Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Exame RESOLVIDA 393_918

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS PROVA
Protocolo: 656801
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS PROVA
Protocolo: 656801
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS PROVA
Protocolo: 656801
Exame
Curso: Tecnologia em Serviços Jurídicos Disciplina: Direito Processual II
Ano: 20212
Semestre: 4
RGM:	393.918
Aluno: Camilly Aparecida Castioni Vivan
PROVA 01
Questão 1
Qual a consequência para as partes que não comparecerem na audiência de conciliação ou de mediação do art. 334 do NCPC?
É necessário o acompanhamento dos advogados? A parte pode constituir alguém para representa-la?
a) O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até 2% da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado. Logo, as partes devem estar acompanhadas por seus advogados ou defensores públicos. Por fim, a parte poderá constituir representante, por meio de procuração específica, com poderes para negociar e transigir. (art. 334, §§§8º e 10º do NCPC).
b) O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até 2% da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida apenas em favor da União. Logo, as partes não precisam estar acompanhadas por seus advogados ou defensores públicos. Por fim, a parte não poderá constituir representante, por meio de procuração específica, com poderes para negociar e transigir. (art. 334, §§§8º e 10º do NCPC).
c) O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até 2% da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida apenas em favor do Estado. Logo, as partes devem estar acompanhadas por seus advogados ou defensores públicos. Por fim, a parte poderá constituir representante, por meio de procuração específica, com poderes para negociar e transigir. (art. 334, §§§8º e 10º do NCPC).
d) O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até 2% da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida apenas em favor da União ou do Estado. Logo, as partes não precisam estar acompanhadas por seus advogados ou defensores públicos. Por fim, a parte poderá constituir representante, por meio de procuração específica, com poderes para negociar e transigir. (art. 334, §§§8º e 10º do NCPC).
Questão 2
SOBRE AS PROVAS NO PROCESSO CIVIL, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
a) Os fatos afirmados pelo autor, principal efeito da revelia, equivale ao reconhecimento da procedência do pedido.
b) O julgamento antecipado é autorizado pelo Código de Processo Civil, somente quando se fizer produção de provas em audiência.
c) Não dependem de prova os fatos: notórios.
d) Não cabe ao juiz, determinar as provas necessárias ao julgamento do mérito.
Questão 3
NO PROCESSO PENAL A DEFESA APRESENTA-SE SOB DOIS ASPECTOS: DEFESA TÉCNICA E AUTODEFESA. HÁ MANIFESTAÇÃO DA AUTODEFESA NOS SEGUINTES ATOS:
a) Defesa preliminar, interrogatório, comparecimento no ato de produção de prova e possibilidade de recurso.
b) Interrogatório, comparecimento no ato de produção de prova e possibilidade de recurso.
c) Interrogatório, comparecimento à audiência de instrução e julgamento e possibilidade de recurso.
d) Defesa preliminar, interrogatório, comparecimento à audiência de instrução e julgamento.
Questão 4
SOBRE O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO INSTITUÍDO PELA LEI 11.419/2006, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
a) Simples atos como peticionamento e digitalização de autos sem a certificação digital são considerados processo eletrônico.
b) Para que seja considerado eletrônico o processo não necessita que seja integralmente digital.
c) Dentre as principais inovações destacam-se as previsões dos artigos 4º, 5º e 6º da lei, ao possibilitar a criação de Diários da Justiça eletrônicos, além de possibilitar a realização de intimações e citações por meio eletrônico. Também o artigo 8º, o qual autorizou os órgãos do Poder Judiciário a desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas.
d) O simples praticar de um ato por meio eletrônico é suficiente para caracterizar o processo eletrônico.
Questão 5
O PEDIDO DO AUTOR DELIMITA A JURISDIÇÃO A SER PRESTADA. O PRINCÍPIO PROCESSUAL QUE INFORMA ESSA DELIMITAÇÃO É O DA?
a) Duração razoável do processo.
b) Eventualidade.
c) Adstrição ou Congruência.
d) Imparcialidade.
Questão 6
SOBRE O PROCESSO PENAL, NOTA-SE QUE UM MODELO ACUSATÓRIO É AQUELE QUE :
somente ele é capaz de assegurar os direitos e garantias concernentes ao devido processo legal, ao contraditório, a ampla defesa, juiz natural e imparcial.
a) Somente ele é capaz de assegurar os direitos e garantias concernentes ao devido processo legal, ao contraditório, a ampla defesa, juiz natural e imparcial.
b) Somente ele é capaz de assegurar os direitos e garantias concernentes ao devido processo legal.
c) somente ele é capaz de assegurar os direitos e garantias concernentes ao devido processo legal, ao contraditório, ao juiz natural e parcial.
d) somente ele é capaz de assegurar os direitos e garantias concernentes ao contraditório, a ampla defesa juiz natural.
