos nativos as verdades cristãs.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

Este fragmento nos permite observar que, na carta, o escrivão relata assuntos que faziam menção:
“Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos. Porém, a terra em si é de muitos bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é grandiosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem”.
A À propagação de ideias nacionalistas.
B Aos interesses mercantis e comerciais dos colonizadores.
C À exaltação dos donatários das capitanias hereditárias.
D À intenção catequética.

Tanto na Idade Média quanto no período renascentista, o homem apresentava concepções com relação às ideias que circulavam. Quando falamos em Idade Média, é quase impossível não se lembrar daquela antiga definição que costuma designar esse período histórico como sendo a 'idade das trevas'. No período compreendido como Renascimento, confluíram vários elementos da cultura cristã florescida na Idade Média.
Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Período medieval.
II- Período renascentista.
( ) Foi um movimento intelectual com forte aversão ao princípio da autoridade. Pregava a pesquisa, a observação e a crítica.
( ) Os fenômenos naturais ou acontecimentos estariam atrelados a uma explicação originada nos desígnios divinos, sendo que o pensamento teocêntrico obtinha maior força, e o poder advinha da Igreja.
( ) Durante esse período, ocorreu a disseminação do humanismo.
( ) O sucesso nos negócios dependia da observação, do raciocínio e do cálculo, e não da intervenção divina.

José Bonifácio foi um estudante brilhante. Ele se tornou filósofo, advogado, professor, intelectual, cientista e político durante a sua vida. Podemos afirmar que José Bonifácio lutou pela liberdade do Brasil e participou ativamente da vida política da Nação, sendo que, em 1789, já formado em direito e filosofia, foi convidado a fazer parte da Academia de Ciências de Lisboa. Graças ao interesse do governo português em formar profissionais em mineralogia, foi um dos escolhidos para percorrer a Europa.
Sobre esse autor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sua poesia expressava somente a realidade de um país que pretendia permanecer dependente de Portugal.
( ) Sua escrita exaltava um sentimento contrário aos ideais de liberdade.
( ) Sua maior preocupação, em suas obras, eram os problemas que assolavam a vida social e política brasileira.
( ) Sua poesia era marcada pelo desprezo dos nativos e da natureza brasileira, bem como pela ignorância dos problemas sociais de sua época.
A V - F - V - F.
B F - F - V - F.
C V - F - F - V.
D V - V - F - F.

“Eu, Marília, não fui nenhum Vaqueiro, /Fui honrado Pastor da tua Aldeia; /Vestia finas lãs e tinha sempre /A minha choça do preciso cheia. /Tiraram-me o casal, e o manso gado [...]”.
Com base na estrofe apresentada, analise as sentenças sobre o Arcadismo:
I- O verso 'Fui honrado Pastor da tua Aldeia' confere à composição um tom realista, característica mais importante do arcadismo.
II- A natureza é o espaço de refúgio para o poeta árcade que busca uma vida simples, bucólica, pastoril.
III- No poema, a mulher, a atividade pastoril e os elementos da natureza aparecem idealizados.
IV- O eu lírico, na estrofe inicial do poema, lamenta o que foi perdido e, ao mesmo tempo, sugere uma vida voltada à natureza.
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

(ENADE, 2011) Iracema voou
A canção de Chico Buarque reproduzida acima mostra que personagens e temas da literatura permanecem presentes em formas e suportes diversos. Nessa perspectiva, como se estabelece a relação entre essa canção e o romance Iracema, de José de Alencar?
A Os temas viagens, natureza e novo mundo, bem como a linguagem, convergentes tanto na canção quanto na obra de Alencar, retratam anseios nacionalistas em criar uma literatura portadora da identidade brasileira.
B Ampliado pelo gênero musical, o texto de Chico Buarque apresenta aspectos culturais semelhantes aos da obra alencariana, relacionados ao projeto de construção da identidade nacional sob a influência do movimento emancipatório iniciado no século XIX.
C Embora a canção reaproveite da obra de Alencar a figura do indígena, exílio e busca pela modernidade, ela o faz em uma perspectiva de desconstrução desses elementos caracterizadores do período.
D A (re)valorização e a fixação da identidade nacional constituem a antítese que fundamenta a escrita da cação, o que explica a negação do passado nacional e artístico revelado por Chico Buarque.

