Buscar

Diabetes Mellitus: Tipos, Causas e Complicações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diabetes Mellitus é uma doença comum, caracterizada pela elevação da glicose no sangue(hiperglicemia). No corpo humano, a insulina possui a função metabolizar a glicose para produção de energia. Ela é produzida pelo pâncreas.
A glicose é um monossacarídeo que provem da quebra dos carboidratos. Ela chega na corrente sanguínea e depende da insulina para conseguir entrar dentro das células e participar do processo de produção da energia, juntamente com o oxigênio, dentro de uma organela celular denominada mitocôndria.
Existem alguns tipos de diabetes, mas são utilizadas duas grandes classificações, sendo elas: Diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. 
O diabetes mellitus tipo 1 (DM 1) acontece devido à destruição das células produtoras de insulina no pâncreas, as chamadas células beta. Geralmente, essa destruição acontece devido à ação do próprio sistema imunológico, que produz anticorpos contra essas células, o que caracteriza um problema de natureza autoimune. No DM 1 pode levar à deficiência absoluta de insulina no paciente. Esse tipo corresponde a 5 a 10% dos indivíduos com a doença e, geralmente, surge na infância e adolescência.
A diabetes tipo 2, mais frequente em pessoas mais velhas e associada com aumento de peso e obesidade, é a mais comum, sendo uma condição frequente na população brasileira. Nesse caso a insulina é produzida pelas células beta pancreáticas, porém, sua ação está dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica. A diabetes tipo 2 tem uma associação com fatores hereditários, quem tem histórico familiar da doença pode ter uma maior predisposição para desenvolve-la.
Existe ainda a diabetes gestacional, que ocorre durante a gestação. Nesses casos, a doença pode ser transitória e terminar ao final da gravidez.
Complicações e órgãos afetados
O diabetes é uma doença que se não for tratada pode evoluir para complicações graves. Como complicações do diabetes temos a doença renal, neuropatia periférica (danos aos nervos periféricos), problemas oculares e problemas de pele.
Entre essas complicações, destaca-se o comprometimento dos rins. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o diabetes mellitus é uma das maiores causas de doença renal com necessidade de realizar diálise. Ainda de acordo com informações dessa Sociedade, cerca de 25% das pessoas com diabetes tipo I e 5 a 10% dos portadores do diabetes tipo II desenvolve insuficiência renal.

Continue navegando