Buscar

AULA-04-REINO-FUNGI-PRIME

Prévia do material em texto

Aula
04
b
Professor: KADU
 ASSUNTO: Reino Fungi 
 iologia
End.: Conj. COHAB, Gleba III, Rua C, 10 – Nova Marambaia – Fone: 32433376
* ATENÇÃO: Copiar é CRIME. Art. 184 do código Penal e Lei n° 5998/73
 “AQUI NOS ENTENDEMOS QUE A BIOLOGIA NÃO É PARA O MAIS FORTE E NEM PARA O MAIS INTELIGENTE, MAS SIM PARA AQUELE QUE MELHOR SE ADAPTA AS MUDANÇAS.”
 Aula 03: Exercício – Ligações Intramoleculares
OS FUNGOS! 
Diversas classificações de seres vivos apresentaram os fungos ou cogumelos ou micófitos como vegetais inferiores. Depois, com a criação do reino Protista, foram remanejados e nele incluídos. Modernamente, os biologistas resolveram classificá-los num reino à parte, exclusivo deles. O reino Fungi. 
Este reino é constituído por organismos uni ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos por absorção. Vivem preferencialmente em ambientes quentes e úmidos. Armazenam açúcares na forma de glicogênio e possuem parede celular formada por quitina.
FUNGOS UNICELUARES
· Formados por uma única célula.
· Não formam hifas nem micélios.
· Geralmente possuem forma ovalada ou esférica.
· São chamados genericamente de leveduras.
· Muitas realizam fermentação na ausência de oxigênio.
· 
· Reproduzem assexuadamente por brotamento.
· Principal representante: Saccharomyces cerevisae.
morfologia:
EsTRUTURAS: HÍFAS
O corpo dos fungos pluricelulares é formado por filamentos conhecidos como HIFAS. Ao conjunto de hifas de um fungo chamamos MICÉLIO.
1. CENOCÍTICOS OU ASSEPTADAS:
Sem divisões transversais e com uma massa citoplasmática com vários núcleos.
2. SEPTADAS:
Com divisões transversais e com compartimentos citoplasmáticos com 1 núcleo (Monocariótica) ou 2 (Dicariótica) núcleos.
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
· Ausência de clorofila ou qualquer outro pigmento fotossintetizante. São todos heterotróficos por absorção.
· Suas paredes celulares são geralmente quitinosas, entretanto alguns possuem parede quitinocelulósica. 
· Sua reserva nutritiva corresponde ao glicogênio. 
· Reproduzem-se sexuada ou assexuadamente. Neste último caso, fazem-no por meio de esporos formados em estruturas chamadas esporângios.
· Nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam no ambiente as enzimas digestivas, que desdobram as macromoléculas, para posterior absorção. 
· A maioria forma uma massa de longos filamentos chamados hifas. 
· Apresentam poros no corpo.
importância dos fungos:
Os fungos têm uma importância muito grande quando levamos em consideração os aspectos ecológicos, médicos e industriais. Vejamos agora um pouco da importância dos fungos nesses variados aspectos.
aspectos ecológicos:
Os fungos são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas, pois, na sua maioria, atuam como decompositores da matéria orgânica, processo que permite a reciclagem da matéria na natureza. Esta atividade dos fungos (também exercida pelas bactérias) viabiliza a manutenção da vida em nosso planeta.
Embora fundamental para a vida, a ação decompositora dos fungos causa transtornos e prejuízos, quando ocorre desses seres proliferam sobre a madeira, alimentos calçados, roupas, etc.
Um outro aspecto da importância ecológica dos fungos é a formação dos liquens, estruturas formadas pela interação entre os fungos e as algas. Os liquens são componentes da comunidade pioneira no processo de sucessão ecológica, criando condições físicas e biológicas para a instalação de outros seres vivos no ambiente. Além disso, os liquens são bons indicadores da qualidade do ar, pois não se desenvolvem em ambientes poluídos, principalmente pelo SO2.
NOTA. Os liquens se reproduzem assexuadamente por meio de estruturas chamadas de sorédios.
