Logo Passei Direto
Buscar

Exercícios de Processo Penal para Concursos

User badge image
Glauber Lima

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em relação aos princípios que regem o processo penal, afirma-se corretamente:
a Constituição Federal garante expressamente os princípios da independência e da imparcialidade do juiz.

Em relação à prova testemunhal, assinale a alternativa correta.
A “testemunha de ouvir dizer” não presta compromisso de dizer a verdade por se tratar de testemunha indireta.

A respeito da prova, é correto afirmar:
não se admite a produção de provas não disciplinadas em lei, sob pena de violação do princípio da taxatividade.

Em relação à prisão em flagrante, assinale a alternativa correta.
A autoridade policial somente poderá conceder fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 2 anos.

Assinale a assertiva a seguir que espelha entendimento já sumulado pelos Tribunais Superiores sobre competência.
Compete à Justiça Federal processar e julgar crime em que o indígena figure como autor ou vítima.

Tício está sendo processado pela prática de crime de roubo. Durante o trâmite do inquérito policial, entra em vigor determinada lei, reduzindo o número de testemunhas possíveis de serem arroladas pelas partes no procedimento ordinário. A respeito do caso descrito, é correto que
não se aplica a lei nova ao processo de Tício em razão do princípio da anterioridade.

A respeito do inquérito policial, assinale a alternativa correta.
Para saber qual é a autoridade policial competente para um certo inquérito policial, utiliza-se o critério ratione loci ou ratione materiae.

De acordo com o art. 5° , § 5° do CPP, nos crimes de ação privada, a autoridade policial somente poderá proceder a inquérito
mediante requisição judicial.

A respeito das provas, disciplinadas nos artigos 155 a 250 do Código de Processo Penal, é correto afirmar que
o juiz, no ordenamento brasileiro, não pode determinar a produção de prova, de ofício. A atividade probatória é de iniciativa das partes, cabendo ao juiz deferi-las ou indeferi-las, tendo em vista a pertinência.

A respeito das provas, assinale a alternativa correta.
São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilegítimas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais.

Aplicar-se-á a lei processual penal, nos estritos termos dos arts. 1o , 2o e 3o do CPP,
aos processos de competência da Justiça Militar.

Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito (CPP, art. 5o , § 2o)
caberá recurso para o chefe de Polícia.

Em havendo conflito entre o Código de Processo Penal e uma lei especial que contenha normas processuais, a solução será a
aplicação da lei especial e, quando omissa, subsidiariamente do Código de Processo Penal.

A respeito do princípio constitucional do juiz natural, é correto afirmar que, na fase investigatória,
a)ele é representado pelo delegado de polícia, que atua na presidência do inquérito policial e concretiza as medidas legais. recer provas contra si.
b)pertinente, pois, se o acusado admite a imputação, o Estado fica desincumbido de produzir a prova.
c)válida apenas para os crimes contra o patrimônio, desde que haja a indenização do valor do prejuízo.
d)inaplicável, salvo se a confissão for espontânea e prestada em presença de advogado constituído pelo réu.
e)incabível, uma vez que ela deverá ser confrontada com os demais elementos do processo.

lei especial que contenha normas processuais, a solução será a
a)aplicação da norma que for mais recente, independentemente de eventual benefício ao réu.
b)aplicação da lei especial e, quando omissa, subsidiariamente do Código de Processo Penal.
c)aplicação do que for mais favorável ao acusado, independentemente da data de promulgação.
d)conjugação de ambos os diplomas, aplicando-se as normas que forem mais benéficas ao acusado.
e)prevalecência da regra geral do Código de Processo Penal, em virtude da proibição constitucional dos juízos de exceção.

Iniciada uma diligência visando a apreender, com urgência, objeto cujo possuidor ou detentor evade-se para Estado limítrofe, é correto afirmar que
a)os agentes da autoridade deverão interromper a diligência, elaborar relatório minucioso, para que ela seja concluída mediante carta precatória.
b)apenas se a diligência for comandada pela autoridade policial, os agentes da autoridade poderão ingressar no território do outro Estado e realizar a apreensão.
c)os agentes da autoridade poderão ingressar no território do outro Estado e, encontrando o objeto, apreendê-lo imediatamente.
d)ainda que haja urgência na apreensão, os agentes da autoridade deverão apresentar-se à autoridade policial da respectiva área.
e)os agentes da autoridade poderão ingressar em outro Estado se houver ordem judicial para a transposição.

Considere o seguinte caso hipotético. Uma Juiza do Trabalho de uma das Varas da Capital de São Paulo, em oficio endereçado à Justiça de Campinas, envia uma carta precatória para a execução provisória de um débito laboral. Tão logo autuada a precatória, o Juíz de Campinas, por entender nula a ação trabalhista originária, encaminha oficio ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT/15), sediado em Campinas, informando que a ordem da magistrada de São Paulo seria ilegal e que, por isso, não poderia cumprir a determinação. Uma vez ciente do oficio, e indagada pelo TRT/15, a Juiza de São Paulo responde que a ordem era legal. O TRT/15, por reputar que o magistrado de Campinas cometeu crime contra a honra magistrada de São Paulo, determinou que fosse instaurada investigação formal. Uma vez instaurado o inquérito, foi intimada a suposta ofendida, que representou para que os fatos fossem processados. O que deu ensejo à propositura de ação penal pelo Ministério Público Estadual de São Paulo.
A respeito do caso narrado, assinale a alternativa correta.
a)Considerando que os delitos contra a honra são processáveis apenas mediante ação penal de iniciativa privada, totalmente indevida a dedução de ação penal pública condicionada, isto é, por meio de representação.
b)Não poderia o inquérito policial ser instaurado mediante a requisição do Tribunal, tendo em vista não se tratar de caso que seja apurado mediante ação penal pública incondicionada.
c)Tratando-se de crime imputado a magistrada do Trabalho, que detém foro por prerrogativa de função, foi equivocada a dedução do processo em primeiro grau, sendo a competência originária do Eg. Tribunal de Justiça de São Paulo.
d)Tratando-se de imputação de crimes de menor potencial ofensivo, cuja Justiça é prevista constitucionalmente, afasta-se a competência originária do Tribunal competente, sendo o feito apurado nos Juizados Especiais.
e)Por se tratar de ofensas envolvendo membros do Poder Judiciário que respondem por seus atos a Tribunais Regionais do Trabalho de regiões distintas (2a e 15a Região), a competência para a ação penal será do Superior Tribunal de Justiça.

A respeito do caso, assinale a alternativa correta.
a)Tratando-se de crime comum, correto o julgamento de Tício pelo Tribunal do Júri, visto que a competência do Tribunal de Justiça para processar e julgar Prefeitos dá-se apenas em crimes de responsabilidade.
b)Tratando-se de crime doloso contra a vida praticado por militar, correto o julgamento pela Justiça Militar.
c)O Tribunal do Júri não poderia ter julgado Tício pelo crime de posse irregular de arma de fogo, pois não se trata de crime doloso praticado contra a vida.
d)Mévia e Tício haveriam de ser julgados pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, haja vista que os fatos se deram em um mesmo contexto.
e)Tício, por ser Prefeito, haveria de ter sido julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Todavia, uma vez que a absolvição pelo Tribunal do Júri transitou em julgado, mesmo sendo caso de incompetência absoluta, a decisão não poderá mais ser revista, sob pena de violação ao princípio da refomatio in pejus.

Afirma-se corretamente em matéria de prisão cautelar, que
a)em caso de excepcional gravidade, ainda que analisada abstratamente, o princípio da presunção de inocência poderá ser desprezado, a fim de se autorizar o largo emprego de prisões cautelares.
b)em caso de descumprimento de alguma medida cautelar, a regra será a decretação imediata e automática da prisão processual.
c)na análise do cabimento da prisão preventiva, deve o juiz ponderar, na decisão, se não são aplicáveis medidas diversas menos gravosas.
d)o prazo da prisão temporária, ainda que prorrogada, jamais excederá a 10 (dez) dias.
e)em sendo vedada a fiança, não é possível a concessão de liberdade provisória, com ou sem condições.

A respeito da execução das penas em espécie e incidentes de execução, assinale a alternativa correta.
a)Compete ao Juízo da Execução Penal do Estado a execução da pena imposta a sentenciado pela Justiça Federal, quando recolhido a estabelecimento sujeito à administração estadual.
b)O livramento condicional poderá ser requerido pelo Ministério Público, em favor do sentenciado, sendo certo que as condições de admissibilidade, conveniência e oportunidade serão verificadas pelo Conselho Penitenciário, a cujo relatório ficará adstrito o Juiz.
c)A pena de multa, não paga pelo sentenciado, será convertida em título executivo de dívida, ficando a cargo do Ministério Público propor a execução no Juízo da Execução Criminal do local em que tramitou o processo.
d)A suspensão condicional da pena compreende, além da privativa de liberdade, as penas acessórias.
e)A concessão do livramento condicional da pena competirá ao Juiz que proferiu a sentença condenatória.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em relação aos princípios que regem o processo penal, afirma-se corretamente:
a Constituição Federal garante expressamente os princípios da independência e da imparcialidade do juiz.

Em relação à prova testemunhal, assinale a alternativa correta.
A “testemunha de ouvir dizer” não presta compromisso de dizer a verdade por se tratar de testemunha indireta.

A respeito da prova, é correto afirmar:
não se admite a produção de provas não disciplinadas em lei, sob pena de violação do princípio da taxatividade.

Em relação à prisão em flagrante, assinale a alternativa correta.
A autoridade policial somente poderá conceder fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 2 anos.

Assinale a assertiva a seguir que espelha entendimento já sumulado pelos Tribunais Superiores sobre competência.
Compete à Justiça Federal processar e julgar crime em que o indígena figure como autor ou vítima.

Tício está sendo processado pela prática de crime de roubo. Durante o trâmite do inquérito policial, entra em vigor determinada lei, reduzindo o número de testemunhas possíveis de serem arroladas pelas partes no procedimento ordinário. A respeito do caso descrito, é correto que
não se aplica a lei nova ao processo de Tício em razão do princípio da anterioridade.

A respeito do inquérito policial, assinale a alternativa correta.
Para saber qual é a autoridade policial competente para um certo inquérito policial, utiliza-se o critério ratione loci ou ratione materiae.

De acordo com o art. 5° , § 5° do CPP, nos crimes de ação privada, a autoridade policial somente poderá proceder a inquérito
mediante requisição judicial.

A respeito das provas, disciplinadas nos artigos 155 a 250 do Código de Processo Penal, é correto afirmar que
o juiz, no ordenamento brasileiro, não pode determinar a produção de prova, de ofício. A atividade probatória é de iniciativa das partes, cabendo ao juiz deferi-las ou indeferi-las, tendo em vista a pertinência.

A respeito das provas, assinale a alternativa correta.
São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilegítimas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais.

Aplicar-se-á a lei processual penal, nos estritos termos dos arts. 1o , 2o e 3o do CPP,
aos processos de competência da Justiça Militar.

Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito (CPP, art. 5o , § 2o)
caberá recurso para o chefe de Polícia.

Em havendo conflito entre o Código de Processo Penal e uma lei especial que contenha normas processuais, a solução será a
aplicação da lei especial e, quando omissa, subsidiariamente do Código de Processo Penal.

A respeito do princípio constitucional do juiz natural, é correto afirmar que, na fase investigatória,
a)ele é representado pelo delegado de polícia, que atua na presidência do inquérito policial e concretiza as medidas legais. recer provas contra si.
b)pertinente, pois, se o acusado admite a imputação, o Estado fica desincumbido de produzir a prova.
c)válida apenas para os crimes contra o patrimônio, desde que haja a indenização do valor do prejuízo.
d)inaplicável, salvo se a confissão for espontânea e prestada em presença de advogado constituído pelo réu.
e)incabível, uma vez que ela deverá ser confrontada com os demais elementos do processo.

lei especial que contenha normas processuais, a solução será a
a)aplicação da norma que for mais recente, independentemente de eventual benefício ao réu.
b)aplicação da lei especial e, quando omissa, subsidiariamente do Código de Processo Penal.
c)aplicação do que for mais favorável ao acusado, independentemente da data de promulgação.
d)conjugação de ambos os diplomas, aplicando-se as normas que forem mais benéficas ao acusado.
e)prevalecência da regra geral do Código de Processo Penal, em virtude da proibição constitucional dos juízos de exceção.

