Buscar

Prova Direito Previdenciário e Seguridade Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - O plano de previdências que possibilita a acumulação de recursos para o futuro, que podem ser resgatados na forma de pagamento mensal ou pagamento único, a partir de uma data escolhida pela pessoa é:
Fundo de previdência complementar aberto 
2 - O salário tem natureza alimentar. Logo, a esse é destinado uma proteção específica. Em relação aos descontos salariais, pode-se afirmar que:
podem ocorrer descontos salariais em decorrência de adiantamento solicitado pelo empregador. 
4 - Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social (CF/88, art. 194). Avalie as afirmativas em relação à seguridade social: (Resposta da apostila)
A seguridade social será financiada por toda sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes da União, Estados, DF e Municípios. 
5 - A Constituição Federal de 1988 estabelece um rol de direitos e garantias ao trabalhadir. Sobre o salário, é correto afirmar que:
o art. 7 estabelece o princípio da irredutibilidade salarial 
 6 - Os princípios de direito podem ser entendidos como uma diretriz a ser seguida, que possui como função o auxílio tanto na elaboração quanto na interpretação e aplicação da legislação nas hipóteses práticas. Sobre os princípios aplicáveis ao Direito do Trabalho, analise as afirmações a seguir e escolha a alternativa correta. (Resposta da apostila)
III – O princípio da continuidade da relação de emprego determina que os contratos de trabalho são firmados por prazo indeterminado, considerando o interesse dos trabalhadores na manutenção de seus postos de trabalho.
IV – No princípio da primazia da realidade, diferentemente de outras áreas do direito, os documentos constituem provas secundárias e podem ser desconsiderados pelo Judiciário, prevalecendo a relação que de fato existia entre empresa e trabalhador, ou seja, a realidade.
7 - A Assistência Social é um conjunto de atividades direcionadas ao atendimento dos hipossuficientes. Presta serviços e benefícios aos mais necessitados. Entre os seus objetivos, encontram-se:
I. Proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
II. Promoção da integração ao mercado de trabalho.
III. Habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
8 - A Seguridade Social é alimentada por valores advindos de meios econômicos e financeiros. Com base nisso, assinale o nome que se dá a esse meio econômico ou financeiro.
Arrecadação. 
9 - Quando tratamos de planos previdenciários que permitam termos garantias de renda em um cenário futuro, há um conceito de que há fundos que são administrados por instituições sem fins lucrativos, que mantêm planos de previdência coletivos. Esse tipo de fundo é:
Fundo de previdência complementar fechado 
10 - Como outros ramos do Direito, o Direito Previdenciário está assentado na Constituição Federal. Desse modo, diante da imensa quantidade de legislações sobre o tema, é importante que se observem os princípios da supremacia da Constituição e da hierarquia das leis. Assim, podemos citar como fontes do Direito Previdenciário:
formulação e execução de políticas públicas

Continue navegando