MICORRIZAS:
São associações entre os fungos e raízes de plantas. Os fungos obtêm das raízes açúcares e outras moléculas orgânicas, das quais se nutre. Por outro lado, o fungo, através de suas hifas, aumenta a capacidade das plantas absorverem micronutrientes do solo. Esta associação é do tipo mutualística.
aspectos médicos:
Muitos fungos vivem como parasitas provocando doenças em animais e plantas. Como exemplo, podemos citar o Hemileia vastatrix, fungo causador da ferrugem do café, doença que dizimou os cafezais brasileiros na década de 1970. No homem, vários fungos atuam como patógenos. Entre eles temos o Candida albicans, responsável pelo sapinho ou candidíase; a frieira ou pé-de-atleta, provocada pelo fungo Tinea pedis; a blastomicose sul-americana micose grave que pode ocasionar a morte por lesões na pele e órgãos internos, como os pulmões; a dermatose pitiríase (do grego pityron = farelo), caracterizada pela produção de escamas epiteliais que se esfacelam.
1. CANDIDÍASE:
Agente etiológicos: Candida albicans
Transmissão: Relação sexual sem preservativo, compartilhamento de roupas e objetos contaminados
Sintomas: irritação vaginal, coceira intensa e corrimento vaginal. Ela afeta a vagina e os tecidos na abertura de sua vagina (vulva)
Profilaxia: Usar preservativos, não compartilhar objetos.
aspectos INDUSTRIAIS:
Na fabricação do álcool e de bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja, é fundamental a participação dos fungos do gênero Saccharomyces, que realizam fermentação alcoólica, convertendo açúcar em álcool etílico. Esse fungo, conhecido também como leveduras, são anaeróbicos facultativos, já que realizam respiração aeróbica em presença de gás oxigênio e fermentação na ausência desse gás. Por isso, na fabricação do vinho, por exemplo, evita-se o contato do suco da uva com o ar; assim, em vez de realizar a respiração aeróbica, o fungo processa a fermentação alcoólica, liberando álcool etílico e permitindo a obtenção do vinho. 
Os fungos do gênero Saccharomyces são, entre outras aplicações, empregados como fermento na fabricação de pães, bolos e biscoitos, pois o gás carbônico que liberam durante a fermentação provoca o crescimento da massa.
Na indústria de antibióticos, os fungos têm papel de destaque. Em 1929, o pesquisador Alexander Fleming extraiu do fungo Penicillium notatum a penicilina, antibiótico que salvou muitas vidas durante a 2ª guerra mundial. No gênero Penicillium também encontramos fungos que são usados na fabricação de queijos, como os queijos Camembertii e Roquefortii.
OUTROS aspectos:
Alguns fungos são usados diretamente como alimentos (Champignons – Agaricus campestris), outros são bastante venenosos (Amanita verna), e outros produzem substâncias alucinógenas como o LSD ou dietilamida do ácido lisérgico (Claviceps purpúrea).
REPRODUÇÃO:
Os fungos se reproduzem de diversas formas, podendo ser tanto de forma assexuada quanto sexuada, porém, quase sempre através de esporos. A produção se dá em grande parte das vezes em estruturas especializadas chamadas esporângios.
1. REPRODUÇÃO ASSEXUADA
a) Fragmentação: A maneira mais simples de um fungo filamentoso se reproduzir assexuadamente é por fragmentação: um micélio se fragmenta originando novos micélios.
b) Brotamento: Leveduras como Saccharomyces cerevisae se reproduzem por brotamento ou gemulação. Os brotos (gêmulas) normalmente se separam do genitor, mas, eventualmente, podem permanecer grudados, formando cadeias de células.
c) Esporulação: Muitos fungos se reproduzem assexuadamente por meio de esporos, células dotadas de paredes resistentes que, ao germinar, produzem hifas.
Em certos fungos aquáticos, os esporos são dotados de flagelos, uma adaptação à dispersão em meio líquido. Por serem móveis e nadarem ativamente, esses esporos são chamados zoósporos. 
2. REPRODUÇÃO SEXUADA
 Os esporos sexuados se originam da fusão de estruturas diferenciadas com caráter de sexualidade. O núcleo haplóide de uma célula doadora funde-se com o núcleo haplóide de uma célula receptora, formando um zigoto. Posteriormente, por divisão meiótica, originam-se quatro ou oito núcleos haplóides, alguns dos quais se recombinarão, geneticamente.
