Buscar

A tecnologia na sala de aula

Prévia do material em texto

A tecnologia na sala de aula 
As mudanças provocadas com o aparecimento da tecnologia trazem à tona questionamentos em relação da postura de qualquer profissional, principalmente o profissional da educação, suas propostas pedagógicas e a forma de trabalho com o aluno, tendo de ter uma mudança brusca, para acompanhar o estudante e prender sua atenção com criatividade em sala de aula.
Com isso o professor teve de buscar maneiras de apresentar conteúdos, ligando-os com o computador, buscando diversidades e inovações para a sala de aula. O computador aguça a curiosidade do aluno, trazendo assim para o professor a oportunidade de explorar o conhecimento para com o educando.
O uso da aula com o auxílio do computador, ensejam a desenvolução de atividades de maneira construtiva permitindo que o aluno interatue com o conteúdo propinado. O aluno deixa de ser um assistente passivo, para assumir o papel de construtor de seu próprio conhecimento, aprendendo e também ensinando o docente.
Após a sua interação no currículo escolar, as aulas na sala de informática, são as mais esperadas pelos alunos. As atividades são realizadas com muito mais entusiasmo. Sendo nítido como os alunos se sentem mais importantes, adquirindo a cada dia uma autonomia com o manuseio da máquina, mesmo os que pouco usam da mesma o fazem.
Levando em consideração esses aspectos conclui-se que, é de suma importância a utilização dos laboratórios de informática nas escolas de rede pública. Trazendo assuntos para serem pesquisados no computador, os alunos acabam descobrindo sempre mais do que o foi solicitado. Uma peça de teatro na escola, uma apresentação, uma feira, etc... qualquer conteúdo solicitado ao aluno, através do uso dessa tecnologia, vai o ajudar no seu desenvolvimento e aprendizado.

Continue navegando