Buscar

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS PROVA N2 UAM 2022 - NOTA 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Chamamos de hierarquia espectral a alocação de frequências para transmissão de sinais. Essa padronização de frequências ocorreu em uma conferência mundial, em 1947, nos Estados Unidos. Essa padronização é seguida internacionalmente. No Brasil, o órgão responsável por regulamentar as faixas de frequências de comunicação é a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
 
A respeito da alocação de frequências para a transmissão de sinais de TV e comunicação via satélite, analise as afirmativas a seguir.
 
I. VHF, UHF e SHF.
II. ELF, VF e VHF;
III. ELF, VHF e UHF.
IV. VLF, MF e HF.
 
Está correto o que se afirma em:
2. Quando sintonizamos uma estação de rádio AM, selecionamos uma emissora dentre várias disponíveis. A vantagem do AM é que ele viaja grandes distâncias, principalmente à noite. Sua desvantagem é que ele tem resposta de frequência limitada. O rádio AM é restrito a 10 KHz e, ainda, o sinal AM é mais suscetível a interferências.
 
Assinale a alternativa que apresenta a característica da onda de rádio AM que deve ser variada para que seja possível a transmissão do sinal.
3. As emissoras de rádio transmitem a sua programação em sinais AM (Amplitude Modulada) e/ou FM (Frequência Modulada). A banda de transmissão FM consiste na porção do espectro de radiofrequência entre 88 MHz e 108 MHz, que é dividido em 100 canais de 200 kHz cada.
 
Assinale a alternativa que representa uma vantagem dos sistemas AM (Amplitude Modulada) em comparação com os sistemas FM (Frequência Modulada).
4. A Transformada Discreta de Fourier (DFT) é uma das ferramentas mais poderosas no processamento de sinais digitais que nos permite encontrar o espectro de um sinal de duração finita. Algumas aplicações da DFT no processamento estatístico de sinais são introduzidas, incluindo correlação cruzada, filtragem combinada, identificação de sistema, estimativa de espectro de potência e medição de função de coerência.
 
Para dois sistemas de tempo discretos, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Se S1 e S2 são lineares e invariantes no tempo, então, a troca de sua ordem não muda o sistema.
II. Se S1 e S2 são lineares e variantes no tempo, a troca de sua ordem não muda o sistema.
III. Se S1 e S2 são lineares e invariantes no tempo, então, a troca de sua ordem muda o sistema.
IV. Se S1 e S2 forem não lineares e variantes no tempo, então, a troca de sua ordem não muda o sistema.
 
Está correto o que se afirma em:
5. Os filtros FIR são filtros digitais com resposta de impulso finita. Eles também são conhecidos como filtros digitais não recursivos, pois não têm feedback (uma parte recursiva de um filtro), embora algoritmos recursivos possam ser usados ​​para a realização do filtro FIR.
 
Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto a respeito da resposta de fase linear de um filtro.
6. A Transformada Discreta de Fourier (DFT), implementada por um dos algoritmos de Transformada Rápida de Fourier (FFT) eficiente computacionalmente, tornou-se o núcleo de muitos sistemas de processamento de sinal digital. A resolução da frequência é apenas a frequência da amostra dividida pelo número de amostras.
 
Assinale a alternativa correta sobre o que deve ser feito para mudar de uma resolução de frequência de 1 Hz para uma resolução de 0,2 Hz.
7. O Teorema de Nyquist determina a frequência de amostragem do sinal analógico para que este possa ser recuperado no destino. Pelo Teorema de Nyquist, a frequência de amostragem deve ser maior ou igual a duas vezes à máxima frequência no sinal amostrado. Na prática, a frequência de amostragem é de 2,5 a 3 vezes maior que o mínimo da frequência de Nyquist.
 
A respeito do Teorema de Nyquist e da amostragem, relacione a primeira coluna com a segunda e assinale a alternativa que indica a sequência correta.
 
1 - Amostragem.
2 - Taxa de Nyquist.
3 - Aliasing.
 
(    ) A quantidade de amostras, por unidade de tempo de um sinal qualquer, deve ser maior que o dobro da maior frequência do sinal que está sendo amostrado.
(     ) É impossível recuperar o sinal original, pois ocorre a sobreposição de sinais, devido ao fato de a frequência de amostragem ser menor que o dobro da maior frequência do sinal que está sendo amostrado.
(     ) Quantidade de amostras de um sinal analógico qualquer.
8. Os sinais exponenciais também são chamados de sinais com envoltória. Um sinal exponencial complexo é um sinal cujas amostras são números complexos, nos quais as partes real e imaginária das amostras formam, respectivamente, uma onda cosseno e uma onda senoidal, ambas com a mesma frequência. Esse sinal tem uma envoltória que é representada pelos valores máximos crescentes ou decrescentes da função exponencial. Uma função exponencial é definida por x [n] = A A figura a seguir representa um sinal exponencial real.
Fonte: Elaborada pelo autor.
#PraCegoVer: a figura apresenta um gráfico com um sinal exponencial real crescente, com índice de tempo n variando entre 0, 5, 10, 15, 20, 25, 30 e 35, e a amplitude máxima do sinal mostra 0, 20, 40, 60, 80, 100 e 120.
 
O parâmetro que controla a taxa de crescimento ou decaimento dessa sequência é:
9. A conversão dos sinais analógicos em sinais digitais, também conhecida como digitalização, é o primeiro passo para a utilização desses sinais digitais. Estes podem ser utilizados na transmissão de dados, na telefonia celular, em fotografias digitais, na TV digital, na internet sem fio etc.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indica qual circuito eletrônico é utilizado para a conversão de sinais analógicos em sinais digitais.
10. Um filtro de fase linear é normalmente usado quando um filtro causal é necessário para modificar o espectro de magnitude de um sinal, enquanto preserva a forma de onda no domínio do tempo do sinal, tanto quanto possível. Filtros de fase linear têm uma resposta de impulso simétrico.
 
Assinale a alternativa que apresenta a técnica mais utilizada para projetos de filtro FIR de fase linear.

Continue navegando