CLASSIFICAÇÃO:
· Os zigomicetos
· Não formam corpos de frutificação
· Pluricelulares· Hifas cenocíticas (asseptadas)
· Terrestres
· Saprófagos (alimentam-se de matéria orgânica morta)
· Principal representante:
· Rhizopus sp. (bolor preto do pão) Desenvolve-se sobre pães, bolos, biscoitos e frutas envelhecidos.
· O conjunto de hifas do micélio dá o aspecto aveludado ou de algodão característicos dos mofos ou bolores
· Os ascomicetos
· Fungos uni ou pluriceulares.
· Os pluricelulares formam corpo de frutificação denominado ascocarpo.
· Os unicelulares são representados pelas leveduras saccharomices cerevisae.
· Alguns são comestíveis (Trufas)
· Alguns são utilizados na indústria de bebidas alcoólicas (saccharomices cerevisae).
· Principais representantes:
· Tuber sp. – Mais conhecidos como Trufas, são utilizados na culinária.
· Peniciliium notatum – Obtenção do antibiótico penicilina.
· Penicillium camembert – Produção do queijo camembert.
· Penicillium roquefort – Produção do queijo roquefort.
· Claviceps purpurea – (Explosão de centeio) – Substância tóxica Ergotamina.
· Os basidiomicetos
· Formam corpos de frutificação denominados basidiocarpos, mais popularmente conhecidos como cogumelos.
· Possuem hifas septadas
· Alguns eliminam substâncias mal cheirosas para atrair insetos, os quais dispersam seus esporos.
· Alguns cogumelos possuem substâncias alucinógenas e são utilizados por tribos de indígenas em rituais religiosos. (GêneroPsilocybe).
· Muitos são utilizados na gastronomia (champingnon).
· Principais representantes:
· Psilocybe mexicana – Alucinógeno
· Agaricus campestris – Comestível, conhecido como champignon.
· Polyporus sp. – Orelha de pau
· Os deuteromicetos
· Os fungos que ainda não foram classificados em nenhuma das três classes anteriores são reunidos neste grupo.
· Os fungos deste grupo são chamados de “imperfeitos”, pois abriga espécies cuja posição taxonômica ainda não foi definida.
· Uni ou pluricelulares.
· São encontrados nos mais variados ambientes.
VAMOS RESOLVER JUNTOS!
01. (UEL) “Para nenhum povo da antiguidade, por mais que consumissem a cerveja, ela foi tão significativa e importante como para os egípcios. Entre eles, além de ter uma função litúrgica determinada no banquete oferecido aos mortos ilustres, a cerveja era a bebida nacional [...]. As mulheres que fabricavam a cerveja tornavam-se sacerdotisas, tal era a importância dessa bebida digna de ser oferecida como libação aos deuses. ” (VIDA biblioteca. Como fazer cerveja. 3.ed. São Paulo: Três, 1985. p. 51-52.) 
Ainda que a cerveja seja fabricada há milhares de anos, a essência de sua produção continua a mesma. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a cerveja é originada a partir da fermentação de cereais por meio de: 
a) Fungos macroscópicos, liberando álcool etílico e oxigênio. 
b) Bactérias, liberando álcool metílico e gás carbônico. 
c) Bactérias, liberando álcoois aromáticos e oxigênio. 
d) Fungos microscópicos, liberando álcool etílico e gás carbônico. 
e) Fungos microscópicos, liberando álcool metílicoe água.
02. (PUC-RJ) O fermento biológico usado na fabricação de pães provoca o aumento do volume da massa como conseqüência da produção de: 
a) CO2, a partir da água acrescentada à massa do pão. 
b) CO2, a partir da fermentação do açúcar acrescentado à massa do pão. 
c) O2, a partir da fermentação do amido existente na farinha do pão. 
d) N2, a partir da fermentação do açúcar acrescentado à massa do pão. 
e) O2, a partir da respiração do açúcar acrescentado à massa do pão.
03. (Kadu-Estilo-Enem) A candidíase oral, chamada popularmente de sapinho, é uma infecção da orofaringe provocada por microrganismos pertencentes ao gênero Candida. Ao contrário do que muita gente pensa, a candidíase na boca não é uma problema exclusivo de pacientes com HIV. Ela realmente pode ser um dos sinais de AIDS, mas costuma também surgir com frequência em crianças, idosos e pessoas com alguma alteração do sistema imunológico. O sapinho na boca é uma forma branda de candidíase, que acomete, principalmente, a mucosa da língua e a parte interna da bochecha. 