Iniciada uma diligência visando a apreender, com urgência, objeto cujo possuidor ou detentor evade-se para Estado limítrofe, é correto afirmar que
a)os agentes da autoridade deverão interromper a diligência, elaborar relatório minucioso, para que ela seja concluída mediante carta precatória.
b)apenas se a diligência for comandada pela autoridade policial, os agentes da autoridade poderão ingressar no território do outro Estado e realizar a apreensão.
c)os agentes da autoridade poderão ingressar no território do outro Estado e, encontrando o objeto, apreendê-lo imediatamente.
d)ainda que haja urgência na apreensão, os agentes da autoridade deverão apresentar-se à autoridade policial da respectiva área.
e)os agentes da autoridade poderão ingressar em outro Estado se houver ordem judicial para a transposição.

Considere o seguinte caso hipotético. Uma Juiza do Trabalho de uma das Varas da Capital de São Paulo, em oficio endereçado à Justiça de Campinas, envia uma carta precatória para a execução provisória de um débito laboral. Tão logo autuada a precatória, o Juíz de Campinas, por entender nula a ação trabalhista originária, encaminha oficio ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT/15), sediado em Campinas, informando que a ordem da magistrada de São Paulo seria ilegal e que, por isso, não poderia cumprir a determinação. Uma vez ciente do oficio, e indagada pelo TRT/15, a Juiza de São Paulo responde que a ordem era legal. O TRT/15, por reputar que o magistrado de Campinas cometeu crime contra a honra magistrada de São Paulo, determinou que fosse instaurada investigação formal. Uma vez instaurado o inquérito, foi intimada a suposta ofendida, que representou para que os fatos fossem processados. O que deu ensejo à propositura de ação penal pelo Ministério Público Estadual de São Paulo.
A respeito do caso narrado, assinale a alternativa correta.
a)Considerando que os delitos contra a honra são processáveis apenas mediante ação penal de iniciativa privada, totalmente indevida a dedução de ação penal pública condicionada, isto é, por meio de representação.
b)Não poderia o inquérito policial ser instaurado mediante a requisição do Tribunal, tendo em vista não se tratar de caso que seja apurado mediante ação penal pública incondicionada.
c)Tratando-se de crime imputado a magistrada do Trabalho, que detém foro por prerrogativa de função, foi equivocada a dedução do processo em primeiro grau, sendo a competência originária do Eg. Tribunal de Justiça de São Paulo.
d)Tratando-se de imputação de crimes de menor potencial ofensivo, cuja Justiça é prevista constitucionalmente, afasta-se a competência originária do Tribunal competente, sendo o feito apurado nos Juizados Especiais.
e)Por se tratar de ofensas envolvendo membros do Poder Judiciário que respondem por seus atos a Tribunais Regionais do Trabalho de regiões distintas (2a e 15a Região), a competência para a ação penal será do Superior Tribunal de Justiça.

A respeito do caso, assinale a alternativa correta.
a)Tratando-se de crime comum, correto o julgamento de Tício pelo Tribunal do Júri, visto que a competência do Tribunal de Justiça para processar e julgar Prefeitos dá-se apenas em crimes de responsabilidade.
b)Tratando-se de crime doloso contra a vida praticado por militar, correto o julgamento pela Justiça Militar.
c)O Tribunal do Júri não poderia ter julgado Tício pelo crime de posse irregular de arma de fogo, pois não se trata de crime doloso praticado contra a vida.
d)Mévia e Tício haveriam de ser julgados pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, haja vista que os fatos se deram em um mesmo contexto.
e)Tício, por ser Prefeito, haveria de ter sido julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Todavia, uma vez que a absolvição pelo Tribunal do Júri transitou em julgado, mesmo sendo caso de incompetência absoluta, a decisão não poderá mais ser revista, sob pena de violação ao princípio da refomatio in pejus.

Afirma-se corretamente em matéria de prisão cautelar, que
a)em caso de excepcional gravidade, ainda que analisada abstratamente, o princípio da presunção de inocência poderá ser desprezado, a fim de se autorizar o largo emprego de prisões cautelares.
b)em caso de descumprimento de alguma medida cautelar, a regra será a decretação imediata e automática da prisão processual.
c)na análise do cabimento da prisão preventiva, deve o juiz ponderar, na decisão, se não são aplicáveis medidas diversas menos gravosas.
d)o prazo da prisão temporária, ainda que prorrogada, jamais excederá a 10 (dez) dias.
e)em sendo vedada a fiança, não é possível a concessão de liberdade provisória, com ou sem condições.

A respeito da execução das penas em espécie e incidentes de execução, assinale a alternativa correta.
a)Compete ao Juízo da Execução Penal do Estado a execução da pena imposta a sentenciado pela Justiça Federal, quando recolhido a estabelecimento sujeito à administração estadual.
b)O livramento condicional poderá ser requerido pelo Ministério Público, em favor do sentenciado, sendo certo que as condições de admissibilidade, conveniência e oportunidade serão verificadas pelo Conselho Penitenciário, a cujo relatório ficará adstrito o Juiz.
c)A pena de multa, não paga pelo sentenciado, será convertida em título executivo de dívida, ficando a cargo do Ministério Público propor a execução no Juízo da Execução Criminal do local em que tramitou o processo.
d)A suspensão condicional da pena compreende, além da privativa de liberdade, as penas acessórias.
e)A concessão do livramento condicional da pena competirá ao Juiz que proferiu a sentença condenatória.

Prévia do material em texto

PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
1 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PROCESSO PENAL 
Prof. Jordão Santana 
Módulo Completo 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
2 
 
 
 
 CONCURSO: CARREIRAS POLICIAIS – PROJETO CAVEIRA 
 
 ASSUNTO: QUESTÕES DE CONCURSOS 
 
1) Em relação aos princípios que regem o 
processo penal, afirma-se corretamente: 
 
a Constituição Federal garante expressamente os 
princípios da independência e da imparcialidade do juiz. 
b) o recurso extraordinário e o recurso especial têm por 
função assegurar o duplo grau de jurisdição. 
c) o direito ao julgamento em prazo razoável está 
previsto na Constituição Federal e pode ter como termo 
inicial ato realizado na fase de inquérito policial. 
d) sobre o princípio da motivação das decisões judiciais, 
há previsão no CPP quanto à denominada motivaçãoper 
relationem. 
e) o art. 20, do CPP, que garante o sigilo das 
investigações no inquérito policial, não foi recepcionado 
pela Constituição Federal, que previu expressamente o 
princípio da publicidade. 
 
2) Em relação à prova testemunhal, assinale a 
alternativa correta. 
 
a)A “testemunha de ouvir dizer” não presta 
compromisso de dizer a verdade por se tratar de 
testemunha indireta. 
b)Testemunhas numerárias são as que não prestam 
compromisso de dizer a verdade. 
c)Os parentes do acusado têm apenas a faculdade de 
depor, mas não o dever de depor em determinadas 
circunstâncias. 
d)A judicialidade significa que só é prova testemunhal 
aquela produzida perante o juiz, em contraditório. 
e)A testemunha presa será ouvida sempre pelo sistema 
de videoconferência. 
 
3) Sobre competência no processo penal, 
assinale a alternativa correta. 
 
a)Havendo crime militar conexo a crime comum, 
prevalece a competência da justiça castrense, a qual 
deverá julgar ambos os crimes. 
b)Nos casos de exclusiva ação privada, o querelante 
poderá preferir o foro do lugar da infração, ainda 
quando conhecido o domicílio do réu. 
c)A competência da Justiça Federal é residual em relação 
à competência da Justiça Estadual. 
d)A Justiça Estadual e a Justiça Federal são espécies de 
jurisdição comum. 
e)Compete ao foro do local da emissão do cheque 
processar e julgar o crime de estelionato mediante 
cheque sem provisão de fundos. 
 
4) No que se refere à prova testemunhal, 
assinale a alternativa correta. 
 
a)Não se admite no processo/inquérito policial a 
presença de testemunhas indiretas, que são as que 
depõem sobre conhecimentos obtidos por intermédio 
de terceiros. 
b)É característica do testemunho a sua objetividade, isto 
é, a testemunha, como regra geral, depõe sobre fatos 
percebidos pelos seus sentidos, sem emissão de juízos 
de valor ou opinião pessoal. 
c)A oitiva das testemunhas acontece no lugar que for a 
ela conveniente. 
d)A judicialidade não é característica da prova 
testemunhal, à vista de sua produção se dar também em 
inquérito policial. 
e)Informantes não são classificados como testemunhas 
por conta das informações sigilosas que detêm. 
 
5) A respeito da prova, é correto afirmar: 
 
a)não se admite a produção de provas não disciplinadas 
em lei, sob pena de violação do princípio da taxatividade. 
b)a produção da chamada prova emprestada deve 
obedecer ao procedimento previsto no CPP, sob pena de 
seu não aproveitamento. 
c)fonte de prova é o instrumento por meio do qual se 
introduzem no processo os elementos probatórios. 
d)meio de prova é tudo que é idôneo a fornecer o 
resultado apreciável para a decisão do juiz. 
e)elemento de prova é o dado bruto que se extrai da 
fonte da prova, ainda não valorado pelo juiz. 
 
6) Em relação à prisão em flagrante, assinale a 
alternativa correta. 
 
a)A autoridade policial somente poderá conceder fiança 
nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade 
máxima não seja superior a 2 anos. 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
3 
 
 
b)O delito putativo por obra do agente provocador é 
contemplado na lei e mesmo na doutrina como espécie 
do chamado quase-flagrante. 
c)Para existir a prisão em flagrante nas hipóteses de 
perseguição é necessário que o agente seja preso em até 
24 horas após o fato. 
d)A atribuição para a lavratura do auto de prisão em 
flagrante é da autoridade policial do local em que 
ocorrer a prisão-captura, mesmo que esta se dê em local 
diverso do da prática do crime. 
 e)Chama-se flagrante impróprio a situação de prisão em 
que o agente é surpreendido quando acabou de 
cometer o delito. 
 
7) Assinale a assertiva a seguir que espelha 
entendimento já sumulado pelos Tribunais Superiores 
sobre competência. 
 
a)Compete à Justiça Federal processar e julgar crime em 
que o indígena figure como autor ou vítima. 
b)A competência constitucional do Tribunal do Júri 
prevalece sobre o foro por prerrogativa de função 
estabelecida pela Constituição Estadual. 
c)Compete à Justiça Estadual processar e julgar o crime 
de falsa anotação na Carteira de Trabalho e Previdência 
Social, atribuído à empresa privada. 
d)Compete à Justiça Militar processar e julgar o policial 
militar por crime de promover ou facilitar a fuga de 
preso de estabelecimento penal. 
e)O foro competente para o processo e julgamento dos 
crimes de estelionato, sob a modalidade da emissão 
dolosa de cheque sem provisão de fundos, é o do local 
onde se deu a emissão da cártula. 
 
