Buscar

Atividade psi organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia Organizacional e do Trabalho I
Profa Monica Queiroz 
Atividade prática
Afinal, a psicologia organizacional e do trabalho tem relação com a vida das pessoas?
Você está em uma roda de amigos, estudantes universitários de diversas áreas, e começam a falar sobre as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, em relação ao trabalho, como insatisfação com a remuneração, conflitos com os colegas e problemas com o “chefe”. Em certo momento, alguém te questiona: “você, que é estudante de psicologia, acha que seus estudos vão te preparar para ajudar a solucionar esses problemas?”. Nessa situação, como você se posicionaria?
Sim, meus estudos vão ajudar a compreender as variáveis que podem influenciar a relação do trabalhador com as organizações, Possibilitando que identifique os problemas, elaborar projetos que atendam as necessidades que precisam ser atendidas individuais e coletivas, quais as competências, habilidades técnicas, emocionais e comportamentais necessárias para que ele desempenhe um bom trabalho, melhorar a comunicação a qualidade de vida, fortalecendo a cultura organizacional e realizando a manutenção de um ambiente mais saudável.
Mostrando para a organização , que é necessário que os funcionários estejam engajados para que a empresa possa colher os frutos
Deste modo, a psicologia do trabalho vai atuar através de medidas preventivas de saúde e segurança, ergonomia, na melhoria das relações interpessoais do trabalhador.
E a psicologia organizacional busca aperfeiçoar o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização, em benefício da empresa.
Sabe se, que a saúde de uma pessoa abrange aspectos biopsicossociais, ou seja, sua saúde física, mental e as suas relações com o meio e as outras pessoas, desta forma, o psicólogo vai considerar as condições do ambiente de trabalho que possam afetar o grupo de trabalhadores , como por exemplo o ambiente atende as exigências sanitárias e epidemiológicas? Possui equipamento adequado? Qual a qualidade do local de trabalho? ocorre exigência excessiva dos funcionários? falta de reconhecimento? salários baixos? pressão por resultados e prazos impossíveis ? sofre bullying dentro da empresa? Assedio sexual ou moral ?
Cada pessoa reage de forma diferente em relação as situações, diante disso, o psicólogo tem não apenas o olhar para a equipe, mas também cada trabalhador percebe o trabalho?, nem sempre o ambiente vai afetar a todos da mesma forma, pois muitas vezes, casos onde ocorrem algum tipo de violência ou abusos psicológicos , podem passar despercebidos por quem pratica e quem sofre, por não se darem conta da relação toxica estabelecida, e também pelos outros colegas, dificultando a identificação e diagnostico dos sintomas. 
a importância de estabelecer espaços de conversa entre lideres e trabalhadores, onde todos tenham voz ativa, a integração da equipe,
 E também aspectos pessoais que possam gerar adoecimento e sofrimento pro sujeito, por exemplo, como é o grau de cobrança do próprio trabalhador sobre si mesmo? Ele sofre pressão ou cobrança de amigos e familiares? 
Esses pensamentos podem estar gerando sentimento de culpa, frustrações, ansiedade, estresse, desmotivação, depressão, insônia, sintomas físicos como dor de cabeça, coluna, etc..
Depressão e ansiedade são a segunda maior causa de adoecimento relacionado ao trabalho no Brasil – perdem apenas para os casos de LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteo Muscular Relacionado ao Trabalho).
Mesmo para o primeiro caso em que as pessoas são afastadas por esforço repetitivo, podemos observar a importância do psicólogo
Reuniões e dinâmicas em grupo
Para manter o bem-estar no trabalho, muitas empresas estão investimento no fortalecimento do sentimento de equipe.
Para isso, recorrem a reuniões e dinâmicas em grupos que podem ser semanais ou mensais. Esse método consiste em um momento descontraído durante o expediente, que pode abordar assuntos pertinentes ao trabalho ou outros.
Essas reuniões e dinâmicas são importantes para tirar a tensão do dia a dia. Além disso, permite que os colaboradores tenham contato entre si, sem que o intuito seja o trabalho.
Benefícios, descanso e contratação acertada
De acordo com o ranking 2018 do site Universum, o google é uma das melhores empresas para se trabalhar. Entretanto, a fama de um ambiente de trabalho lúdico e agradável não é recente. Com dois escritórios no Brasil, em Belo Horizonte (MG) e em São Paulo (SP), a empresa se preocupa com os funcionários desde a seleção, que é rígida para encontrar perfis com os mesmos valores da empresa: profissionais que possuam habilidades em solução problemas, trabalho em equipe, comunicação, iniciativa, integridade e ética.