O “sapinho” É processo patológico que afeta o corpo humano em função da atividade de microrganismos catalogados como:
a) bactérias 
b) vírus 
c) fungos 
d) algas 
e) protozoários
04. (FUVEST) A cana-de-açúcar é importante matéria-prima para a produção de etanol. A energia contida na molécula de etanol e liberada na sua combustão foi 
a) captada da luz solar pela cana-de-açúcar, armazenada na molécula de glicose produzida por fungos no processo de fermentação e, posteriormente, transferida para a molécula de etanol. 
b) obtida por meio do processo de fermentação realizado pela cana-de-açúcar e, posteriormente, incorporada à molécula de etanol na cadeia respiratória de fungos. 
c) captada da luz solar pela cana-de-açúcar, por meio do processo de fotossíntese, e armazenada na molécula de clorofila, que foi fermentada por fungos. 
d) obtida na forma de ATP no processo de respiração celular da cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos. 
e) captada da luz solar por meio do processo de fotossíntese realizado pela cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos.
05. (UFRN) Assinale a opção em que há correspondência entre o ser e aquilo que se afirma sobre ele. 
a) O protozoário é unicelular, pode ser parasito ou de vida livre e causar dengue. 
b) O vírus é parasito intracelular e causa, em animais e vegetais, doenças invariavelmente prevenidas por meio de vacinas.
c) O fungo é uni ou pluricelular, pode causar candidíase e ser usado nas indústrias alimentícia e farmacêutica. 
d) A bactéria é unicelular, pode causar poliomielite e ser usada na indústria alimentícia.
e) Algas seres pluricelular, que pode causar a maré vermelha.
06. (FGV-SP) Grupo pede US$ 400 mil para salvar os anfíbios. Extinção é risco para quase 2.000 espécies na Terra. (...) os perigos que rondam o grupo vão além do binômio familiar “destruição do habitat/caça”. O grande assassino hoje parece ser um fungo, causador da doença conhecida como quitridiomicose. (...) Para piorar, o avanço do fungo parece estar ligado ao aquecimento global, quase impossível de se combater hoje. 
(Folha de S.Paulo, 11.07.2006) 
Suponha que, para justificar o pedido de verbas, o grupo de pesquisadores tenha, dentre outros motivos, alegado que: 
I. Os anfíbios fazem parte de inúmeras cadeias alimentares que mantêm o equilíbrio do ecossistema. A extinção de muitas de suas espécies traria descontrole às populações dos organismos que lhes servem de presa ou que lhes são predadores. 
II. Muitas espécies de anfíbios, ainda não totalmente conhecidas, poderiam ser de grande interesse farmacológico. As secreções de algumas dessas espécies poderiam apresentar propriedades terapêuticas. 
III. As pesquisas sobre o fungo causador da quitridiomicose poderiam resultar em medicamentos que, administrados aos anfíbios, poderiam salvá-los da extinção. 
IV. As pesquisas sobre a quitridiomicose poderiam ajudar a esclarecer as causas do aquecimento global. 
Justificam-se as afirmações 
a) I e II, apenas. 
b) I e III, apenas. 
c) II e III, apenas. 	
d) II, III e IV, apenas. 
e) I, II, III e IV. 
07. (ENEM) Na região sul da Bahia, o cacau tem sido cultivado por meio de diferentes sistemas. Em um deles, o convencional, a primeira etapa de preparação do solo corresponde a retirada da mata e a queimada dos tocos e das raízes. Em seguida, para o plantio da quantidade máxima de cacau na área, os pés de cacau são plantados próximos uns dos outros. No cultivo pelo sistema chamado cabruca, os pés de cacau são abrigados entre as plantas de maior porte, em espaço aberto criado pela derrubada apenas das plantas de pequeno porte. 
Os cacaueiros dessa região tem sido atacados e devastados pelo fungo chamado vassoura-de-bruxa, que se reproduz em ambiente quente e úmido por meio de esporos que se espalham no meio aéreo. 