8) Tício está sendo processado pela prática de 
crime de roubo. Durante o trâmite do inquérito 
policial, entra em vigor determinada lei, reduzindo o 
número de testemunhas possíveis de serem arroladas 
pelas partes no procedimento ordinário. A respeito do 
caso descrito, é correto que 
 
a)não se aplica a lei nova ao processo de Tício em razão 
do princípio da anterioridade. 
b)a lei que irá reger o processo é a lei do momento em 
que foi praticado o crime, à vista do princípio tempus 
regit actum. 
c)em razão do sistema da unidade processual, pelo qual 
uma única lei deve reger todo o processo, a lei velha 
continua ultra-ativa e, por isso, não se aplica a nova lei, 
mormente por ser esta prejudicial em relação aos 
interesses do acusado. 
d)não se aplica a lei revogada ao processo de Tício em 
razão do princípio da reserva legal. 
e)não se aplica a lei revogada porque a instrução ainda 
não se iniciara quando da entrada em vigor da nova lei. 
9) A respeito do inquérito policial, assinale a 
alternativa correta. 
 
a)Para saber qual é a autoridade 
policial competente para um certo inquérito policial, 
utiliza-se o critério ratione loci ou ratione materiae. 
b)A autoridade policial poderá arquivar autos de 
inquérito policial se convencida da inexistência da 
materialidade delitiva. 
c)Logo que tiver conhecimento da prática da infração 
penal, autoridade policial poderá apreender os objetos 
que tiverem relação com o fato, após liberados pelos 
peritos criminais. 
d)Como peça obrigatória para o oferecimento da 
denúncia, os autos de inquérito policial acompanharão a 
denúncia ou queixa. 
e)O inquérito policial é um procedimento administrativo, 
de natureza acusatória, escrito e sigiloso. 
 
10) De acordo com o art. 5° , § 5° do CPP, nos 
crimes de ação privada, a autoridade policial somente 
poderá proceder a inquérito 
 
a)medianterequisição judicial. 
b)após lavratura do respectivo Boletim de Ocorrência. 
c)a requerimento de quem tenha qualidade para 
intentá-la. 
d)mediante requisição judicial ou de órgão ministerial. 
e)mediante requisição de órgão ministerial. 
 
11) A respeito das provas, disciplinadas nos artigos 
155 a 250 do Código de Processo Penal, é correto 
afirmar que 
 
a)o juiz, no ordenamento brasileiro, não pode 
determinar a produção de prova, de ofício. A atividade 
probatória é de iniciativa das partes, cabendo ao juiz 
deferi-las ou indeferi-las, tendo em vista a pertinência. 
b)o juiz formará sua convicção pela livre apreciação da 
prova produzida judicialmente em contraditório e nos 
elementos informativos colhidos no curso do inquérito 
policial que, inclusive, poderão fundamentar 
exclusivamente a decisão. 
c)os pais, os filhos e irmãos do acusado poderão se 
recusar a depor em processo, salvo quando não for 
possível, por outro meio, obter-se a prova do fato e suas 
circunstâncias, ocasião em que prestarão compromisso 
de dizer a verdade. 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
4 
 
 
d)as cartas remetidas ao acusado poderão ser juntadas 
em prol de sua defesa, ainda que não haja 
consentimento dos signatários. 
e)o exame de corpo e delito, direto ou indireto, é 
indispensável nos crimes que deixam vestígios, exceto 
quando há confissão do acusado. 
 
12) A respeito das provas, assinale a alternativa 
correta. 
 
a)São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do 
processo, as provas ilegítimas, assim entendidas as 
obtidas em violação a normas constitucionais ou legais. 
b)A pessoa que nada souber que interesse à decisão da 
causa será computada como testemunha. 
c)O exame para o reconhecimento de escritos, tal como 
o reconhecimento fotográfico, não tem previsão legal. 
d)O juiz não tem iniciativa probatória. 
e)A falta de exame complementar, em caso de lesões 
corporais, poderá ser suprida pela prova testemunhal. 
 
13) Sobre prisão e medidas cautelares, é correto 
afirmar: 
 
a)por se tratar de medida urgente, a prisão deverá ser 
efetuada em qualquer lugar e dia e a qualquer hora. 
b)a falta de exibição do mandado não obsta a prisão se a 
infração for inafiançável. 
c)deverão ser aplicadas, observando-se a necessidade, 
adequação, regulamentação, usos e costumes e os 
princípios gerais de direito. 
d)o juiz não pode dispensar a manifestação da parte 
contrária antes de decidir sobre o pedido de medida 
cautelar. 
e)Dispensa-se a assinatura no mandado de prisão 
quando a autoridade judiciária responsável pela sua 
expedição se fizer presente em seu cumprimento. 
 
14) Aplicar-se-á a lei processual penal, nos 
estritos termos dos arts. 1o , 2o e 3o do CPP, 
 
a)aos processos de competência da Justiça Militar. 
b)ultrativamente, mas apenas quando favorecer o 
acusado. 
c)retroativamente, mas apenas quando favorecer o 
acusado. 
d)desde logo, sem prejuízo da validade dos atos 
realizados sob a vigência da lei anterior. 
e)com o suplemento dos princípios gerais de direito sem 
admitir, contudo, interpretação extensiva e aplicação 
analógica. 
 
15) Do despacho que indeferir o requerimento 
de abertura de inquérito (CPP, art. 5o , § 2o ) 
 
a)caberá recurso para o chefe de Polícia. 
b)caberá recurso para o Promotor de Justiça Corregedor 
da Polícia Judiciária. 
c)caberá recurso para o Juiz Corregedor da Polícia 
Judiciária. 
d)caberá recurso para o Desembargador Corregedor 
Geral de Justiça. 
e)não caberá recurso. 
 
16) No que concerne à prisão em flagrante, à 
prisão temporária e à prisão preventiva, assinale a 
alternativa correta, nos estritos termos legais e 
constitucionais. 
 
a)Nenhuma delas tem prazo máximo estabelecido em 
lei. 
b)A primeira pode ser realizada pela autoridade policial, 
violando domicílio e sem ordem judicial, a qualquer 
horário do dia ou da noite. 
c)A segunda somente é cabível em crimes hediondos ou 
assemelhados, podendo durar 30 (trinta) ou 60 
(sessenta) dias. 
d)A segunda demanda ordem judicial e prévio parecer 
favorável do Ministério Público. 
e)A terceira pode ser decretada de ofício pelo Juiz 
durante o inquérito policial. 
 
17) Em havendo conflito entre o Código de 
Processo Penal e uma lei especial que contenha 
normas processuais, a solução será a 
 
a)aplicação da norma que for mais recente, 
independentemente de eventual benefício ao réu. 
b)aplicação da lei especial e, quando omissa, 
subsidiariamente do Código de Processo Penal. 
c)aplicação do que for mais favorável ao acusado, 
independentemente da data de promulgação. 
d)conjugação de ambos os diplomas, aplicando-se as 
normas que forem mais benéficas ao acusado. 
e)prevalecência da regra geral do Código de Processo 
Penal, em virtude da proibição constitucional dos juízos 
de exceção. 
 
18) A respeito do princípio constitucional do juiz 
natural, é correto afirmar que, na fase investigatória, 
 
a)ele é representado pelo delegado de polícia, que atua 
na presidência do inquérito policial e concretiza as 
medidas legais. 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
5 
 
 
b)não há, uma vez que para sua existência é 
imprescindível que haja o contraditório formal e a ampla 
defesa. 
c)não existe, pois nesta fase a autoridade judiciária 
exerce tão somente atividade correcional e nunca 
jurisdicional propriamente dita. 
d)poderá haver tão somente na hipótese de decretação 
de medidas que cerceiem a liberdade do investigado. 
e)ele é representado pelo juiz de direito que concede 
prazos, autoriza diligências e determina medidas 
restritivas. 
 
19) A obtenção de dados e informações 
cadastrais de vítimas ou de suspeitos junto a órgãos 
do poder público ou empresas da iniciativa privada, 
durante a investigação de crime de tráfico de pessoas, 
poderá ser requisitada 
 
a)pela Autoridade Judiciária, mediante representação do 
Ministério Público. 
b)pela Autoridade Judiciária, mediante representação do 
Delegado de Polícia. 
c)diretamente pelo Delegado de Polícia ou pelo 
Promotor de Justiça. 
d)apenas pela Autoridade Judiciária, de ofício. 
e)somente pelo Delegado de Polícia ou pelo Juiz de 
Direito. 
 
20) Os crimes materiais exigem que a ação penal 
seja instruída com o respectivo exame de corpo de 
delito cujo laudo, para ter validade, deve ser assinado 
por 
 
a)2 (dois) peritos oficiais, independentemente do grau 
de instrução, ou por 2 (duas) pessoas idôneas, 
preferencialmente portadoras de diploma de curso 
superior. 
b)1 (um) perito oficial, preferencialmente portador de 
diploma de curso superior, ou por 2 (duas) pessoas 
idôneas, com atuação na área da perícia. 
c)2 (dois) peritos oficiais, com formação superior na área 
específica da perícia, sendo vedada a assinatura por 
leigos. 
d)1 (um) perito oficial, obrigatoriamente portador de 
diploma de curso superior, ou por 2 (duas) pessoas 
idôneas, que também possuam o mesmo grau de 
instrução. 
e)1 (um) perito oficial, portador de diploma de curso 
superior preferencialmente na área específica, vedada a 
assinatura por leigos. 
 
21) A afirmação de que “a confissão é a rainha 
das provas”, em Direito Processual Penal, é 
 
a)inaceitável, porque ela contraria o princípio de que 
ninguém pode oferecer provas contra si. 
b)pertinente, pois, se o acusado admite a imputação, o 
Estado fica desincumbido de produzir a prova. 
c)válida apenas para os crimes contra o patrimônio, 
desde que haja a indenização do valor do prejuízo. 
d)inaplicável, salvo se a confissão for espontânea e 
prestada em presença de advogado constituído pelo réu. 
e)incabível,uma vez que ela deverá ser confrontada com 
os demais elementos do processo. 
 
22) Iniciada uma diligência visando a apreender, 
com urgência, objeto cujo possuidor ou detentor 
evade-se para Estado limítrofe, é correto afirmar que 
 
a)os agentes da autoridade deverão interromper a 
diligência, elaborar relatório minucioso, para que ela 
seja concluída mediante carta precatória. 
 b)apenas se a diligência for comandada pela autoridade 
policial, os agentes da autoridade poderão ingressar no 
território do outro Estado e realizar a apreensão. 
c)os agentes da autoridade poderão ingressar no 
território do outro Estado e, encontrando o objeto, 
apreendê-lo imediatamente. 
d)ainda que haja urgência na apreensão, os agentes da 
autoridade deverão apresentar-se à autoridade policial 
da respectiva área. 
 
e)os agentes da autoridade poderão ingressar em outro 
Estado se houver ordem judicial para a transposição. 
 
23) Considere o seguinte caso hipotético. Uma 
Juiza do Trabalho de uma das Varas da Capital de São 
Paulo, em oficio endereçado à Justiça de Campinas, 
envia uma carta precatória para a execução provisória 
de um débito laboral. Tão logo autuada a precatória, o 
Juíz de Campinas, por entender nula a ação 
trabalhista originária, encaminha oficio ao Tribunal 
Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT/15), sediado 
em Campinas, informando que a ordem da magistrada 
de São Paulo seria ilegal e que, por isso, não poderia 
cumprir a determinação. Uma vez ciente do oficio, e 
indagada pelo TRT/15, aJuiza de São Paulo responde 
que a ordem era legal. O TRT/15, por reputar que o 
magistrado de Campinas cometeu crime contra a 
honra magistrada de São Paulo, determinou que fosse 
instaurada investigação formal. Uma vez instaurado o 
inquérito, foi intimada a suposta ofendida, que 
representou para que os fatos fossem processados. O 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
6 
 
 
que deu ensejo à propositura de ação penal pelo 
Ministério Público Estadual de São Paulo. 
 
