Buscar

Atividade de Pesquisa(4) legislação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Legislação Ambiental Brasileira
 
- CT
Aluno
 
(a):
 
JUNIO VIEIRA BARBOSA
Data: 
30
 /
11
/
2021
Ativ
i
dade de Pesquisa
NOTA:
 
INSTRUÇÕES
:
Esta Atividade
 
contém 
uma pesquisa bibliográfica, 
totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave 
o arquivo com o nome 
da Disciplina, 
Atividade
 
07
 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
).
Realizar uma pesquisa Bibliogáfica das Resoluções CONAMA e exemplifique em no máximo 05 (cinco) linhas o que entederam sobre a importância de conhecer sobre as resoluções.
As resoluções pesquisadas são:
1) CONAMA nº 01/86
Explique o que são Estudos Ambientais e quais a resolução trata.
Estudos Ambientais são todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localizaçã, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.
2) CONAMA nº 237/1997
Detalhe os tipos de licenciamento e seus prazos conforme a resolução.
Licença Prévia (LP) – é concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos a serem atendidos nas próximas fases;
Licença de Instalação (LI) – autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental;
Licença de Operação (LO) – autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental.
Licença Prévia (LP) – não superior a 5 anos.
Lincença de Instalação (LI) – não superior a 6 anos;
Licença de Operação (LO) – No mínimo 4 anos e no máximo 10 anos. 
3) CONAMA nº 275/2001
Detalhe as cores e seus respectivos resíduos.
AZUL- PAPEL/PAPELÃO;
VERMELHO – plástico;
VERDE – vidro;
AMARELO – metal;
PRETO – madeira; 
LARANJA – resíduos perigosos;
BRANCO – resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
ROXO – resíduos radiotivos;
MARROM – resíduos orgânicos;
CINZA – resíduos geral não reciclável ou misturados, contaminados não possível de separação.
4) CONAMA nº 357/2005
Detalhe a classificação dos corpos hídricos.
Art. 3 – As águas doces, salobras e salinas do Território Nacional são classificadas, segundo a qualidade requerida para os seus usos prepoderantes, em treze classes de qualidade. Parágrafo único. As águas de melhor qualidade podem ser reaproveitadas em uso menos exigente, desde que este não prejudique a qualidade da água, atendidos outros requisitos pertinentes.
5) Pesquise e conceitue pelo menos 10 princípios do direito ambiental.
Pricípios do Direito Ambiental - Para efetivar a proteção do meio ambiente, o Direito Ambiental lança mão de vários princípios, os quais estão espalhados em diversas leis. Existem seis deles que são considerados os mais importantes e conhecidos: o princípio da precaução, da prevenção, do poluidor-pagador, da responsabilidade, do equilíbrio e o democratico.
Pricípios da precaução - O princípio da precaução antecede ao princípio da prevenção. Por meio dele, objetiva-se evitar qualquer risco de dano ao meio ambiente. Existem casos, por exemplo, que uma atividade empresarial sabidamente irá causar danos ambientais; nestes, o princípio da prevenção atua.
Princípio da Prevenção - Embora gere dúvidas quando comparado à precaução, o princípio da prevenção é aplicado em momentos distintos. A ideia de prevenção está ligada à ideia de cautela e de ações que devem ser tomadas para se evitar a ocorrência de danos, em casos em que este é sabido e previsível. De modo geral, todo dano ambiental é considerado irreversível, de difícil ou impossível reparação, e isso demonstra a importância da prevenção para que seja possível evitá-los.
Princípio do poluidor –pagador - O princípio do poluidor-pagador possui caráter preventivo. Sua função é atribuir ao poluidor ou condutor de atividade econômica potencialmente poluidora os custos decorrentes da prevenção da poluição e os de reparação de danos ambientais não evitados. Assim, cabe ao poluidor a responsabilidade material e financeira pela proteção ambiental, a qual deve ser satisfeita por meio de prevenção, eliminação ou compensação financeira de degradação ambiental.