As condições ambientais em que os pés de cacau são plantados e as condições de vida do fungo vassoura-de-bruxa,mencionadas acima, permitem supor-se que sejam mais intensamente atacados por esse fungo os cacaueiros plantados por meio do sistema 
a) convencional, pois os pés de cacau ficam mais expostos ao sol, o que facilita a reprodução do parasita. 
b) convencional, pois a proximidade entre os pés de cacau facilita a disseminação da doença. 
c) convencional, pois o calor das queimadas cria as condições ideais de reprodução do fungo. 
d) cabruca, pois os cacaueiros não suportam a sombra e, portanto, terão seu crescimento prejudicado e adoecerão. 
e) cabruca, pois, na competição com outras espécies, os cacaueiros ficam enfraquecidos e adoecem mais facilmente.
08. (VUNESP) No sistema de classificação de Lineu, os fungos eram considerados vegetais inferiores e compunham o mesmo grupo do qual faziam parte os musgos e as samambaias. Contudo, sistemas de classificação modernos colocam os fungos em um reino à parte, reino Fungi, que difere dos vegetais não apenas por não realizarem fotossíntese, mas também porque os fungos 
a) são procariontes, uni ou pluricelulares, enquanto os vegetais são eucariontes pluricelulares. 
b) são exclusivamente heterótrofos, enquanto os vegetais são autótrofos em sua grande maioria ou heterótrofos minoria. 
c) não apresentam parede celular, enquanto todos os vegetais apresentam parede celular formada por celulose. 
d) têm o glicogênio como substância de reserva energética, enquanto nos vegetais a reserva energética é o amido. 
e) reproduzem-se apenas assexuadamente, enquanto nos vegetais ocorre reprodução sexuada ou assexuada.
09. (UFC) O pesquisador Gustavo obtém pectinase, no meio de cultura líquido, produzida pelo fungo Aspergillus niger, para ser empregada na indústria de sucos. Gustavo não precisa destruir o fungo para obter a enzima; ele simplesmente separa o meio de cultura do microrganismo e isola a enzima deste meio. De acordo com o texto, assinale a alternativa correta. 
a) O Aspergillus niger é um organismo que possui mesossomo; desta forma, a síntese da enzima ocorre nas membranas do mesossomo e depois ela é secretada para o meio de cultura. 
b) O caminho da produção da pectinase começa com a transcrição, no citoplasma, do seu RNAm, que é traduzido por ribossomos e depois é ancorado nas membranas do retículo endoplasmático rugoso, onde a tradução é concluída. 
c) A síntese da pectinase começa no citoplasma e termina nas membranas do retículo endoplasmático rugoso. Em seguida, esta enzima passa para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.
d) A síntese da pectinase começa no núcleo e termina nas membranas do retículo endoplasmático liso. Em seguida, esta enzima passa para o lisossomo, depois para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura. 
e) A síntese da pectinase começa no mesossomo e termina nas membranas do retículo endoplasmático rugoso. Em seguida, esta enzima passa para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.
AV. MAXIMINO PORPINO 2009
ENEM
 BIOLOGIA
End.: Conj. COHAB, Gleba III, Rua C, 10 – Nova Marambaia – Fone: 32433376
End.: Conj. COHAB, Gleba III, Rua C, 10 – Nova Marambaia – Fone: 32433376
ENEM
AV. MAXIMINO PORPINO 2009
 BIOLOGIA
Importância dos fungos Exemplos 
INDÚSTRIA DE BEBIDAS 
Saccharomyces 
cerevisiae 
INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS 
Penicillium camemberti 
e Penicillium roqueforte 
ALUCINÓGENOS 
Claviceps purpurea 
ALIMENTAÇÃO 
Agaricus campestris 
e Tuber 
VENENOSOS 
Amanita muscaria 
PRODUÇÃO DE ANTIBIÓTICOS 
Penicillium notatum 
e P. chrysogenum 
 
	Importância dos fungos
	Exemplos
	INDÚSTRIA DE BEBIDAS
	Saccharomyces cerevisiae
	INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
	Penicillium camemberti e Penicillium roqueforte
	ALUCINÓGENOS
	Claviceps purpurea
	ALIMENTAÇÃO
	Agaricus campestris e Tuber
	VENENOSOS
	Amanita muscaria
	PRODUÇÃO DE ANTIBIÓTICOS
	Penicillium notatum e P. chrysogenum

Continue navegando