A respeito do caso narrado, assinale a alternativa 
correta. 
 
a)Considerando que os delitos contra a honra são 
processáveis apenas mediante ação penal de iniciativa 
privada, totalmente indevida a dedução de ação penal 
pública condicionada, isto é, por meio de representação. 
b)Não poderia o inquérito policial ser instaurado 
mediante a requisição do Tribunal, tendo em vista não 
se tratar de caso que seja apurado mediante ação penal 
pública incondicionada. 
c)Tratando-se de crime imputado a magistrada do 
Trabalho, que detém foro por prerrogativa de função, foi 
equivocada a dedução do processo em primeiro grau, 
sendo a competência originária do Eg. Tribunal de 
Justiça de São Paulo. 
d)Tratando-se de imputação de crimes de menor 
potencial ofensivo, cuja Justiça é prevista 
constitucionalmente, afasta-se a competência originária 
do Tribunal competente, sendo o feito apurado nos 
Juizados Especiais. 
e)Por se tratar de ofensas envolvendo membros do 
Poder Judiciário que respondem por seus atos a 
Tribunais Regionais do Trabalho de regiões distintas (2a 
e 15a Região), a competência para a ação penal será do 
Superior Tribunal de Justiça. 
 
24) A respeito do caso, assinale a alternativa 
correta. 
 
a)Tratando-se de crime comum, correto o julgamento de 
Tício pelo Tribunal do Júri, visto que a competência do 
Tribunal de Justiça para processar e julgar Prefeitos dá-
se apenas em crimes de responsabilidade. 
b)Tratando-se de crime doloso contra a vida praticado 
por militar, correto o julgamento pela Justiça Militar. 
c)O Tribunal do Júri não poderia ter julgado Tício pelo 
crime de posse irregular de arma de fogo, pois não se 
trata de crime doloso praticado contra a vida. 
d)Mévia e Tício haveriam de ser julgados pelo Tribunal 
de Justiça do Estado de São Paulo, haja vista que os fatos 
se deram em um mesmo contexto. 
e)Tício, por ser Prefeito, haveria de ter sido julgado pelo 
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Todavia, uma 
vez que a absolvição pelo Tribunal do Júri transitou em 
julgado, mesmo sendo caso de incompetência absoluta, 
a decisão não poderá mais ser revista, sob pena de 
violação ao princípio da refomatio in pejus. 
25) Afirma-se corretamente em matéria de 
prisão cautelar, que 
 
a)em caso de excepcional gravidade, ainda que analisada 
abstratamente, o princípio da presunção de inocência 
poderá ser desprezado, a fim de se autorizar o largo 
emprego de prisões cautelares. 
b)em caso de descumprimento de alguma medida 
cautelar, a regra será a decretação imediata e automá- 
tica da prisão processual. 
 c)na análise do cabimento da prisão preventiva, deve o 
juiz ponderar, na decisão, se não são aplicáveis medidas 
diversas menos gravosas. 
d)o prazo da prisão temporária, ainda que prorrogada, 
jamais excederá a 10 (dez) dias. 
e)em sendo vedada a fiança, não é possível a concessão 
de liberdade provisória, com ou sem condições. 
 
26) A respeito da execução das penas em espécie 
e incidentes de execução, assinale a alternativa 
correta. 
 
a)Compete ao Juízo da Execução Penal do Estado a 
execução da pena imposta a sentenciado pela Justiça 
Federal, quando recolhido a estabelecimento sujeito à 
administração estadual. 
b)O livramento condicional poderá ser requerido pelo 
Ministério Público, em favor do sentenciado, sendo 
certo que as condições de admissibilidade, conveniência 
e oportunidade serão verificadas pelo Conselho 
Penitenciário, a cujo relatório ficará adstrito o Juiz. 
c)A pena de multa, não paga pelo sentenciado, será 
convertida em título executivo de dívida, ficando a cargo 
do Ministério Público propor a execução no Juízo da 
Execução Criminal do local em que tramitou o processo. 
d)A suspensão condicional da pena compreende, além 
da privativa de liberdade, as penas acessórias. 
e)A concessão do livramento condicional da pena 
competirá ao Juiz que proferiu a sentença condenatória. 
 
27) Dos princípios constitucionais do processo 
penal a seguir enumerados, assinale o que admite que 
a legislação infraconstitucional estabeleça exceções. 
 
a)Princípio do contraditório. 
b)Princípio da publicidade. 
c)Princípio da presunção da inocência. 
d)Princípio da imunidade à autoacusação. 
 
28) Uma vez relatado o inquérito policial, 
 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
7 
 
 
a)o delegado pode determinar o arquivamento dos 
autos. 
b)o Promotor de Justiça pode denunciar ou arquivar o 
feito. 
c)o Promotor de Justiça pode denunciar, requerer o 
arquivamento ou requisitar novas diligências. 
d)o Juiz pode, diante do pedido de arquivamento, indicar 
outro promotor para oferecer denúncia. 
e)a vítima pode, uma vez determinado o arquivamento, 
iniciar ação penal substitutiva da pública. 
 
29) Em 09 de abril de 2009, em uma festa de 
aniversário, A, maior, relatou ter sido estuprada por B, 
irmão da aniversariante. Foi oferecida queixa-crime 
aos 08 de outubro de 2009, a qual foi recebida em 03 
de novembro do mesmo ano, tendo o Juiz 
determinado, de ofício, a realização de exame de 
sangue de B, para comparar com os vestígios de 
sêmen encontrados na vítima. O acusado recusou-se a 
fazer o exame, suscitando seu direito ao silêncio. Ao 
final, B acabou condenado, sob o fundamento de que, 
ao se recusar a fornecer material genético, houve 
inversão do ônus da prova, não tendo provado sua 
inocência. 
 
A respeito do caso, assinale a alternativa correta. 
 
a)O processo não é nulo, pois, ainda que ao tempo da 
propositura da inicial, a ação penal fosse condicionada à 
representação, ao tempodo crime, a ação era de 
iniciativa privada, não se aplicando a Lei n° 12.015/2009, 
de 07 de agosto de 2009, nesta parte. 
b)O juiz, em sede penal, não pode ordenar a realização 
de provas, pois não há mais espaço para poderes 
instrutórios, reminiscência do sistema inquisitorial. 
c)O processo é nulo, pois a ação penal é de iniciativa 
privada, e o recebimento da queixa deu-se após o prazo 
decadencial, de seis meses. 
d)O processo é nulo, por ilegitimidade de parte, pois o 
crime de estupro, com as alterações advindas da Lei n° 
12.015/2009, de 07 de agosto de 2009, passou a ser 
processável mediante ação penal pública, condicionada 
à representação da vítima. 
e)Acertada a condenação proferida, haja vista que a 
recusa em oferecer material genético acarreta inversão 
do ônus da prova. 
 
30) X e Y, maiores de idade, empreendem assalto 
a banco, armados (art. 157, § 2° , I e II). Logo ao 
saírem do local, em poucos minutos, a polícia chega ao 
recinto e passa à perseguição dos criminosos, que são 
presos em flagrante, na posse de armas de fogo e de 
grande quantidade de dinheiro em espécie. O 
delegado arbitra fiança a X, mas não para Y, por este 
ser reincidente. Em juízo, é convertida em preventiva a 
prisão de Y, sendo imediatamente impetrado habeas 
corpus no Tribunal de Justiça. A ordem é concedida, 
revogando-se a prisão preventiva, pois cabíveis 
medidas alternativas, sendo, desde logo, imposta a 
obrigatoriedade de comparecimento periódico, em 
Juízo. Uma vez solto, Y descumpre a medida, sendo 
decretada, de ofício, nova prisão preventiva. 
 
A respeito do caso, assinale a alternativa correta. 
 
a)Embora acertado o arbitramento de fiança para X pelo 
delegado de polícia oficiante, este não poderia se 
recusar a arbitrar fiança para Y, em virtude da 
reincidência. 
b)A prisão em flagrante delito dos agentes foi ilegal, eis 
que a situação não configurava, sob qualquer ótica, 
estado de flagrância. 
c)A nova prisão preventiva de Y é ilegal, pois, inexistindo 
urgência, em homenagem ao princípio do contraditório, 
o imputado haveria de ser ouvido, antes da adoção da 
medida extrema. 
d)O Tribunal errou ao conceder a ordem, pois, em se 
tratando de crime com violência, a prisão preventiva é a 
regra. 
e)O delegado de polícia oficiante acertou em arbitrar 
fiança a X, pois o crime praticado não é inafiançável. 
 
 
31) Nos termos do artigo 4o do Código de 
Processo Penal, a polícia judiciária será exercida 
pelas autoridades policiais no território de suas 
respectivas circunscrições e terá por fim 
 
a)a apuração das infrações penais, civis e 
administrativas, e da sua autoria. 
 b)a apuração das infrações penais e administrativas, e 
da sua autoria. 
c)a apuração das infrações penais e civis. 
d)a apuração dos crimes e das contravenções penais. 
e)a apuração das infrações penais e da sua autoria. 
 
32) Quanto ao prazo para o encerramento do 
inquérito policial, é correto afirmar que 
 
a)o inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o 
indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver 
preso preventivamente, contado o prazo, nesta 
hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
8 
 
 
de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, 
mediante fiança ou sem ela. 
b)o inquérito deverá terminar no prazo de 15 dias, se o 
indiciado tiver sido preso em flagrante, ou no prazo de 
30 dias, quando estiver solto. 
c)o inquérito deverá terminar no prazo de 20 dias, se o 
indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver 
preso preventivamente, contado o prazo, nesta 
hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem 
de prisão, ou no prazo de 45 dias, quando estiver solto. 
d)o inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o 
indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver 
preso preventivamente, ou no prazo de 60 dias, se 
estiver solto, ou em qualquer outro prazo que tenha 
sido determinado pelo juiz. 
e)o Código de Processo Penal não estipula prazo para o 
encerramento, devendo este ser estipulado pelo juiz. 
 
33) A autoridade policial pode determinar o 
arquivamento de autos de inquérito policial? 
 
a)Não, por expressa disposição legal. 
b)Sim, desde que constate que a punibilidade está 
extinta. 
c)Sim, desde que constate que os fatos foram 
praticados sob alguma causa excludente de ilicitude. 
d)Sim, desde que constate que os fatos foram 
praticados em legítima defesa ou estado de 
necessidade. 
e)Sim, desde que exaustivas diligências comprovem a 
impossibilidade de elucidar a autoria criminosa. 
 
34) O princípio do in dubio pro sociedade não 
altera a presunção de inocência, mas permite que a 
pronúncia seja decretada 
 
a)por ocasião da fase da pronúncia, quando vigora o 
princípio do in dubio pro reo. 
b)por mero juízo de admissibilidade, não sendo 
necessária prova incontroversa do crime. 
c)pelo conselho de sentença, que irá analisar o juízo de 
admissibilidade da acusação. 
d)porque o juízo de certeza é do presidente do tribunal 
do júri. 
 
35) A confissão do acusado no processo penal 
 
a)só pode ser admitida se houver outras provas. 
b)para ter validade, deve ser apresentada na polícia e 
em juízo. 
c)pode ser considerada válida ainda que feita somente 
na fase extrajudicial. 
d)nunca será tida como valor probante se houver 
posterior retratação judicial. 
 
36) A formação da convicção do magistrado no 
processo penal tem por base inúmeros elementos. 
Assinale a alternativa que contenha elementos que 
vão ao encontro da sistemática do Código de 
Processo Penal como um todo. 
 
a)Vinculação das provas do processo à sua própria 
consciência e verdade formal. 
b)Livre convencimento e verdade material. 
c)Livre convencimento e motivação da decisão. 
 d)Hierarquia prefixada de provas e livre apreciação 
dos elementos constatados nos autos. 
 
37) Na área médica a questão do sigilo 
profissional é extremamente sensível e obedece, 
assim como em outras profissões, ao previsto no 
Código Penal, que estabelece pena de detenção 
quando da sua violação. Na situação específica de 
intimação ou notificação para depor em juízo, o 
profissional deverá 
 
a)declarar-se impedido e não comparecer para prestar 
depoimento. 
b)restar depoimento, revelando apenas fatos que não 
comprometam suas habilidades profissionais. 
 c)responder ao inquérito sem omitir informações em 
virtude do caráter legal da intimação. 
d)em nenhuma hipótese, revelar segredo de que tem 
ciência em função da profissão. 
e)comparecer e declarar-se impedido de prestar 
depoimento em razão de sigilo profissional. 
 