(ENADE, 2011) Para estudar a história literária brasileira, em vez de um critério político, deve-se adotar uma filosofia estética compreendendo-a como um valor literário.
Nas sequências, está destacado um trecho da obra História Concisa da Literatura Brasileira, de Alfredo Bosi. Avalie se tanto o autor quanto o estilo literário indicados correspondem ao que Bosi trata no respectivo trecho:
I- 'Não se trata, aqui, de fechar os olhos aos evidentes defeitos de fatura que mancham a prosa do romancista: repetições abusivas, incerteza na concepção de protagonistas, uso convencional da linguagem...; trata-se de compreender o nexo de intenção e forma que os seus romances lograram estabelecer quando atingiram o social médio pelo psicológico médio (...)' Érico Veríssimo, Pré-Modernismo.
II- 'Sempre se salva no foro íntimo, a dignidade última dos protagonistas, que se redimem as transações vis repondo de pré-herói e heroína. Daí os enredos valerem como documento apenas indireto de um estado de coisas, no caso, o tomar corpo de uma estética burguesa e 'realista' das conveniências durante o Segundo Império.' José de Alencar. Romantismo.
III- 'Teve mão de artista bastante leve para não se perder nos determinismos de raça ou de sangue que presidiram aos enredos e estofariam as digressões dos naturalistas de estreita observância [...]' Adolfo Caminha. Naturalismo.
IV- 'O seu equilíbrio não era o gotheano - dos fortes e dos felizes, destinados a compor hinos de glória à natureza e ao tempo; mas o dos homens que, sensíveis à mesquinhez humana e à sorte precária do indivíduo, aceitam por fim uma e outra como herança inalienável, e fazem delas alimento de sua reflexão cotidiana.' Machado de Assis. Realismo.
A I e II.
B I, III e IV.
C I e III.
D II e IV.

