Buscar

portfolio 06 Estrutura da edu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
POLO BARROSO
LICENCIATURA EM HISTÓRIA 
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO 
PORTFÓLIO - AULA 06
Débora Ester Leandro
BARROSO
2021
 
 PROPOSTAS PARA AS METAS DA PNE
Com o objetivo de atingir as metas 10, 11 e 12 é importante refletir e planejar ações viáveis para o setor da educação, nesse sentido poderemos trabalhar da seguinte forma:
META 10 - Atualmente sabemos que o EJA vem sofrendo evasão por parte dos alunos, e para que consigamos obter bons resultados na meta 10 é preciso refletir como iremos oferecer 25% de matrículas de forma integrada à educação profissional. Uma das alternativas seria aumentar o número de escolas que oferecessem essa modalidade de ensino no período noturno, e além disso seria importante melhorar a qualidade do EJA incorporando em seu currículo atividades voltadas para o âmbito cultural e social, como oficinas e cursos profissionalizantes. Dessa forma seria possível ofertar 25 % das matrículas e evitar a desistência dos alunos. 
META 11- O Ensino Médio integrado é uma ótima opção e já faz parte da realidade dos Institutos Federais. Nessa perspectiva, seria interessante implementar cursos técnicos em todas escolas públicas e particulares juntamente com o ensino médio para atingir a meta 11. No entanto será necessário realizar um estudo de viabilidade de cada região para a oferta, tendo como aliado as Secretarias de Educação Regional e Municipal.
META 12 - Para aumentar as taxas da Educação Superior seria interessante estimular a modalidade EAD também nas faculdades públicas, com a criação de polos em pequenas cidades. Hoje existem poucas universidades estaduais e federais que investem na modalidade. Outro fator importante é aumentar o número de vagas no programa FIES, gerando mais possibilidades para as pessoas se inserirem no ensino superior. Vale ressaltar que é necessário investir em cursos tecnológicos, com aulas práticas voltadas para o mercado de trabalho, uma vez que atraem um maior público. 
Portanto, para que tais metas tenham sucesso é preciso planejar e trabalhar em conjunto com as necessidades da população. Pois quando não há um bom planejamento das ações existe uma grande possibilidade de falhar. Diante disso precisamos focar na qualificação de todos, promovendo a equidade.

Continue navegando