38) Com relação ao Princípio Constitucional da 
Publicidade, com correspondência no Código de 
Processo Penal, é correto afirmar que 
 
a)a publicidade ampla e a publicidade restrita não 
constituem regras de maior ou menor valor no 
processo penal, cabendo ao poder discricionário do juiz 
a preservação da intimidade dos sujeitos processuais. 
b)a publicidade restrita tem regramento pela legislação 
infraconstitucional e não foi recepcionada pela 
Constituição Federal, que normatiza a publicidade 
ampla dos atos processuais como garantia absoluta do 
indivíduo. 
c)de acordo com o artigo 93, inciso IX, da Constituição 
Federal, com nova redação dada pela EC 45/2004, os 
atos processuais serão públicos, sob pena de nulidade, 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
9 
 
 
cabendo ao juiz limitar a presença, nas audiências, de 
partes e advogados. 
d)a publicidade restrita é regra geral dos atos 
processuais, ao passo que a publicidade amplaé 
exceção e ocorre nas situações expressas em lei, 
dependendo de decisão judicial no caso concreto. 
e)a publicidade ampla é regra geral dos atos 
processuais, ao passo que a publicidade restrita é 
exceção e ocorre nas situações expressas em lei, 
dependendo de decisão judicial no caso concreto. 
 
39) De acordo com o artigo 80, do Código de 
Processo Penal, nos processos conexos, será 
facultativa a separação quando 
 
a)as infrações tiverem sido praticadas em 
circunstâncias de tempo ou lugar diferentes, ou, 
quando pelo excessivo número de acusados e para não 
lhes prolongar a prisão provisória, ou por outro motivo 
relevante, o juiz reputar conveniente a separação. 
b)venha o juiz ou tribunal a proferir sentença 
absolutória ou que desclassifique a infração para outra 
que não se inclua na sua competência. 
c)houver corréu em local incerto ou não sabido ou 
foragido que não possa ser julgado à revelia, ainda que 
representado por defensor constituído e regularmente 
citado. 
d)concorrerem jurisdição comum e do juízo falimentar. 
e)em relação a algum corréu, por superveniência de 
doença mental, nos termos do artigo 152 do Código de 
Processo Penal, ainda que indispensável a suspensão 
do processo para instauração de incidente de 
insanidade mental. 
 
40) Na produção de prova testemunhal, com 
relação ao método direto e cruzado, previsto no 
artigo 212, do Código de Processo Penal, com nova 
redação dada pela Lei no 11.690/08, afirma-se que 
 
a)é utilizado com reservas porque enfraquece o 
contraditório e o poder instrutório do juiz, além de 
afrontar os princípios da ampla defesa e do 
contraditório. 
b)a testemunha é inquirida, inicialmente, por quem a 
arrolou e, após, submetida ao exame cruzado pela 
parte contrária, cabendo ao juiz indeferir perguntas 
impertinentes e repetitivas e completar a inquirição. 
c)é sistema de inquirição idêntico ao desenvolvido em 
plenário do júri e explicitado pelo artigo 473 do Código 
de Processo Penal. 
 d)é regra de exceção na inquirição de testemunha na 
segunda fase da persecução penal, condicionada ao 
requerimento prévio das partes e deferimento judicial. 
e)após a complementação do juiz, ao qual se dirige a 
prova produzida, encerra-se a oitiva, sem possibilidade 
de reperguntas pelas partes. 
 
41) De acordo com o princípio da presunção de 
inocência, previsto no artigo 5° , inciso LVII, da 
Constituição Federal, explícito no processo penal, 
 
a)iniciada a ação penal e feita a citação, o réu não é 
obrigado a comparecer em Juízo e se autoacusar, mas, 
comparecendo, não tem direito ao silêncio. 
b)em caso de dúvida, por aplicação do princípio da 
prevalência do interesse da sociedade (in dubio pro 
societate), condena-se o acusado. 
c)o ônus da prova de inocência cabe à defesa, após 
recebimento da denúncia ou queixa-crime e 
consequente início da ação penal. 
d)surge como sua decorrência lógica, a 
indispensabilidade da medida cautelar extrema, de 
prisão, ainda que desnecessária à instrução e à ordem 
pública. 
e)presume-se inocente o acusado até pronunciamento 
de culpa, por sentença condenatória, transitada em 
julgado. 
 
42) O arquivamento de Inquérito Policial ocorre 
 
a)por ordem do chefe de Polícia, dado o seu caráter 
administrativo. 
b)por ordem da autoridade judiciária, por falta de base 
para a denúncia. 
c)mediante requisição do Ministério Público, à 
autoridade policial, por falta de justa causa para a ação 
penal. 
d)pela autoridade policial, a pedido do curador especial 
nomeado para o indiciado, noticiada a sua 
inimputabilidade penal. 
e)por ordem da autoridade policial, constatada a 
ausência de indícios de autoria delitiva. 
 
43) Para delimitação de competência, entende-se 
por foro supletivo ou foro subsidiário, previsto no 
artigo 72, caput, do Código de Processo Penal, 
 
a)o do juízo prevento, na infração continuada ou 
permanente, praticada em território de duas ou mais 
jurisdições. 
b)o do lugar da infração à qual cominada pena mais 
grave. 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
10 
 
 
c)o de domicílio ou residência do réu, porque 
desconhecido o lugar da infração penal. 
d)o da residência da vítima, porque desconhecidos o 
paradeiro do réu, o local da consumação do delito e, 
na tentativa, o lugar em que praticado o último ato de 
execução. 
e)o do juízo da distribuição, porque desconhecidos o 
paradeiro do réu, o local da consumação do delito e, 
na tentativa, o lugar em que praticado o último ato de 
execução. 
 
44) Assinale a alternativa correta quanto ao 
depoimento de testemunha por carta precatória, 
disciplinado pelo artigo 222 do Código de Processo 
Penal. 
 
a)Há vedação legal à colheita do depoimento 
testemunhal deprecado, por meio de 
videoconferência. 
b)A expedição da carta precatória suspende a instrução 
criminal. 
c)Se intimada, por carta precatória, a testemunha que 
morar fora da jurisdição do juiz, deverá comparecer 
para sua oitiva, pelo Juízo Deprecante, sob pena de 
condução coercitiva. 
 d)Anotado prazo razoável para o cumprimento, o seu 
decurso permite a realização do julgamento, mas, a 
todo tempo, a carta precatória, uma vez devolvida, 
será junta aos autos. 
 e)Desnecessária a intimação das partes, da expedição 
da carta precatória, por se tratar de ato ordinatório. 
 
45) A prisão em flagrante, cautelar, realiza-se 
 
a)sem necessidade de avaliação posterior por 
autoridade judiciária, porque pode ser relaxada, a 
qualquer tempo, pela autoridade policial. 
b)diante de aparente tipicidade (fumus boni juris), mas 
confirmados ilicitude e culpabilidade. 
c)no momento em que está ocorrendo ou termina de 
ocorrer o crime. 
d)mediante expedição de mandado de prisão pela 
autoridade judiciária. 
 e)única e tão somente pela polícia judiciária. 
 
46) O inquérito policial, nos crimes em que a 
ação pública depender de 
representação,__________ ; nos crimes de ação 
privada, a autoridade policial somente poderá 
proceder a inquérito___________. 
 
Assinale a alternativa que preenche, correta e 
respectivamente, as lacunas. 
 
a)depende de queixa crime para sua instauração … 
após colher o consentimento da vítima ou de terceiro 
patrimonialmente interessado na investigação do fato 
b)pode ser instaurado independentemente dela, mas 
só pode embasar ação penal após manifestação 
positiva da vítima … após oferecimento de queixa 
crime 
c)só pode ser iniciado se não houver transcorrido o 
prazo decadencial de seis meses … quando 
acompanharem a representação do ofendido o nome e 
qualificação de ao menos três testemunhas 
d)não poderá sem ela ser iniciado … a requerimento de 
quem tenha qualidade para intentá-la 
e)depende de queixa crime para sua instauração … 
após oferecimento de queixa crime 
 
47) Prescreve o art. 6o , VIII do CPP: logo que 
tiver conhecimento da prática da infração penal, a 
autoridade policial deverá ordenar a identificação do 
indiciado pelo processo datiloscópico, se possível. 
Acerca do tema, a Constituição da República de 1988 
 
a)recepcionou integralmente o CPP 
b)ampliou as hipóteses de identificação criminal, 
admitindo-a também para testemunhas e declarantes. 
c)ampliou os métodos de identificação criminal, 
admitindo expressamente outros que decorram do 
progresso científico, tais como os exames de DNA. 
d)revogou totalmente o dispositivo do CPP, não 
admitindo mais a identificação criminal. 
e)determina, com exceções previstas em lei, que o 
civilmente identificado não será submetido à 
identificação criminal. 
 
48) A competência para a ação penal, caso 
 
a)desconhecido o domicílio do ofendido, será 
estabelecida pelo local da infração. 
b)desconhecido o local da infração, será estabelecida 
pela residência ou domicílio do réu. 
c)desconhecido o domicílio do réu, será estabelecida 
pela prevenção.d)se trate de ação privada, ficará a cargo do 
querelante, que pode escolher entre o local da infração 
e o da sua própria residência. 
e)se trate de crime tentado, será fixada no lugar onde 
deveria ter se consumado a infração. 
 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
11 
 
 
49) Nos termos do art. 109, § 5o da Constituição 
da República de 1988, o incidente de deslocamento 
de competência para a Justiça Federal é cabível nas 
hipóteses de grave violação de direitos humanos, 
com a finalidade de assegurar o cumprimento de 
obrigações decorrentes de tratados internacionais de 
direitos humanos dos quais o Brasil seja parte. Pode 
ser suscitado pelo___________ junto 
ao___________. 
 
Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas: 
 
a)Procurador-Geral de Justiça de qualquer Estado ... 
STF 
b)Procurador-Geral da República ou Procurador-Geral 
de Justiça de qualquer Estado ... STF 
c)Órgão Especial de Tribunal de Justiça ... STF 
d)Procurador-Geral da República ... STJ 
e)Presidente de Tribunal de Justiça ou de Tribunal 
Regional Federal ... STJ 
 
50) Determina o art. 156 do CPP que a prova da 
alegação incumbirá a quem a fizer. Tal norma 
 
a)é relativizada, pois o juiz pode ordenar, mesmo antes 
de iniciada a ação penal, a produção antecipada de 
provas consideradas urgentes e relevantes. 
b)é corolário do Estado Democrático de Direito, pois 
apenas ao acusado, tecnicamente assistido por 
advogado, é franqueado o direito de provar o que 
entende relevante para o sucesso de seus argumentos. 
c)consagra o princípio da imparcialidade da jurisdição, 
pois ao Estado-Juiz é defeso realizar diligências de 
ofício no curso do processo. 
d)consagra o princípio do in dubio pro reo, pois o juiz 
não pode determinar de ofício a produção de prova 
que aproveite a tese da parte autora. 
e)consagra o princípio da inércia judicial, pois o 
julgador não poderá determinar a produção de provas 
no curso da ação penal. 
 
51) Em matéria de prova, vige no processo penal 
o livre convencimento motivado. Todavia, o STJ fixou 
entendimento (súmula 74) estabelecendo que 
 
a)para a decretação da extinção da punibilidade pela 
morte do acusado, é necessário que venha aos autos 
original ou cópia autenticada de certidão de óbito. 
b)a prova de idade de acusado maior de 70 anos, a fim 
de obter o benefício da prescrição pela metade, faz-se 
apenas por documento oficial válido e original. 
c)o reconhecimento da menoridade do acusado requer 
prova por documento hábil. 
d)a renúncia ao direito de queixa deve ser feita por 
escrito e na presença de testemunhas numerárias. 
e)a delação premiada só é válida se colhida na 
presença de órgão do Ministério Público e advogado 
constituído. 
 
52) Com relação às previsões relativas ao 
Inquérito Policial no Código de Processo Penal, é 
correto afirmar que 
 
 a)o inquérito, nos crimes em que a ação pública 
depender de representação, poderá, sem ela, ser 
iniciado, mas seu encerramento dependerá da juntada 
desta. 
 b)durante a instrução do Inquérito Policial, são 
vedados os requerimentos de diligências pelo 
ofendido, ou seu representante legal; e pelo indiciado, 
em virtude da sua natureza inquisitorial. 
c)nos crimes em que não couber ação pública, os autos 
do inquérito permanecerão em poder da autoridade 
policial até a formalização da iniciativa do ofendido ou 
de seu representante legal, condição esta obrigatória 
para a remessa dos autos ao juízo competente. 
d)todas as peças do inquérito policial serão, num só 
processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, 
nesse caso, rubricadas pela autoridade. 
e)qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da 
existência de infração penal em que caiba ação pública 
poderá, por escrito, comunicá-la à autoridade policial, 
sendo vedada a comunicação verbal. 
 
53) Assinale a alternativa correta no que tange 
ao arquivamento do Inquérito Policial, segundo o 
disposto no Código de Processo Penal. 
 
a)Depois de ordenado o arquivamento do inquérito 
pela autoridade judiciária, por falta de base para a 
denúncia, a autoridade policial somente poderá 
proceder a novas pesquisas com autorização da 
autoridade judiciária que determinou o arquivamento. 
b)A autoridade policial poderá mandar arquivar autos 
de inquérito. 
c)Depois de ordenado o arquivamento do inquérito 
pela autoridade judiciária, por falta de base para a 
denúncia, a autoridade policial não poderá proceder a 
novas pesquisas se de outras provas tiver notícia. 
d)Depois de ordenado o arquivamento do inquérito 
pela autoridade judiciária, por falta de base para a 
denúncia, a autoridade policial poderá proceder a 
novas pesquisas se de outras provas tiver notícia. 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
12 
 
 
e)A autoridade policial poderá mandar arquivar autos 
de inquérito somente nos casos em que for constatada 
atipicidade da conduta 
 
54) Com relação às disposições do Código de 
Processo Penal, acerca do exame de corpo de delito 
e perícias em geral, é correto afirmar que 
 
a)não sendo possível o exame de corpo de delito, por 
haverem desaparecido os vestígios, a prova 
testemunhal poderá suprir-lhe a falta. 
b)a autópsia será feita até seis horas depois do óbito, 
salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, 
julgarem que possa ser feita depois daquele prazo, o 
que declararão no auto 
c)na falta de perito oficial, o exame será realizado por 1 
(uma) pessoa idônea, portadora de diploma de curso 
superior. 
d)o exame de corpo de delito deverá ser feito durante 
o dia 
e)os exames de corpo de delito e as outras perícias 
serão feitos obrigatoriamente por dois peritos oficiais. 
 
55) Com relação às disposições do Código de 
Processo Penal relativas ao ofendido e às 
testemunhas, é correto afimar que 
 
a)a redação do depoimento da testemunha deverá 
evitar a utilização de expressões de “baixo calão” 
usadas pelas testemunhas sem reproduzir fielmente as 
suas frases. 
b)durante o depoimento não é permitido que a 
testemunha manifeste suas apreciações pessoais, salvo 
quando inseparáveis da narrativa do fato 
c)os militares e os funcionários públicos deverão ser 
ouvidos no local em que exercem suas funções. 
d)as pessoas impossibilitadas, por enfermidade ou por 
velhice, de comparecer para depor, não serão 
inquiridas. 
 e)o ofendido será qualificado e fará, sob palavra de 
honra, a promessa de dizer a verdade do que souber e 
Ihe for perguntado, e sendo perguntado sobre as 
circunstâncias da infração, quem seja ou presuma ser o 
seu autor e sobre as provas que possa indicar, tomar-
se-ão por termo as suas declarações. 
 
56) Assinale a alternativa correta com relação às 
disposições previstas no Código de Processo Penal, 
com relação ao reconhecimento de pessoas e coisas 
e a acareação. 
 
a)Não será admitida acareação entre acusado e 
testemunha 
b)Do ato de reconhecimento, lavrar-se-á auto 
pormenorizado, subscrito pela autoridade, pela pessoa 
chamada para proceder ao reconhecimento e por uma 
testemunha presencial. 
c)Após a realização do reconhecimento, a pessoa que o 
fez será convidada a descrever a pessoa que deva ser 
reconhecida. 
d)É inválida a acareação realizada sem a presença de 
alguma das testemunhas que divergiram, em suas 
declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes. 
e)O reconhecimento de objeto deverá ser realizado 
com as mesmas cautelas previstas para o 
reconhecimento de pessoas, desde que aplicáveis. 
 
57) Segundo o disposto no Código de Processo Penal, 
consideram-se indícios: 
 
a)a circunstância conhecidamas ainda não provada 
que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, 
concluir-se a existência de outra ou outras 
circunstâncias. 
b)o conjunto dos meios de prova de autoria e 
materialidade que autorize o oferecimento da 
denúncia por parte do Ministério Público 
c)a circunstância conhecida e provada que, tendo 
relação com o fato, autorize o indiciamento do 
investigado. 
 d)a circunstância conhecida e provada que, tendo 
relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a 
existência de outra ou outras circunstâncias. 
e)o conjunto dos elementos de prova de autoria e 
materialidade que autorize o oferecimento da 
denúncia por parte do Ministério Público. 
 
58) Com relação a buscas e apreensões, é correto 
afirmar que 
 
a)a autoridade ou seus agentes poderão penetrar no 
território de jurisdição alheia, salvo se pertencente a 
outro Estado quando, para o fim de apreensão, forem 
no seguimento de pessoa ou coisa, devendo 
apresentar-se à competente autoridade local, antes da 
diligência ou após, conforme a urgência desta. 
b)se as autoridades locais tiverem fundadas razões 
para duvidar da legitimidade das pessoas que, nas 
diligências de busca e apreensões, entrarem pelos seus 
distritos, ou da legalidade dos mandados que 
apresentarem, poderão exigir as provas dessa 
legitimidade, ainda que em prejuízo da diligência. 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
13 
 
 
c)a busca em mulher será feita por outra mulher, se 
não importar retardamento ou prejuízo da diligência. 
d)só será arrombada a porta e forçada a entrada na 
residência a que será realizada a busca na hipótese de 
encontrarem-se ausentes os moradores. 
e)sendo determinada a pessoa ou coisa que se vai 
procurar, é vedado cientificar o morador acerca dela, 
contudo não sendo encontrada a pessoa ou coisa 
procurada, os motivos da diligência serão comunicados 
a quem tiver sofrido a busca, se o requerer. 
 
59) A respeito do inquérito policial, 
procedimento disciplinado pelo Código de Processo 
Penal, é correto afirmar que 
 
a)os instrumentos do crime não acompanharão os 
autos do inquérito. 
b)o inquérito não acompanhará a denúncia ou queixa, 
ainda que sirva de base a uma ou outra. 
c)ao término do inquérito, a autoridade policial fará 
minucioso relatório do que tiver sido apurado e enviará 
os autos ao membro do ministério público, nos termos 
do § 1o do artigo 10. 
d)nos crimes de ação privada, a autoridade policial 
poderá proceder a inquérito, independentemente de 
requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la 
e)o inquérito, nos crimes em que a ação pública 
depender de representação, não poderá sem ela ser 
iniciado. 
 
60) O ato de indiciamento 
 
a)vincula o Ministério Público, que não poderá 
requerer o arquivamento do inquérito. 
b)é, em regra, atribuição do delegado de polícia; 
excepcionalmente tal poder poderá ser conferido ao 
promotor de justiça. 
c)decorre do fato de a autoridade policial convencer-se 
da autoria da infração penal, atribuída a 
determinado(s) indivíduo(s). 
d)transforma o indivíduo suspeito da prática do delito 
em acusado. 
e)é um ato informal eventualmente realizado durante 
o inquérito policial. 
 
61) Sobre os prazos para a conclusão do inquérito 
policial, é correto afirmar que 
 
a)se for decretada prisão temporária em crime 
hediondo, o indiciado pode permanecer preso por até 
noventa dias, sem que seja necessária a conclusão do 
inquérito. 
b)nos crimes de competência da Justiça Federal, o 
prazo é de quinze dias, prorrogáveis por mais quinze, 
em regra. 
c)para os crimes de tráfico de drogas o prazo é de dez 
dias improrrogáveis. 
d)se o indiciado estava solto ao ser decretada sua 
prisão preventiva, o prazo de dez dias conta-se da data 
da decretação da prisão. 
e)a autoridade policial possui o prazo de trinta dias 
improrrogáveis para todos os casos previstos na 
legislação processual penal. 
 
62) O princípio que rege a atividade probatória – 
o qual consiste em exigir que o juiz tenha contato 
direto com as provas de que se valerá para decidir, 
sendo, em regra, inválida a prova produzida sem a 
presença do magistrado – é denominado 
 
a)Princípio da identidade física do juiz 
b)Princípio da comunhão dos meios de prova 
c)Princípio da concentração 
d)Princípio da imediação ou imediatidade 
e)Princípio da investigação. 
 
63) Assinale a alternativa correta a respeito do 
tema “documentos de prova”, previsto no Código de 
Processo Penal. 
 
a)As partes sempre podem apresentar documentos em 
qualquer fase do processo. 
b)A lei não confere o mesmo valor do original à 
fotografia do documento, ainda que devidamente 
autenticada 
c)Os documentos em língua estrangeira, sem prejuízo 
de sua juntada imediata, serão sempre traduzidos por 
tradutor público 
d)As públicas-formas terão valor quando conferidas 
com o original por qualquer funcionário público, ainda 
que ausente a autoridade 
e)A letra e firma dos documentos particulares serão 
submetidas a exame pericial, quando contestada a sua 
autenticidade 
 
64) Código de Processo Penal, artigo 239: 
“Considera-se ________ a circunstância conhecida e 
provada, que, tendo relação com o fato, autorize, 
________ por , concluir-se a existência de outra ou 
outras ______ ”. 
 
Assinale a alternativa que preenche correta e 
respectivamente as lacunas do enunciado 
 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
14 
 
 
a)indício ... indução ... circunstâncias 
b)contraindício ... indução ... circunstâncias 
c)indício ... dedução ... autorias 
d)contraindício ... indução ... autorias 
e)indício ... dedução ... circuntâncias 
 
65) Nos termos do Código de Processo Penal, artigo 
244, a busca pessoal 
 
a)não dependerá de mandado da autoridade judicial 
competente, em caso de prisão em flagrante. 
b)sempre dependerá de mandado da autoridade 
judicial competente. 
c)dependerá de mandado da autoridade policial 
competente, em caso de medida determinada no curso 
de busca domiciliar. 
d)dependerá de mandado da autoridade judicial 
competente, em caso de fundada suspeita de que a 
pessoa esteja na posse de arma proibida. 
e)dependerá de mandado da autoridade policial 
competente, em caso de fundada suspeita de que a 
pessoa esteja na posse de objetos ou papéis que 
constituam corpo de delito 
 
66) No tocante à prisão em flagrante delito, é 
correto afirmar que 
 
a)na falta ou no impedimento do escrivão, qualquer 
pessoa designada pela autoridade lavrará o auto, 
depois de prestado o compromisso legal. 
b)não havendo autoridade no lugar em que se tiver 
efetuado a prisão, qualquer pessoa designada pela 
autoridade lavrará o auto, depois de prestado o 
compromisso legal. 
c)a falta de testemunhas da infração não impedirá o 
auto de prisão em flagrante, mas, nesse caso, com o 
condutor, deverão assiná-lo pelo menos uma pessoa 
que haja testemunhado a apresentação do preso à 
autoridade. 
d)a prisão de qualquer pessoa e o local onde se 
encontre deverão ser comunicados imediatamente ao 
juiz competente, ao Ministério Público, à família do 
preso ou à pessoa por ele indicada e à Defensoria 
Pública. 
e)apresentado o preso à autoridade competente, 
ouvirá esta o condutor e as testemunhas que o 
acompanharam e interrogará o acusado sobre a 
imputação que lhe é feita, lavrando-se auto que será 
por todos assinado 
 
67) Do despacho que indeferir o requerimento 
de abertura de inquérito____________; o inquérito, 
nos crimes em que a ação pública depender de 
representação, ____________.” 
 