Prévia do material em texto

1Existe um universo extenso quando se trata dos múltiplos recursos presentes na linguagem literária, sobretudo em se tratando da poética. Assim, falar sobre ela significa, de forma específica, fazer referência aos poemas que possuem características singulares, como ritmo, métrica, rima, entre outros. Assinale a alternativa CORRETA que expressa o tipo de poema que se constitui de uma quadra que se repete ao fim de oitavas ou de duas quadras, ou seja, apresenta uma quadra recorrente:
A
Rondó.
B
Cultismo.
C
Silogismo.
D
Monólogo.
2O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades", de Gonçalves de Magalhães. No entanto, originou-se mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do Século XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o Século XIX. Com base no exposto, analise as seguintes sentenças:
I- O Romantismo teve como característica a liberdade na forma, o individualismo subjetivo e o sentimentalismo.
II- A poesia romântica apresenta-se de maneira complexa, presa a modelos e regras.
III- O Romantismo teve a preocupação exagerada do rebuscamento das ideias e da forma.
IV- Os escritores românticos despreocuparam-se com a língua falada e procuraram obedecer a uma sintaxe lusitana.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
Somente a sentença IV está correta.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
3O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades", de Gonçalves de Magalhães. Entretanto, originou-se mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do Século XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o Século XIX. Sobre o Romantismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É possível perceber o espiritualismo contra o idealismo absoluto, exaltando o sentimento, a fantasia, o desejo de conhecer mais e responder às vibrações da sensibilidade humana.
(    ) Uma característica é o individualismo. A partir da afirmação do "eu", o homem passa a ser exaltado em suas particularidades.
(    ) Uma característica é a melancolia, a insegurança, a nostalgia de algo distante, a solidão e o sofrimento.
(    ) A sintaxe é obscura. Aparece o uso da hipérbole e da metáfora e das frases inversas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - F - V - F.
C
F - V - F - V.
D
V - V - V - F.
4“O pregar há de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras.” Sobre o fragmento apresentado, é correto afirmar que:
A
A linguagem simples na construção dos efeitos sintéticos desse fragmento caracteriza um estilo próprio dos poetas árcades.
B
A presença de um narrador, associado à linguagem emotiva, permite classificar o fragmento como romântico.
C
A temática religiosa, pertencente ao Trovadorismo, estilo de época da Idade Média, está presente.
D
A temática religiosa e o jogo de antíteses, presentes nesse fragmento dissertativo, identificam seu estilo barroco conceptista.
5O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades", de Gonçalves de Magalhães. No entanto, originou-se mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do Século XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o Século XIX. Sobre as características do Romantismo, analise as sentenças a seguir:
I- No Romantismo, observamos a presença do idealismo, da religiosidade, da objetividade, do escapismo, de temas pagãos.
II- Há, no Romantismo, o predomínio do sentimento, da liberdade criadora e da subjetividade.
III- O Romantismo é marcado pela objetividade, o predomínio da poesia lírica, o relativismo, a insatisfação.
IV- No Romantismo, a arte é tratada como cópia da natureza, em temas pastoris ou campestres.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
Somente a sentença IV está correta.
D
Somente a sentença II está correta.
6A literatura dos jesuítas, como o próprio título sugere, foi criada pelos jesuítas e era voltada, principalmente, para o trabalho de catequizar os índios. A serviço da Contrarreforma Católica, os jesuítas logo se fizeram presentes em terras brasileiras. Essa presença foi marcada não somente pelo trabalho de aculturação indígena, mas também através da produção literária, constituída de poesias de fundamentação religiosa, intelectual, despojada, simples, com vocabulário fácil e ingênuo. Sobre a literatura jesuítica, analise as afirmativas a seguir:
I- Entre outros missionários, a literatura de Anchieta serviu como instrumento para a conversão e a expansão da fé cristã. Sendo assim, o colonizador impôs a celebração e o respeito a sua religião, aos valores morais e estéticos, bem como o predomínio da sua língua.
II- As manifestações culturais praticadas pelos nativos foram valorizadas, como foi o caso do culto aos mortos com seus cantos e danças.
III- Com seus autos, Anchieta desempenhou importante função de catequizar e, por isso mesmo, ensinar. Os missionários percebiam no teatro um poderoso aliado para, gradativamente, incutir nos nativos as verdades cristãs.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
Somente a afirmativa III está correta.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
7“Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos. Porém, a terra em si é de muitos bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é grandiosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem”.
FONTE: CAMINHA, Pero Vaz. Carta de Pero Vaz de Caminha. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto,
1999.
Este fragmento nos permite observar que, na carta, o escrivão relata assuntos que faziam menção:
A
À exaltação dos donatários das capitanias hereditárias.
B
À intenção catequética.
C
À propagação de ideias nacionalistas.
D
Aos interesses mercantis e comerciais dos colonizadores.
8Tanto na Idade Média quanto no período renascentista, o homem apresentava concepções com relação às ideias que circulavam. Quando falamos em Idade Média, é quase impossível não se lembrar daquela antiga definição que costuma designar esse período histórico como sendo a "idade das trevas". No período compreendido como Renascimento, confluíram vários elementos da cultura cristã florescida na Idade Média. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Período medieval.
II- Período renascentista.
(    ) Foi um movimento intelectual com forte aversão ao princípio da autoridade. Pregava a pesquisa, a observação e a crítica.
