Buscar

Cola Objetiva Fundamentos de Sistema de Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cola Objetiva Fundamentos de Sistema de Comunicação
1 A análise consiste em tratar o sinal de entrada e a resposta como um sistema de equações diferenciais. A chamada resposta de um sistema é composto por. D resposta de entrada nula e resposta de estado nulo.
2 A análise consiste em tratar o sinal de entrada e a resposta como um sistema de equações diferenciais. A chamada resposta do sistema ao estado nulo é caracterizada por. A considerar que os componentes não contenham energia inicialmente.
3 A codificação de canal altera o sinal originalmente produzido pela fonte. B V-F-V-F-V
4 A convolução de sinais é uma operação matemática. E multiplicar sinais no tempo corresponde a integrar a multiplicação de sinais no domínio da frequência.
5 A figura abaixo representa uma das propriedade do sinal. E invariância no tempo.
6 A informação representa um sinal a ser transmitido, passando pelo transmissor, o qual será representado por uma função de transferência e o receptor, que representa o sinal de saída. Para um sistema ser linear ele deve obedecer aos princípios da. A homogeneidade e aditividade.
7 A informação representa um sinal a ser transmitido, passando pelo transmissor, o qual será representado por uma função de transferência e o receptor, que representa o sinal de saída. O acrônimo LIT significa: E linearmente invariante no tempo.
8 A modulação é o processo pelo qual características de uma onda portadora varia (m) de acordo com uma onda modulante. B o que varia é a frequência da portadora e na outra modulação é a sua amplitude da portadora.
9 A origem do teorema da amostragem foi descoberta por Cauchy em 1841 e depois foi redescoberta por Carison, Nyquist e Hartiley em 1920, com aplicações em rádio comunicações. A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
10 A representação de um sinal complexo pode ser feita de no domínio do tempo ou no domínio da frequência. A as frequências ou comprimentos de onda
11 A seletividade de canal define as características de atenuação e interferência de um canal. D Estão corretas as afirmativas II,III e V.
12 A sensibilidade é o parâmetro que define o nível de potência limite que um receptor pode reconhecer e processar o sinal. D Os fatores I, II e III estão corretos.
13 A tecnologia de comunicações é limitada por fatores eletrônicos, humanos e legais. C novos materiais
14 A Teoria da informação elaborada e publicada por Claude Shannon no século passado, inaugurou uma nova área nos estudos estatísticos. D V- V- V-V- V
14 A Teoria da informação elaborada e publicada por Claude Shannon no século passado, inaugurou uma nova área nos estudos estatísticos. D Corretas apenas III e IV.
15 A transmissão de sinais modulados em amplitude, em frequência e em fase são amplamente utilizados nas comunicações comerciais, como em rádio e em televisão. D I e III, apenas
16 A velocidade de propagação de uma onda eletromagnética depende da meia onda ela se propaga. D 75 10-3m. 
17 Analisar matematicamente de alguns sinais no domínio do tempo, trazem muitas dificuldades. C trocar os domínios de tempo e da frequência.
18 As antenas são empregadas na comunicação sem fio e desempenho fundamental no acoplamento do sinal ao meio de transmissão. D as afirmativas I, III, e IV estão corretas.
19 As bandas (ISM- industrial, Sientitific and Medical) são bandas de rádio ( partes do espectro de rádio) reservadas internacionalmente para o uso de energia de radiofrequência (RF) para fins industriais, científicos. E Todas as afirmativas anteriores estão adequadas e descrevem corretamente a banda ISM e seus critérios de utilização.
20 As comunicações digitais devem obedecer a um protocolo. A 7 camadas
21 Avalie as afirmações a seguir sobre amostragem de sinais. I- um sinal amostrado é contínuo. A II, apenas.
22 Avalie as afirmações a seguir sobre modulação em amplitude. I- a modulação AM-DSB-SC apresenta duas bandas laterais e uma portadora. B III, apenas.
23 Avalie as afirmações a seguir sobre modulação exponencial. I- na sobremodulação ocorre aumento da amplitude do sinal modulado. A II, apenas.
24 Avalie as afirmações a seguir sobre modulação exponencial. I- é um sistema LIT. A II, apenas.
25 Avalie as afirmações a seguir sobre modulação exponencial. I-O VCO altera a amplitude do sinal modulado em função do sinal modulante B III, apenas.
26 Avalie as afirmações a seguir sobre demodulação exponencial. I- O discriminador de frequências produz um sinal variável em amplitude a partir da variação da frequência instantânea. E I, II e III 
27 Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I- a relação sinal ruído na modulação PPM é pior se comparada com as outras modulações por pulso. D As asserções I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
28 Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I- Na multiplexação TDM os sinais são amostrados em intervalos fixos. B As asserções I e II são verdadeiras mas a II não é uma justificativa correta da I 
29 Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I- O efeito aliasing prejudica a recuperação de um sinal. C a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
30 Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I- Sistemas TDM estatísticos apresentam desempenho superior. A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
31 Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I- O sistemas TDM eliminou totalmente os sistemas FDM. D As asserções I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
32 Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I- Sistemas digitais estão sujeitos ao ruído de quantização. A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
33 Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I- Um quantizador transforma uma amostra contínua em uma amostra discreta. A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
34 Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I- Um sinal amostrado é contínuo. A II, apenas. 
35 Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I- Um sinal PAM tem topo plano. C a asserção I é uma proposição verdadeira , e a II é uma proposição falsa.
36 Em uma comunicação normal, a maior parte da potência sonora está concentrada em frequências de até 500 Hz. B aumentar a frequência emitida ou seja deixa mais aguda a voz
37 Em uma comunicação por meio da voz o espectro ocupado pela fala se situa entre 50Hz e 20kHz. D 300Hz a 3.4kHz
38 Em uma onda plena, os campos elétricos e magnéticos são perpendiculares na direção de propagação dos campos, podendo ter seu comportamento analisado pela decomposição planos bidimensionais. C Corretas III e IV, apenas.
39 Filtros são dispositivos que atuam no domínio da frequência, e sua atuação se se dá em duas bandas de frequências: banda de condução (ou banda passante) e banda de rejeição. Um filtro tipo Hilbert atua sobre. C fase de um sinal. 
40 Filtros são dispositivos que atuam no domínio da frequência, e sua atuação se se dá em duas bandas de frequências: banda de condução (ou banda passante) e banda de rejeição. Um filtro em quadratura ou filtro de Hilbert atua alterando. C fase em ± 90º. 
41 Modular um sinal é uma técnica na qual a partir de dois sinais de entrada se obtém um sinal de saída. C o sinal modulante deve ser de frequência menor que a onda portadora
42 Na modulação em amplitude a amplitude de um sinal senoidal, denominado portadora, varia em função do sinal de entrada ( sinal modulante), sem afetar frequência e fase da portadora, que permanecem constante. E I, II e III
43 O dB é uma medida que permite operar com representação adequada, valores muito grandes e muito pequenos em uma mesma análise ou cálculo. B São valores em dB -46,38, 67,54 e 3,69
44 O dB é uma medida que permite operar com representação adequada, valores muito grandes e muito pequenos em uma mesmaanálise ou cálculo. A os valores são -29,13, 50,99 e 20,88
45 O modelo de um sistema de comunicação é utilizada para descrever de forma geral os princípios de comunicação. E as afirmativas I, II e IV estão corretas.
46 O ruído é um limitante para sistemas de comunicação. B altera a amplitude do sinal.
47 Os sinais podem ser classificados de diversas formas, como sinais contínuos ou discretos; sinais analógicos ou digitais, periódicos ou não periódicos; sinais de energia e de potência, e sinais determinísticos ou probabilísticos. A pulso sinc. 
48 Os sinais podem ser classificados de diversas formas, como sinais contínuos ou discretos; sinais analógicos ou digitais, periódicos ou não periódicos; sinais de energia e de potência, e sinais determinísticos ou probabilísticos. B pulso degrau. 
49 Os sistema de disputa de meio comum são empregados para organizar o acesso ao meio comum de comunicação. E FDMA e CDMA
50 Para transmissões via rádio, existem diversos fatores intervenientes na qualidade da recepção do sinal. E um lóbulo principal e em lóbulos laterais.
 