Preenchem as lacunas, completa, correta erespectivamente, as seguintes expressões: 
 
a)caberá recurso para o Juiz Corregedor … não poderá 
sem ela ser iniciado 
b)caberá recurso para o Juiz Corregedor … só pode ser 
instaurado mediante requisição ministerial 
c)caberá recurso para o chefe de Polícia … não poderá 
sem ela ser iniciado 
d)caberá recurso para o chefe de Polícia … só poderá 
ser instaurado mediante apresentação de prova do 
fato 
e)não caberá recurso … só poderá ser instaurado 
mediante apresentação de prova do fato 
 
68) Dispõe o art. 5.º, inc. LVI, da Constituição 
Federal que “são inadmissíveis, no processo, as 
provas obtidas por meios ilícitos”. Trata-se 
do “Princípio da vedação das provas ilícitas”, também 
invocado no art. 157 do Código de Processo Penal. 
Sobre este tema, assinale a opção que contenha 
assertiva falsa: 
 
a)A reforma processual penal promovida pela Lei n.º 
11.690/2008 distanciou-se da doutrina e jurisprudência 
pátrias que distinguiam as provas ilícitas das ilegítimas, 
concebendo como provas ilícitas tanto aquelas que 
violem disposições materiais como processuais. 
b)São admissíveis as provas derivadas das ilícitas 
quando puderem ser obtidas por meio que por si só – 
seguindo os trâmites típicos e de praxe, próprios da 
investigação ou instrução criminal – seria capaz de 
conduzir ao fato objeto da prova. 
c)É praticamente unânime na doutrina e na 
jurisprudência pátrias o entendimento que não admite 
a utilização no processo penal da prova favorável ao 
acusado se colhida com infringência a direitos 
fundamentais seus ou de terceiros. 
d)São admissíveis as provas derivadas das ilícitas 
quando não evidenciado o nexo de causalidade entre 
umas e outras. 
 
69) Quando o acusado não informa quem é seu 
advogado, o encaminhamento de cópia integral dos 
autos de prisão em flagrante para a Defensoria 
Pública é 
 
a)obrigação legal da autoridade policial. 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
15 
 
 
b)recomendável pela praxe forense, mas não tem 
previsão legal. 
c)obrigatório, apenas, quando não arbitrada fiança 
pela autoridade policial. 
d)decisão discricionária a ser analisada, caso a caso, 
pela autoridade policial. 
 
70) Nos termos do quanto determina o § 4 do 
art. 5.º do CPP, o inquérito que apura crime de ação 
pública condicionada 
 
a)depende, para instauração, da respectiva 
representação. 
b)deve ser instaurado de ofício pela autoridade policial. 
c)deve ser instaurado após minucioso relatório da 
auto- ridade. 
d)depende, para instauração, da indicação de 
testemunhas idôneas do fato a ser apurado. 
e)deve ser instaurado no prazo de 6 (seis) meses 
contados da data do fato. 
 
71) Determina o caput do art. 70 do CPP que nos 
crimes consumados, como regra, a competência para 
julgamento será determinada pelo lugar em que se 
consumar a infração. No caso de tentativa, 
 
a)pelo domicílio do ofendido. 
b)pelo domicílio do acusado. 
c)pela prevenção. 
d)pelo lugar onde deveria ter se consumado a infração. 
e)pelo lugar em que for praticado o último ato de 
execução. 
 
72) Quando o interrogando não falar a língua 
nacional, o interrogatório será 
 
a)feito por escrito, mediante o auxílio de tradutor 
público juramentado. 
b)feito por meio de intérprete. 
c)fundamentadamente dispensado. 
d)fundamentadamente dispensado, caso haja 
concordância do defensor. 
e)fundamentadamente dispensado, caso haja 
concordância da acusação e do defensor. 
 
73) De acordo com o Código de Processo Penal, 
salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de 
morte, julgarem que possa ser feita antes, quantas 
horas é necessário aguardar como regra geral após o 
óbito para a realização da autópsia? 
 
a)Quatro. 
b)Três 
c)Cinco. 
d)Duas. 
e)Seis. 
 
74) Em matéria processual penal, o duplo grau de 
jurisdição 
 
a)não é previsto expressamente pela Convenção 
Americana de Direitos Humanos, mas é pela CR/88. 
b)não é previsto expressamente pela CR/88, mas é pela 
Convenção Americana de Direitos Humanos 
c)não é previsto expressamente nem pela CR/88 nem 
pela Convenção Americana de Direitos Humanos. 
d)é direito fundamental previsto expressamente tanto 
pela CR/88 quanto pela Convenção Americana de 
Direitos Humanos. 
e)é garantia fundamental prevista expressamente 
tanto pela CR/88 quanto pela Convenção Americana de 
Direitos Humanos. 
 
75) Salvo exceções expressamente previstas em 
leis especiais, o prazo para a conclusão do inquérito 
policial cujo indiciado estiver preso, que tramita 
junto à Polícia Civil (Estadual) e à Polícia Federal é, 
respectivamente, de 
 
a)10 dias; 10 dias. 
b)10 dias, prorrogáveis por mais 10 dias; 15 dias. 
c)10 dias; 15 dias prorrogáveis por mais 15 dias. 
d)5 dias, prorrogáveis por mais 5 dias; 10 dias. 
e) 5 dias; 10 dias. 
 
76) Imagine que magistrado integrante do 
Tribunal Regional Eleitoral, durante sessão de 
julgamento e em razão de controvérsia relativa a 
votos divergentes, atente dolosamente contra a vida 
de seu colega. A competência para julgamento é do: 
 
a)Tribunal do Júri. 
b)Tribunal de Justiça. 
c)Tribunal Regional Eleitoral. 
d)Superior Tribunal de Justiça. 
e)Tribunal Superior Eleitoral. 
 
77) A respeito do exame do corpo de delito, 
dispõe o Código de Processo Penal que, para 
representar as lesões encontradas no cadáver, os 
peritos, quando possível, juntarão ao laudo de exame 
 
a)provas fotográficas, esquemas ou desenhos, 
devidamente rubricados. 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
16 
 
 
b)provas de que não houve alteração do estado das 
coisas até sua chegada. 
c)declarações das testemunhas que presenciaram o 
fato. 
d)material suficiente para a eventualidade de nova 
perícia. 
e)declarações dos familiares da vítima, devidamente 
assinadas. 
 
78) Sobre a prisão em flagrante, dispõe o Código de 
Processo Penal que 
 
a)qualquer do povo deverá e as autoridades policiais e 
seus agentes poderão prender quem quer que seja 
encontrado em flagrante delito. 
b)na falta ou no impedimento do escrivão, apenas o 
policial militar em serviço, designado por seu superior 
imediato, lavrará o auto, depois de prestado o 
compromisso legal. 
c)nas infrações habituais, entende-se o agente em 
flagrante delito enquanto não cessar a habitualidade. 
d)a falta de testemunhas da infração invariavelmente 
impede a lavratura do auto de prisão em flagrante. 
e)a prisão de qualquer pessoa e o local onde se 
encontre serão comunicados imediatamente ao juiz 
competente, ao Ministério Público e à família do preso 
ou à pessoa por ele indicada. 
 
79) A autoridade policial 
______________mandar arquivar autos de inquérito. 
Depois de ordenado o arquivamento do inquérito 
pela autoridade judiciária, por falta de base para a 
denúncia, a autoridade policial __________ proceder 
a novas pesquisas, _________de outras provas tiver 
notícia. 
 
Completam, adequada e respectivamente, as lacunas 
as expressões: 
 
a)poderá … poderá … se 
b)não poderá … poderá … se 
c)não poderá … não poderá … a menos que 
d)excepcionalmente poderá … poderá … desde que 
e)deve, quando não constatar crime, … não poderá … a 
menos que 
 
80) São sistemas de apreciação de prova vigentes na 
legislação brasileira: 
 
a)Íntima convicção e Livre convencimento. 
b)Livre convencimento e Verdade legal ou formal. 
c)Verdade legal ou formal e Étnico. 
d)Íntima convicção e Verdade legal ou formal. 
 
81) De acordo com entendimento sumulado pelo 
STF, é de competência da Justiça Federal processar e 
julgar crimes de tráfico de drogas, desde que haja 
remessa do entorpecente para o 
 
a)exterior.b)exterior, ou entre Estados dentro do país. 
c)exterior, ou entre Estados dentro do país, ou entre 
Municípios. 
d)exterior, e desde que seja praticado por associação 
transnacional. 
 
82) De acordo com a regra do art. 10 do CPP, “o 
inquérito deverá terminar no prazo de _____ dias, se 
o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver 
preso preventivamente, contado o prazo, nesta 
hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem 
de prisão, ou no prazo de______ dias, quando estiver 
solto, mediante fiança ou sem ela.” 
 
Assinale a alternativa que preenche, adequada e 
respectiva- mente, as lacunas do texto. 
 
a)5 … 15 
b)5 … 30 
c)10 … 30 
d)10 … 90 
e)30 ... 90 
 
83) O CPP estabelece que o Prefeito Municipal, 
quando arrolado como testemunha em processo 
penal, 
 
a)poderá optar pela prestação de depoimento por 
escrito, caso em que as perguntas, formuladas pelas 
partes e deferidas pelo juiz, lhe serão transmitidas por 
ofício. 
b)será obrigatoriamente acompanhado pelo Secretário 
de Negócios Jurídicos, ou equivalente, caso o assunto 
em questão seja de interesse público. 
c)poderá recusar-se a prestar compromisso, caso o 
assunto em questão não seja de interesse público. 
d)depende de expressa autorização da Câmara de 
Vereadores para prestar depoimento fora da Comarca. 
 e)será inquirido em local, dia e hora previamente 
ajustados com o juiz. 
 
 
84) Assinale a alternativa correta a respeito do 
inquérito policial. 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
17 
 
 
 
a)Nenhum tipo de inquérito será encaminhado à 
Justiça sem o respectivo laudo pericial. 
b)A competência exclusiva para iniciar o inquérito é do 
Ministério Público. 
c)Os instrumentos do crime, bem como os objetos que 
interessarem à prova, acompanharão os autos do 
inquérito. 
d)Após a conclusão do inquérito, este deve ser encami- 
nhado ao Ministério Público para que o promotor pro- 
fira a sentença. 
 e)O Delegado de Polícia é a autoridade competente 
para mandar arquivar autos de inquérito. 
 
85) Segundo o Código de Processo Penal, a 
circunstância conhecida e provada que, tendo 
relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se 
a existência de outra ou outras circunstâncias, 
denomina-se 
 
a)elemento probante. 
b)perícia. 
c)laudo. 
d)prova. 
e)indício. 
 
86) No processo penal, a prova produzida 
durante o inquérito policial 
 
a)pode ser utilizada por qualquer das partes, bem 
como pelo juiz. 
b)tem o mesmo valor que a prova produzida 
judicialmente. 
c)pode ser utilizada somente pelo juiz. 
d)não tem valor legal. 
e)deverá ser sempre ratificada judicialmente para ter 
valor legal. 
 