Questão 7
SOBRE O PEDIDO NA PETIÇÃO INICIAL E CONSIDERANDO O DISPOSTO NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, O AUTOR PODERÁ:
a) Até o saneamento do processo, aditar ou alterar o pedido e a causa de pedir, com consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 10 (dez) dias, facultado o requerimento de prova suplementar.
b) Até a citação, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, somente com o consentimento do réu.
c) até o saneamento do processo, aditar ou alterar o pedido e a causa de pedir, com consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 5 (cinco) dias, facultado o requerimento de prova suplementar.
d) Até a citação, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente de consentimento do réu.
Questão 8
SOBRE OS REQUISITOS DA PETIÇÃO INICIAL PREVISTOS NOS ARTIGOS 319 E 320 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
a) O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de
05 (cinco) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado.
b) O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 10 (dez) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado.
c) O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 15 (quinze) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado.
d) O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 08 (oito) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado.
Questão 9
SOBRE A SENTENÇA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
a) A coisa julgada é um efeito da sentença.
b) A coisa julgada não é um efeito da sentença, mas uma qualidade dessesefeitos.
c) A coisa Julgada não é um direito e garantia fundamental, pois não está amparado pela Constituição Federal.
d) d) Nenhuma das Alternativas acima está correta.
Questão 10
O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, QUANDO SE FALA EM DEVIDO PROCESSO LEGAL REMETE-SE A DINÂMICA DE UM PROCESSO QUE ATENDA A LEALDADE E A BOA-FÉ. ASSIM, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE O DEVIDO PROCESSO LEGAL.
a) O princípio do devido processo legal, que lastreia todo o leque de garantias constitucionais voltadas para afetividade dos processos jurisdicionais e administrativos, assegura que todo julgamento seja realizado com observância das regras procedimentais previamente estabelecidas, e, além disso, representa uma exigência de fair trial, no sentido de garantir a participação equânime, justa, leal, enfim, sempre imbuída pela boa-fé e pela ética dos sujeitos processuais.
b) A máxima do fair trial é uma das faces do princípio do devido processo legal positivado na Constituição de1988, a qual assegura um modelo garantista de jurisdição, voltado para a proteção efetiva dos direitos individuais e coletivos, e que depende, para seu pleno funcionamento, da boa-fé e lealdade dos sujeitos que dele participam, condição indispensável para a correção e legitimidade do conjunto de atos, relações e processos jurisdicionais e administrativos.
c) O Supremo Tribunal Federal ao firmar o entendimento de que o processo deve ser disciplinado pela observância dos corolários da lealdade e boa-fé deve-se observar que tais normas não se destinam exclusivamente aos sujeitos do processo, ou seja, unicamente as partes, mas, a todos aqueles que dele participam o que neste entendimento não exclui o órgão jurisdicional. 
d) d) Todas as alternativas acima estão corretas. 
Questão 11
SOBRE O PROCESSO PENAL CONSTITUCIONAL, BUSCA PELA VERDADE REAL, PODE-SE AFIRMAR QUE ELE EMBASA:
a) As garantias fundamentais que estão destacadas na Carta Constitucional é o verdadeiro objetivo processual penal, não se trata da busca desenfreada pela verdade real. Mas, para que tais garantias sejam firmadas de maneira eficaz no processo, deve-se buscar o observado na lei como elemento da busca probatória.
b) As garantias fundamentais que estão destacadas na Carta Constitucional é o verdadeiro objetivo processual penal, trata da busca desenfreada pela verdade real. Mas, para que tais garantias sejam firmadas de maneira eficaz no processo, deve-se buscar o observado na lei como elemento da busca probatória.
c) As garantias fundamentais que estão destacadas na Carta Constitucional é o verdadeiro objetivo secundário do direito processual penal, trata da busca desenfreada pela verdade real. Mas, para que tais garantias sejam firmadas de maneira eficaz no processo, deve-se buscar o observado unicamente na lei como elemento da busca probatória.
d) O processo penal é estruturado com fundamento nos elementos sociológicos constitucionais. Busca a verdade real, que por muitas vezes é confundido com o direito e a moral.
Questão 12
CONSIDERANDO O ARTIGO 485 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E O ESTUDADO EM NOSSA AULA 02, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE JULGAR CORRETA.
a) Indeferir a petição inicial.
b) O processo ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligência das partes.
c) Verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.
d) Verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo.
e) e) Todas as alternativas acima estão corretas.
Questão 13
DE ACORDO COM O ARTIGO 1º DA LEI 11.419/2006 NECESSÁRIO É ENTENDER O SIGNIFICADO DOS ELEMENTOS TRATADOS POR ELE, QUAIS SEJAM: MEIO ELETRÔNICO, TRANSMISSÃO ELETRÔNICA, ASSINATURA ELETRÔNICA E CERTIFICAÇÃO DIGITAL. SOBRE ESTES CONCEITOS, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
a) Assinatura eletrônica trata-se de formas de identificação inequívoca do signatário.
b) Meio eletrônico é toda forma de comunicação a distância com a utilização de redes de comunicação, preferencialmente a rede mundial de computadores.
c) Transmissão eletrônica é qualquer forma de armazenamento ou tráfego de documentos e arquivos digital.
d) d) Nenhuma das alternativas.