Princípio da responsabilidade - O princípio da responsabilidade está estritamente vinculado ao princípio do poluidor-pagador. Ele define que, ocorrendo dano ambiental, aquele que o causar será responsável pela reparação do mesmo, tendo a obrigação legal de fazê-lo. Esse princípio está previsto na Constituição Federal e busca atribuir responsabilidades civis, administrativas e penais à pessoas físicas ou jurídicas que realizem condutas lesivas ao meio ambiente.
Princípio do equilibrio - O princípio do equilíbrio diz respeito à necessidade de se prever as consequências de ações que intervêm no meio ambiente, a fim de ponderar se elas serão úteis para toda a coletividade, bem como se importarão em danos excessivos ao ecossistema e à vida humana.
Princípio democratico - O princípio democrático está previsto na Constituição Federal e diz respeito ao direito de todos os cidadãos de participar da elaboração de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. Para lançar mão desse direito, as pessoas podem utilizar diversos instrumentos, como o plebiscito, a iniciativa popular, o referendo, o direito de petição, a ação civil pública, entre outros. Por meio dessas ações, os cidadãos podem agir preventivamente, participando da elaboração de leis, e também de forma reativa, quando já houve consolidação de algum dano ambiental, utilizando a ação civil pública, por exemplo.
Função socioambiental da propriedade – as normas ambientais conformam e limitam o exercício do direito de propriedade a fim de preserver o meio ambiente.
Principais leis do Direito Ambiental - Conforme já mencionado, o Direito Ambiental brasileiro não possui um código que contenha todas as disposições legais sobre proteção ambiental. O Direito Ambiental veio se modificando ao longo do tempo, criando novos mecanismos de proteção e defesa, bem como endurecendo as consequências para aqueles que causarem danos ao ecossistema.
Protetor – recebedor - visa dar aquele individuo que reserve o meio além do seu dever ambiental a possibilidade de receber benefícios em razão disso, como inseção de impostos.
6) Pesquise e defina qual a diferença entre o Termo de Compromisso para um Termo de Ajustamento de Conduta.
TAC ou Termo de Ajustamento de Conduta: em casos ambientais, é um documento Utilizado pelos órgãos públicos, em especial pelos ministérios públicos, para o ajuste de Condutas contrárias à lei. Ele é celebrado como forma de OBRIGAR a reparação de um dano ambiental pelo seu responsável.
TCRA ou Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental: é celebrado entre o órgão ambiental e o interessado, que pode ser gerado através de um Auto de Infração, como medida de reparação do dano, ou através de um licenciamento ambiental por executar um empreendimento que venha a necessitar de qualquer tipo de intervenção em recursos ambientais (ex: supressão de vegetação, impermeabilização do solo, lançamento de efluentes, etc) como forma de estabelecer os COMPROMISSOS e as CONDIÇÕES em que esses compromissos compensatórios e/ou mitigatórios deverão ser cumpridos.
A diferença entre um e outro ´r que no temo de compromisso os legitimados são os órgãos integrantes do Sisnama, que são as autarquias, fundações públicas e órgãos da administração pública direta que trabalhem diretamente com a questão Ambiental.
7) Quais os tipos de categoriasde Unidade de Conservação e seus objetivos?
- Unidades de proteção integral, que têm como objetivo preservar a natureza, admitindo apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, exceto nos casos previstos na própria lei.
- Unidades de uso sustentável, que têm como finalidade compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos recursos naturais.
8) Cite um exemplo de UC com as seguintes informações.
Tipo de categoria da UC: 
Nome da UC: Estação Ecológica Serra do Tocantins (TO)
Localização e área de abrangência: Almas, Formosa do Rio Preto, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e Rio da Conceição;
Principais objetivos da UC em questão: Criado com o objetivo de proteger e preservar amostras do ecossistema do cerrado, bem como propiciar o desenvolvimento de pesquisas científicas. É uma das maiores do Brasil e sua área total é de 716.306 hectares
Regulamentação da UC (Se existir):
 (
Atividade
 
de Pesquisa
:
 
Legislação Ambiental Brasileira
)

Continue navegando