87) A respeito do direito ao silêncio do acusado no 
inquérito policial, é correto afirmar que 
 
a)não importará em confissão, mas em presunção de 
culpabilidade. 
b)importará em confissão. 
c)importará em confissão, exceto se o acusado 
manifestar o direito constitucional de somente falar 
em juízo. 
d)não importará em confissão, entretanto, poderá 
constituir elemento para formação do convencimento 
do juiz em eventual processo penal. 
e)não importará em confissão. 
 
88) Em relação ao tema prisão, é correto afirmar que 
 
a)o emprego de força para a realização da prisão será 
permitido sempre que a autoridade policial julgar 
necessário, não existindo restrição legal. 
b)a prisão poderá ser efetuada em qualquer dia e a 
qualquer hora, respeitadas as restrições relativas à 
inviolabilidade de domicílio. 
c)a prisão cautelar somente ocorre durante o inquérito 
policial. 
d)em todas as suas hipóteses, é imprescindível a 
existência de mandado judicial prévio. 
e)a prisão preventiva somente ocorre durante o 
processo judicial. 
 
89) Nos termos do parágrafo terceiro do art. 5.º 
do CPP: “Qualquer pessoa do povo que tiver 
conhecimento da existência de infração penal em 
que caiba ação pública poderá, 
verbalmente ou por escrito, comunicá-la à 
autoridade policial, e esta, verificada a procedência 
das informações, mandará instaurar inquérito 
policial”. Assim, é correto afirmar que 
 
a)sempre que tomar conhecimento da ocorrência de 
um crime, a autoridade policial deverá, por portaria, 
instaurar inquérito policial. 
b)por delatio criminis entende-se a autorização formal 
da vítima para que seja instaurado inquérito policial. 
c)o inquérito policial será instaurado pela autoridade 
policial apenas nas hipóteses de ação penal pública. 
d)a notícia de um crime, ainda que anônima, pode, por 
si só, suscitar a instauração de inquérito policial. 
e)é inadmissível o anonimato como causa suficiente 
para a instauração de inquérito policial na modalidade 
dadelatio criminis, entretanto, a autoridade policial 
poderá investigar os fatos de ofício. 
 
90) A lei processual penal 
 
a)tem aplicação imediata, sem prejuízo dos atos 
realizados sob a vigência de lei anterior. 
b)somente pode ser aplicada a processos iniciados sob 
sua vigência. 
c)tem aplicação imediata, devendo ser declarados 
inválidos os atos praticados sob a vigência de lei 
anterior. 
d)tem aplicação imediata, devendo ser renovados os 
atos praticados sob a vigência da lei anterior. 
e)é retroativa aos atos praticados sob a vigência de lei 
anterior. 
 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
18 
 
 
91) No delito de homicídio, o exame de corpo de 
delito 
 
a)é prova pericial fundamental, sem a qual não pode 
haver o oferecimento da denúncia. 
b)deve, em regra, ser realizado por perito oficial, 
portador de diploma de curso superior. 
c)é dispensável, no caso de confissão do crime. 
d)é dispensável, caso existam outras provas da prática 
delituosa. 
e)deve ser realizado por dois peritos médicos 
pertencentes ao Instituto Médico Legal. 
 
92) No Direito pátrio, o sistema que vige no processo 
penal é o 
 
a)inquisitivo formal. 
b)acusatório formal. 
c)inquisitivo. 
d)inquisitivo unificador. 
e)acusatório. 
 
93) São princípios constitucionais explícitos do 
processo penal: 
 
a)ampla defesa e intervenção mínima. 
b)presunção de inocência e lesividade. 
c)intervenção mínima e duplo grau de jurisdição. 
d)presunção de inocência e ampla defesa. 
e)lesividade e intervenção mínima. 
 
94) Em se tratando de processo penal, assinale a 
alternativa que apresenta, correta e 
respectivamente, uma fonte direta e uma fonte 
indireta. 
 
a)Costume e lei. 
b)Costume e jurisprudência. 
c)Doutrina e jurisprudência. 
d)Princípios gerais do direito e doutrina. 
e)Lei e costume. 
 
95) O inquérito policial 
 
a)somente será instaurado por determinação do juiz 
competente. 
b)pode ser arquivado por determinação da Autoridade 
Policial. 
c)estando o indiciado solto, deverá ser concluído no 
máximo em 10 dias. 
d)nos crimes de ação pública poderá ser iniciado de 
ofício. 
e)não poderá ser iniciado por requisição do Ministério 
Público. 
 
96) O Código de Processo Penal considera, entre 
outros, como meios de prova: 
 
a)reconhecimento de coisas; investigação policial; 
inqui- rição de testemunha; retrato falado. 
b)busca e apreensão; retrato falado; interrogatório do 
acusado; confissão 
c)reconhecimento de pessoas; reconhecimento de 
coisas; confissão; acareação. 
d)interrogatório do acusado; retrato falado; reconheci- 
mento de pessoas; acareação. 
e)investigação policial; interrogatório do acusado; 
confissão; acareação. 
 
97) Um estabelecimento comercial foi roubado, 
sendo subtraídos vários objetos de valor. A viatura 
de um Investigador de Polícia, que passava pelo 
local, foi acionada por populares que presenciaram o 
roubo e relataram o ocorrido. Apósalgumas horas, 
durante o trabalho de investigação policial, em 
diligência nas proximidades do local do fato, o 
investigador surpreende um cidadão com a arma do 
crime e com vários objetos roubados, sendo este 
ainda reconhecido pelas vítimas. 
 
Diante dessa situação, assinale a alternativa correta. 
 
a)Não é possível a prisão em flagrante, pois o 
criminoso não foi surpreendido no momento e no local 
da prática do crime. 
b)É possível a prisão em flagrante, porém apenas por 
determinação do juiz competente. 
c)O cidadão somente poderá ser preso 
preventivamente pela autoridade policial ou judiciária, 
não se admitindo a prisão em flagrante. 
d)Há possibilidade de prisão em flagrante em razão de 
o cidadão ter sido encontrado, logo depois, com a 
arma e objetos que faziam presumir ser ele autor da 
infração. 
e)O investigador deverá acionar a Polícia Militar, pois 
somente esta poderá efetuar a prisão em flagrante. 
 
 
98) A respeito do exame de corpo de delito e das 
perícias em geral, prevê o Código de Processo Penal 
que, quando a infração deixar vestígios, será 
 
a)elaborado laudo pericial, no prazo máximo de 5 
(cinco) dias. 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
19 
 
 
b)indispensável o exame de corpo de delito, direto ou 
indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado. 
c)realizada perícia por perito oficial, portador de 
diploma de nível médio. 
d)inadmissível, em qualquer hipótese, a prova 
testemunhal. 
e)o juiz vinculado ao laudo, não podendo rejeitá-lo. 
 
99) De acordo exclusivamente com a norma do 
art. 221 do CPP, os vereadores, quando forem 
intimados na qualidade de testemunha, 
 
a)serão inquiridos em dia e hora previamente 
ajustados. 
b)serão normalmente ouvidos, sem qualquer privilégio 
ou condição diferenciada. 
c)gozarão dos mesmos privilégios dos Deputados das 
Assembleias Legislativas Estaduais. 
d)serão normalmente ouvidos, sem qualquer privilégio, 
com exceção do Presidente da Câmara, que será 
inquirido em local, dia e hora previamente ajustados. 
e)poderão optar pela prestação de depoimento por 
escrito, caso em que as perguntas, formuladas pelas 
partes e deferidas pelo juiz, lhes serão transmitidas por 
ofício. 
 
100) A estrita disciplina do art. 157 do CPP, no que 
concerne às provas ilícitas, determina que elas são: 
 
a)aceitas de acordo com critérios de razoabilidade e 
proporcionalidade. 
b)inadmissíveis para condenação, mas podem motivar 
eventual absolvição. 
c)consideradas inadmissíveis se ofenderem disposições 
constitucionais, e admissíveis se ofenderem meras 
disposições legais 
d)inadmissíveis, mas devem permanecer no processo 
para fins de análise e eventual validação pelo segundo 
grau de jurisdição. 
e)inadmissíveis e devem ser desentranhadas do 
processo. 
 
101) No tocante ao tema “Inquérito policial”, é 
correto afirmar que 
 
a)os instrumentos do crime, bem como os objetos que 
interessarem à prova, não acompanharão os autos do 
inquérito. 
b)o inquérito acompanhará a denúncia ou queixa, 
sempre que servir de base a uma ou outra. 
c)a autoridade policial tem o dever de determinar a 
realização das diligências requeridas pelo indiciado, 
bem como pelo ofendido, em observância ao princípio 
do contraditório e da ampla defesa. 
d)o Ministério Público pode requisitar a devolução do 
inquérito à autoridade policial para novas diligências, 
mesmo havendo elementos suficientes ao 
oferecimento da denúncia, pelos critérios de 
conveniência e oportunidade. 
e)a autoridade policial pode mandar arquivar autos de 
inquérito, em casos de inexistência de prova da autoria 
ou da materialidade. 
 
102) A questão, refere-se às normas do Código 
de Processo Penal. 
 
Consoante o tema “Exame do corpo de delito e 
perícias em geral”, assinale a alternativa correta. 
 
a)Na falta de peritos oficiais, o exame será realizado 
por duas pessoas idôneas, portadoras ou não de 
diploma de curso superior, obrigatoriamente com 
habilitação técnica relacionada com a natureza do 
exame. 
b)A decisão do juiz ficará adstrita ao laudo, não 
podendo rejeitá-lo, no todo ou em parte. 
c)Não sendo possível o exame de corpo de delito, por 
haverem desaparecido os vestígios, a prova 
testemunhal poderá suprir-lhe a falta. 
d)Tanto os peritos oficiais quanto os peritos não 
oficiais devem prestar o compromisso de bem e 
fielmente desempenhar o encargo. 
e)O exame de corpo de delito deverá ser feito das seis 
horas às vinte horas de qualquer dia da semana. 
 
103) A respeito da disciplina do inquérito policial 
no Código de Processo Penal brasileiro, assinale a 
alternativa correta. 
 
a)Trata-se de procedimento indispensável para o 
oferecimento da denúncia ou queixa. 
b)Nos casos de crimes de ação penal privada, o 
inquérito policial somente será iniciado mediante a 
iniciativa da vítima ou de quem tenha qualidade para 
representá-la. 
c)A notícia do crime destinada à sua instauração 
somente poderá ser ofertada à Autoridade Policial. 
d)Concluídas as investigações, o Delegado de Polícia 
decidirá a respeito de seu arquivamento ou 
encaminhamento ao Ministério Público. 
e)Trata-se de procedimento sempre sigiloso, com a 
finalidade de assegurar a privacidade dos investigados. 
 
PROCESSO PENAL EM EXERCÍCIOS PARA CONCURSOS 
| Módulo Completo – Prof. Jordão Santana 
 
 
CURSO PRIME ALDEOTA – Rua Maria Tomásia, 22 – Aldeota – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208. 2222 
CURSO PRIME CENTRO – Av. do Imperador, 1068 – Centro – Fortaleza/CE – Fone: (85) 3208.2220 
20 
 
 
104) Tratando-se de infração continuada ou 
permanente, praticada em território de duas ou mais 
jurisdições, a competência firmar-se-á pelo(a) 
 
a)prevenção. 
 b)lugar da infração. 
c)conexão ou continência. 
d)distribuição. 
 
105) A exceção de incompetência constitui meio 
processual assecuratório da observância do princípio 
do(a) 
 
a)oficialidade. 
b)juiz natural. 
c)publicidade. 
d)persuasão racional. 
 
 
GABARITO 
 
 
____________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________ 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
C D D B E D C E A C 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D E B D A B B E C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
E C B E C A B C A C 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
E A A B C C E E A B 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
E B C D C D E B D A 
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 
C D D A B E D C E C 
61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 
B D E A A A C C A A 
71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 
E B E B C D A E B A 
81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 
A C E C E A E B E A 
91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 
B E D E D C D B B E 
101 102 103 104 105 
B C B A B

Mais conteúdos dessa disciplina