Buscar

Atividade Unidade 1 - Luiz Henrique

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
NUCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ
Disciplina: ADMINISTAÇÃO DE MARKETING
	ALUNO
	Luiz Henrique de Sousa Silva
	POLO
	Lagoa Do Barro
ATIVIDADE DA UNIDADE 1
 
Problema de marketing 1:
Uma grande rede de varejo de eletrônicos possui uma filial situada no centro de Teresina e possui saídas para duas ruas movimentadas. A loja esta passando por mudança no seu layout para melhorar o fluxo dos consumidores em seu interior, porém, a diretoria, por questão de controle, resolveu ampliar o tamanho de apenas um dos acessos à loja (aumentar o tamanho da porta). Se você fosse o executivo de marketing da rede, que tipo de método de pesquisa usaria para tentar solucionar esse problema? O método da observação, o método do levantamento ou o método da experimentação? Justifique a sua resposta.
Resposta: Para solucionar o problema o ideal é utilizar utilizar os três métodos. 
O método da observação: este usa os primeiros fatores que serão percebidos por um consumidor ao ir às compras que se trata da disponibilidade da loja.
O método do levantamento: tem como base a realização de uma pesquisa que tende a se justificar por uma mudança no layout de uma determinada entidade e que pode trazer tanto consequências benéficas quanto maléficas e que divide um resultado de outro em uma linha muito tênue.
O método da experimentação: além do mais também iria adotas os testes mercadológicos para poder entender como que o mercado irá se flexionar frente as novidades que serão impostas em um futuro não tão distante. 
Problema de marketing 2:
Uma empresa organiza anualmente uma feira sobre empreendedorismo, na reunião de avaliação da última feira os organizadores constataram um volume bem menor de público e de negócios gerados por meio da feira. Com base nessa avaliação, os organizadores resolveram realizar a análise swot (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para poder planejar o evento do próximo ano. Contudo, perceberam que não tinham nenhuma informação sobre o perfil e sobre o que os frequentadores e os empreendedores acharam do evento desse ano. Todas as informações eram muito superficiais e resumiam-se na opinião dos envolvidos na organização da feira.  Diante dessa necessidade empresarial e se você fosse contratado como consultor para elaborar uma pesquisa a ser aplicada na feira do ano seguinte, quais seriam os passos do planejamento de sua pesquisa?  
Resposta: É importante que se faça incialmente uma pesquisa entre os clientes. Isso porque a questão de eventos muda muito de acordo com os acontecimentos do ano o que deverá ser levado em consideração. Após obter o feedback e medir a satisfação do público com a feira. Com a análise das respostas pode ser feito um planejamento melhor.
  
Bom trabalho!

Outros materiais

Outros materiais