Buscar

Relatório Ecologia


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS/CCA/UFRR
Disciplina: ECOLOGIA GERAL
PROFESSORA: ADALGISA ARANHA DE SOUZA 
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE CAMPO
GRUPO: 6
EQUIPE: BRUNA DE LIMA MOTA
	IASMIM KELE AMANCIO COSTA DA SILVA
	INGRIDY DO NASCIMENTO TAVARES
	VICTOR HUGO SABOIA
	YENARA ALVES GUEDES
1. INTRODUÇÃO 
A batata-doce (ipomoea batatas) é originária das Américas Central e do Sul, sendo encontrada desde a Península de Yucatam, no México, até a Colômbia. É uma hortaliça tuberosa, muito popular e cultivada em todo o território brasileiro. A planta é rústica, de ampla adaptação, alta tolerância à seca e de fácil cultivo, sendo cultivada em 111 países, sua produção é concentrada na Ásia (90%) e África (5%). 
É rica em carboidratos e proteínas, fornecendo em cada cem gramas, 116 calorias. Contém ainda grande quantidade de vitamina A, além de vitaminas do Complexo B e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro.
Quanto a sua importância medicinal, apresenta vitaminas como a A que é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia o crescimento e evita infecções. As vitaminas do Complexo B (B1 e B5) evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. Os minerais, por sua vez, contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
A batata-doce é a 4ª hortaliça mais consumida no Brasil. É uma cultura tipicamente tropical e subtropical, rústica, de fácil manutenção, boa resistência contra a seca e ampla adaptação. Apresenta custo de produção relativamente baixo, com investimentos mínimos, e de retorno elevado. É também uma das hortaliças com maior capacidade de produzir energia por unidade de área e tempo (kcal/ha/dia).
Foto do plantio
2. DESENVOLVIMENTO
Pegar os dados que enviei no SIGAA e no grupo de watsap. Descrever todo o trabalho que foi realizado no período da aula, desde preparo do solo e das mudas, semeio e espaçamento, adubação, etc.
3. CONCLUSÃO
4. REFERENCIAS 
Acessado em 17 de outubro de 2019, Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/162018/1/A-cultura-da-batata-doce.pdf
Acessado em 17 de outubro de 2019, Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/batata-doce
Obs.: no mínimo 4 folhas digitalizadas
2

Continue navegando