Questão 14
A CONSTITUIÇÃO FEDERAL VIGENTE, DISPONDO QUE "NÃO HAVERÁ JUIZ OU TRIBUNAL DE EXCEÇÃO", E AINDA QUE "NINGUÉM SERÁ PROCESSADO NEM SENTENCIADO SENÃO PELA AUTORIDADE COMPETENTE", TRATA DE QUAL PRINCÍPIO?
a) Do princípio do juiz natural.
b) Do reconhecimento do Tribunal do Júri.
c) Da inafastabilidade da jurisdição.
d) Do princípio do devido processo legal.
e) Da ampla defesa e do contraditório.
Questão 15
DE ACORDO COM O ESTUDADO EM NOSSAS AULAS E O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, HAVERÁ RESOLUÇÃO DE MÉRITO QUANDO O JUIZ:
a) Acolher ou rejeitar o pedido formulado na ação ou na reconvenção.
b) Decidir, de ofício ou a requerimento, sobre a ocorrência de decadência ou prescrição.
c) Homologar: o reconhecimento da procedência do pedido formulado na ação ou na reconvenção.
d) Todas as alternativas acima estão corretas.
Questão 16
DE ACORDO COM A LEI 11.419/2006 (Dispõe sobre a informatização do processo judicial), ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
a) Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas.
b) Quando o ato processual tiver que ser praticado em determinado prazo, por meio de petição eletrônica, serão considerados tempestivos os efetivados até as 24 (vinte e quatro) horas do último dia.
c) Todos os atos processuais do processo eletrônico serão assinados eletronicamente na forma estabelecida nesta Lei.
d) No processo eletrônico, todas as citações, intimações e notificações, inclusive da Fazenda Pública, serão feitas por meio eletrônico, na forma desta Lei.
e) Todas as alternativas estão corretas.
Questão 17
"É DEFESO AO JUIZ PROFERIR SENTENÇA, A FAVOR DO AUTOR, DE NATUREZA DIVERSA DA PEDIDA, BEM COMO CONDENAR O RÉU EM QUANTIDADE SUPERIOR OU EM OBJETO DIVERSO DO QUE LHE FOI DEMANDADO". NO QUE SE REFERE AO PRINCÍPIO PROCESSUAL CIVIL TRATA-SE:
a) Da eventualidade ou especificidade.
b) Da correlação ou congruência.
c) Do livre convencimento ou persuasão racional.
d) Da inafastabilidade da jurisdição.
Questão 18
VIMOS QUE LIMITANDO AS LINHAS DE SENTENÇAS, CUMPRE ESCLARECER QUE ELAS PODEM TANTO SER TERMINATIVAS QUANTO DEFINITIVAS. ASSIM, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
a) A sentença é o posicionamento final do Estado em primeira instância, já que, em respeito ao princípio do duplo grau de jurisdição, autor e réu podem recorrer a instância superior, visando apenas reformar a decisão.
b) Ambas podem dar fim ao processo, elas se distinguem, principalmente, pelos efeitos às partes quanto ao objeto de litígio.
c) A doutrina costuma conceituar as chamadas sentenças definitivas, como sendo aquelas por meio do qual se põe fim ao processo com resolução de mérito, aplicando aqui as hipóteses do art. 487 do CPC. Logo, São denominadas sentenças terminativas aquelas que põem fim ao processo sem exame de mérito, aplicando aqui as causas disciplinadas no art. 485 do CPC.
d) O objetivo principal das sentenças definitivas não é afirmar a resolução do mérito da demanda.
OBS AO PROFESSOR: Querido professor(a) a questão deve ser reformulada pois duas alternativas estão corretas, contendo na apostila conforme estudos. A questão pede apenas uma, e se encontra duas alternativas corretas. Caso eu esteja errada peço que desconsidere esse recado. Grata.
Questão 19
DE ACORDO COM O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, QUANDO A PETIÇÃO INICIAL SERÁ INDEFERIDA? ASSINALE A CORRETA.
a) FOR INEPTA.
b) A PARTE FOR MANIFESTAMENTE ILEGÍTIMA.
c) O AUTOR CARECER DE INTERESSE PROCESSUAL.
d) TODAS AS ALTERNATIVAS ACIMA ESTÃO CORRETAS.
Questão 20
Sobre as fases do procedimento comum. Assinale a alternativa correta.
a) As fases do procedimento comum são: Postulatória e Decisória.
b) As fases do procedimento comum são: Postulatória e Decisória.
c) As fases do procedimento comum são: Postulatória, Saneadorae Decisória.
d) As fases do procedimento comum são: Postulatória, Saneadora, Instrutória ou Probatória e Decisória.
Página 1 - 25/11/2021 às 10:55
Página 1 - 25/11/2021 às 10:55
Página 1 - 25/11/2021 às 10:55

Continue navegando

Outros materiais