(    ) Os fenômenos naturais ou acontecimentos estariam atrelados a uma explicação originada nos desígnios divinos, sendo que o pensamento teocêntrico obtinha maior força, e o poder advinha da Igreja.
(    ) Durante esse período, ocorreu a disseminação do humanismo.
(    ) O sucesso nos negócios dependia da observação, do raciocínio e do cálculo, e não da intervenção divina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - I - I.
B
I - I - I - II.
C
II - I - II - II.
D
I - II - I - II.
9José Bonifácio foi um estudante brilhante. Ele se tornou filósofo, advogado, professor, intelectual, cientista e político durante a sua vida. Podemos afirmar que José Bonifácio lutou pela liberdade do Brasil e participou ativamente da vida política da Nação, sendo que, em 1789, já formado em direito e filosofia, foi convidado a fazer parte da Academia de Ciências de Lisboa. Graças ao interesse do governo português em formar profissionais em mineralogia, foi um dos escolhidos para percorrer a Europa. Sobre esse autor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) Sua poesia expressava somente a realidade de um país que pretendia permanecer dependente de Portugal.
() Sua escrita exaltava um sentimento contrário aos ideais de liberdade.
(    ) Sua maior preocupação, em suas obras, eram os problemas que assolavam a vida social e política brasileira.
(    ) Sua poesia era marcada pelo desprezo dos nativos e da natureza brasileira, bem como pela ignorância dos problemas sociais de sua época.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - F - V - F.
C
V - F - F - V.
D
V - V - F - F.
10"Eu, Marília, não fui nenhum Vaqueiro, /Fui honrado Pastor da tua Aldeia; /Vestia finas lãs e tinha sempre /A minha choça do preciso cheia. /Tiraram-me o casal, e o manso gado [...]".  
Com base na estrofe apresentada, analise as sentenças sobre o Arcadismo:
I- O verso "Fui honrado Pastor da tua Aldeia" confere à composição um tom realista, característica mais importante do arcadismo.
II- A natureza é o espaço de refúgio para o poeta árcade que busca uma vida simples, bucólica, pastoril.
III- No poema, a mulher, a atividade pastoril e os elementos da natureza aparecem idealizados.
IV- O eu lírico, na estrofe inicial do poema, lamenta o que foi perdido e, ao mesmo tempo, sugere uma vida voltada à natureza.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GONZAGA, Tomás Antonio. In: PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na Literatura. São Paulo: Ática, 1978, p. 87.
A
Somente a sentença IV está correta.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
11(ENADE, 2011)
Iracema voou
Iracema voou
Pra a América
Leva roupa de lã
E anda lépida
Vê um filme de quando em vez
Não domina o idioma inglês
Lava chão numa casa de chá
Tem saído ao luar
Com um mímico
Ambiciona estudar
Canto lírico
Não dá mole pra polícia
Se puder, vai ficando por lá
Tem saudade do Ceará
Mas não muita
Uns dias, afoita
Me liga a cobrar:
- É Iracema da América
FONTE: BUARQUE, C. 1998. Disponível em: . Acesso em: 11. ago. 2011.
A canção de Chico Buarque reproduzida acima mostra que personagens e temas da literatura permanecem presentes em formas e suportes diversos. Nessa perspectiva, como se estabelece a relação entre essa canção e o romance Iracema, de José de Alencar?
A
Os temas viagens, natureza e novo mundo, bem como a linguagem, convergentes tanto na canção quanto na obra de Alencar, retratam anseios nacionalistas em criar uma literatura portadora da identidade brasileira.
B
Ampliado pelo gênero musical, o texto de Chico Buarque apresenta aspectos culturais semelhantes aos da obra alencariana, relacionados ao projeto de construção da identidade nacional sob a influência do movimento emancipatório iniciado no século XIX.
C
Embora a canção reaproveite da obra de Alencar a figura do indígena, exílio e busca pela modernidade, ela o faz em uma perspectiva de desconstrução desses elementos caracterizadores do período.
D
A (re)valorização e a fixação da identidade nacional constituem a antítese que fundamenta a escrita da cação, o que explica a negação do passado nacional e artístico revelado por Chico Buarque.
12(ENADE, 2011) Para estudar a história literária brasileira, em vez de um critério político, deve-se adotar uma filosofia estética compreendendo-a como um valor literário. Para tal, a periodização correspondente é de natureza estilística, isto é, em lugar da divisão em períodos cronológicos ou políticos, a ordenação por estilos.
COUTINHO, A. (Org.) Literatura brasileira (Introdução). In: A literatura no Brasil: Introdução geral. 6. ed. São paulo: Global, 2003, v. 1. p. 132.
Nas sequências, está destacado um trecho da obra História Concisa da Literatura Brasileira, de Alfredo Bosi. Avalie se tanto o autor quanto o estilo literário indicados correspondem ao que Bosi trata no respectivo trecho:
I- "Não se trata, aqui, de fechar os olhos aos evidentes defeitos de fatura que mancham a prosa do romancista: repetições abusivas, incerteza na concepção de protagonistas, uso convencional da linguagem...; trata-se de compreender o nexo de intenção e forma que os seus romances lograram estabelecer quando atingiram o social médio pelo psicológico médio (...)" Érico Veríssimo, Pré-Modernismo.
II- "Sempre se salva no foro íntimo, a dignidade última dos protagonistas, que se redimem as transações vis repondo de pré-herói e heroína. Daí os enredos valerem como documento apenas indireto de um estado de coisas, no caso, o tomar corpo de uma estética burguesa e 'realista' das conveniências durante o Segundo Império." José de Alencar. Romantismo.
III- "Teve mão de artista bastante leve para não se perder nos determinismos de raça ou de sangue que presidiram aos enredos e estofariam as digressões dos naturalistas de estreita observância [...]" Adolfo Caminha. Naturalismo.
IV- "O seu equilíbrio não era o gotheano - dos fortes e dos felizes, destinados a compor hinos de glória à natureza e ao tempo; mas o dos homens que, sensíveis à mesquinhez humana e à sorte precária do indivíduo, aceitam por fim uma e outra como herança inalienável, e fazem delas alimento de sua reflexão cotidiana." Machado de Assis. Realismo.
São corretas apenas as correspondências feitas em:
A
I e II.
B
I, III e IV.
C
I e III.
D
II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina