Buscar

Mercado e Operações Imobiliárias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Mercado e Operações Imobiliárias
Aluno(a):
 Vilson Bernardo Junior
Data:
20
 /
12
/ 20
2
1
__
_
.
Avaliação
Pesquisa/
Prática
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta 
Avaliação 
contém 
questões
, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta
.
Ao terminar
,
grave o arquivo com o nome Avaliação 
Pesquisa/
Prática
.
Envio o arquivo pelo sistema.
)
1. Por algum tempo, erroneamente, o conceito de marketing era entendido simplesmente como sinônimo de propaganda e publicidade, entretanto hoje sabemos da complexidade e da evolução existente nessa área. O conceito de marketing é amplo e envolve muitos outros fatores além da publicidade e da propaganda. Cite e explique os três conceitos centrais do marketing.
TROCA 
É a negociação, onde um produtos e/ou um serviço é trocado por dinheiro
PRODUTOS
Necessidades, demandas e desejos humanos sugerem que existem produtos disponíveis para atendê-los. Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer parcialmente uma necessidade ou desejo.
MERCADOS
O conceito de transações leva ao conceito de mercado. Um mercado é o grupo de compradores reais e potenciais de um produto.
Um mercado pode ser identificado de duas formas estruturais: o físico ( marketplace ) e o virtual. Na mesma perspectiva, podemos destacar também diversos tipos de mercado como o financeiro, o de trabalho, o da filantropia, entre outros.
2. A área de marketing é percebida como a responsável por desenvolver, promover e proporcionar bens ou serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes. Portanto, o escopo de marketing é amplo e envolve bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias. Explique cada um deles.
Bens – os bens ou produtos possuem a característica de tangibilidade e são predominantes na área de produção e de marketing. Em países desenvolvidos os bens como commodities, alimentos, artigos de vestuário, são os responsáveis por manter o setor econômico ativo. 
Serviços – com a evolução do sistema econômico a produção de serviços é cada vez mais frequente e diversificada. Caracteriza-se como serviço aqueles prestados por hotéis, médicos, advogados, locadores, empresas aéreas entre outros que ofertam um benefício em forma de serviço.
 
Experiências – gerindo serviços e produtos, podem-se também criar e comercializar experiências. Por exemplo, passar uma semana em uma conferência sobre cooperativismo com grandes teóricos da área pode proporcionar um grande nível de experiência aos participantes. 
Eventos – dentro do escopo de marketing, há os profissionais responsáveis por planejar, organizar eventos, como aniversários da empresa, feiras comerciais, eventos esportivos entre outros. 
Pessoas – o marketing também pode assumir um foco em pessoas, é o chamado marketing de celebridades. Sabemos que hoje toda pessoa famosa ou que tem uma grande importância no meio artístico ou social possui um agente, ou um gerente pessoal vinculado a alguma agência de relações publicas. 
Lugares – o marketing também está presente na questão das cidades, regiões e países, pois há uma competição para atração de turistas, indústrias, novos moradores. Entre os exemplos de empresas de marketing de lugares, podemos citar especialistas em desenvolvimento econômico, agências de propaganda, imobiliárias. 
Propriedades – o conceito de propriedade consiste em direitos de posse de bens imóveis e de bens financeiros. Esses direitos podem ser comprados e vendidos e, por isso, há instituições que trabalham para quem procura comprá-los, podemos citar nesse caso imobiliárias e instituições financeiras. 
Organizações – as organizações procuram trabalhar para construir uma imagem positiva para seu público. São comuns os anúncios de identidade corporativa que procuram maior reconhecimento público, a fim de competir com maior sucesso por um público maior.
Informações – as informações podem ser geradas e comercializadas como um produto e representam um dos principais setores econômicos. Como exemplo, pode-se citar a internet, livros e enciclopédias que, por um determinado preço, vendem informação e conhecimento a quem adquire. 
Ideias – toda vez que adquirimos um produto ou um serviço, estamos adquirindo uma ideia, um conceito.
3. Precisamos entender que existem mercados em que haverá interações e negociações, dentre eles o mercado consumidor, o mercado empresarial, o mercado global, o mercado sem fins lucrativos e o governamental. Explique cada um desses mercados.
Mercado consumidor - Este tipo de mercado é constituído por empresas que produzem e comercializam produtos e serviços de consumo em massa, seus investimentos e recursos estão voltados a estabelecer uma imagem de marca superior a seus concorrentes, isso significa que elas precisam ter um profundo conhecimento do seu público-alvo, das necessidades que o produto oferecido irá satisfazer, da comunicação que irá ser adotada e do posicionamento da marca no mercado.
Mercado empresarial - O mercado empresarial consiste em empresas que compram bens ou serviços que possibilitam a fabricação de outros produtos e vendem para outras empresas ou terceiros.
Mercado global - As empresas que constituem o mercado global precisam tomar algumas decisões e fazer algumas análises sobre qual país irá atender, se irá entrar nesse país como exportador, franquia, por meio de parceria ou de outra forma, deverá analisar questões de adaptações do produto daquele mercado local, aspectos referentes a preços nos diferentes países, a comunicação adequada à cultura daquele país.
Mercado sem fins lucrativos (terceiro setor) e governamentais - Este mercado é composto de organizações que não possuem fins lucrativos como igrejas, ONGs, instituições de caridade e órgãos públicos. As empresas que comercializam para este mercado precisam determinar seus preços com cautela, pois muitas vezes este mercado possui um poder de compra limitado.
 (
Avaliação 
Pesquisa/
Prática
)

Outros materiais