Buscar

At1 dificuldades de aprendizagem pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Existem diferenças entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem, é de fundamental importância que o educador saiba diferenciar transtorno e dificuldade de aprendizagem para que esse aluno possa ter uma intervenção adequada e o professor possa fazer um planejamento que englobe as necessidades desse aluno. 
As dificuldades de aprendizagem podem trazer fatores intrínsecos e extrínsecos. A perspectiva intrínseca tem como causas danos cerebrais alterações maturacionais e inabilidade em alguns processos, essas causas trazem como sintomas dificuldades na aprendizagem e está relacionada a alguns transtornos de aprendizagem como: dislexia, disgrafia, discalculia dentre outros, tem relação com fenômeno neurobiológico e necessita de intervenções multidisciplinares. Já na abordagem extrínseca as causas das dificuldades de aprendizagem são de origens ambientais que envolvem fatores culturais, pedagógicos e sociofamiliares e tem como consequências fracasso escolar, desinteresse e, hiperatividade ou hipoatividade. De acordo com SEABRA 2020
 (...)o diagnóstico de uma criança que possa ter algum tipo de transtorno/ distúrbio de aprendizagem pode levar algum tempo devido a necessidade de avaliação por muitos especialistas e o alcance de um consenso entre eles, pois muitos transtornos que não se referem à aprendizagem podem apresentar um quadro de sintomas muito parecidos (SEABRA 2020,p.10)
A persistência de sintomas pode implicar em um transtorno de aprendizagem, que necessitará de um olhar mais específico e um direcionamento para uma equipe multidisciplinar que resultará em um diagnóstico diferencial e um acompanhamento adequado suprindo as necessidades dessas crianças.
REFERÊNCIAS
SEABRA, Magno Alexon Bezerra. DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: aspectos teóricos, metodológicos e educacionais. Curitiba, Pr: Bagai, 2020.

Outros materiais