Apesar de considerarem contratação de talentos uma questão estratégica, acreditam que os benefícios têm um papel importante nesse processo. Além de planos de saúde, odontológico, seguro de vida e previdência, a empresa oferece café da manhã, almoço e lanche da tarde, além das Micro-kitchens, onde os Googlers podem pegar lanches, frutas, etc., de forma gratuita. Academias também são disponibilizadas. Até o fim do ano, o Centro de Engenharia em Belo Horizonte irá disponibilizar 50 novas vagas.
O trabalho do psicólogo organizacional se estende para além da lógica de produção, mas sim, caminha na direção da humanização e de apresentar medidas que possam promover qualidade de vida e bem-estar no trabalho.
Melhores relações com colegas e administradores e isso gera um maior desempenho individual. Devido ao melhor tratamento dos gerentes em relação aos seus subordinados.
Participação dos trabalhadores aos grupos sociais.
O psicólogo tbm atua no
Recrutamento e seleção: otimização de métodos para encontrar os melhores profissionais.
Análise de cargos e salários: revisão regular e atenta dos níveis dos colaboradores.
Aplicação de testes comportamentais (Coaching Assessment): avaliação periódica para mapear os colaboradores.
Avaliação de desempenho e performance: esse sistema de feedback deve ser aplicado obrigatoriamente e com períodos determinados. Eles devem conter a autoavaliação, avaliação da gestão, da área e da empresa, além de traçar objetivos e planos para o futuro profissional do colaborador.
Gestão do clima organizacional: com a aplicação de pesquisas de avaliação de clima com objetivo de mensurar a satisfação para a elaboração de estratégias, promovendo a colaboração e a melhora entre os colaboradores
Resolução de problemas e conflitos entre profissionais: entender o que está acontecendo e encontrar a melhor maneira de resolver.
Planejamento de carreira: organização de uma estrutura de crescimento da empresa, das áreas e cada funcionário delas. Com isso, será mais fácil fazer a retenção de talentos.
Promover qualidade de vida no trabalho: ações que visam a harmonia entre pessoas e o bem-estar das equipes, contribuem para estimular um convívio agradável e saudável.
Se a sua empresa ainda não promove nenhuma das ações acima é a hora de conversar com o seu gestor. Pode ser que essa conversa seja o ponto de partida para começar um projeto de Psicologia Organizacional no local em que você trabalha. E se o local em que você presta serviços já tem ações como essa, análise para avaliar o que poderia ou pode ser melhorado.
Faça suas anotações e traga na próxima aula (23/08)
A teoria clássica da administração caracteriza se por dar ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. da eficiência das organização. A A C se dava pela racionalização do trabalho operário e do somatório das eficiências individuais enquanto a clássica, partia do todo organizacional para garantir a eficiência.
A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS MOSTRA QUE A RELAÇÃO INTERPESSOAL TAMBÉM INFLUENCIA NA PRODUTIVIDADE.
Com o objetivo de conhecer melhor o perfil comportamental de seus colaboradores, em 1927, os donos da fábrica Western Electric Company, localizada no bairro Hawthorne, situado na cidade de Detroit, nos Estados Unidos;  contrataram dois professores, da Escola de Negócios deHarvard, para conduzir alguns experimentos com seus trabalhadores. Para isso, foram chamados: Elton Mayo, psicólogo australiano, especializado em transtornos psicológicos e Fritz Roethlisberger, um famoso cientista social.
Durantes seis anos os especialistas realizaram diversas experiências com os trabalhadores da fábrica de telefones, avaliando sua produtividade e satisfação. Por meio de testes que avaliaram como reagiam as alterações: na iluminação do ambiente, no local de trabalho, na carga horária diária, nas datas dos pagamentos e aos intervalos de descanso, por exemplo, os professores obtiveram grandes resultados e constatações surpreendentes.
Ao contrário do que defendia a Administração Clássica, os pesquisadores descobriram que os profissionais eram motivados não por questões fisiológicas, mas sim psicológicas, ou seja, o que definia o grau de competência e eficiência do funcionário, no trabalho, era sua habilidade social e, não, sua capacidade física de executar as tarefas dentro de um determinado tempo.
Com isso, Mayo e Fritz concluíram que, nas empresas, os indivíduos se apoiam no comportamento do grupo e, que este, é, portanto, um dos maiores influenciadores em seus resultados. Em outras palavras, para conquistar autorrealização no trabalho, os colaboradores precisam sentir que são reconhecidos pelos demais membros do grupo, que são aprovados socialmente, que pertencem àquele lugar e, especialmente, que são realmente importantes para a organização.

Continue navegando