51 Quando operamos com sinais existem algumas operações muito úteis, são elas; Escalamento temporal, Reversão temporal e Deslocamento temporal. O deslocamento temporal corresponde a. B atrasar ou adiantar um sinal
52 Quando operamos com sinais existem algumas operações muito úteis, são elas; Escalamento temporal, Reversão temporal e Deslocamento temporal. O escalamento temporal corresponde a. B comprimir ou expandir ou sinal
53 Quando operamos com sinais existem algumas operações muito úteis, são elas; Escalamento temporal, Reversão temporal e Deslocamento temporal. A reversão temporal corresponde a. E inverter um sinal em relação ao eixo das amplitudes 
54 Quando se fala em energia de um sinal ou na potência de um sinal, em termos práticos o sinal é representado por uma tensão ou por uma corrente. C calculada sobre um resistor fictício de 1Ω 
55 Sem ruído um sinal poderia ser transmitido a uma distância infinita e com pouca potência, sendo portanto um limitante para sistemas de comunicação. D eletromagnética.
56 Sistemas podem ser analisados por meio de características. Uma destas características permite se dizer que um sistema é causal quando: D se a saída depende de tempos presentes e passados
57 Sistemas podem ser analisados por meio de características. Uma destas características permite se dizer que um sistema é linear quando ele atende: E o princípio da superposição
58 Sistemas podem ser analisados por meio de características. Uma destas características permite se dizer que um sistema é invariante no tempo quando. A um atraso no sinal de entrada produz o mesmo atraso no sinal de saída
59 Um filtro deve representar uma resposta em frequência. D Elíptico.
60 Um sinal com energia finita é chamado de sinal de energia. Um sinal com potência finita não nula é denominado sinal de potência. E densidade espectral de energia do sinal no domínio da frequência.
61 Uma das propriedades da transformada de Fourier é chamada de deslocamento em frequência . A modulação.

Outros materiais