Buscar

Prova Descritiva Sociologia Rural e Urbana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - A partir dos estudos da Sociologia Urbana, ampliados pela Escola de Chicago, nos Estados Unidos, na década de 1910, vários sociólogos destacam que a constituição dos espaços urbanos, muitas vezes, organizam-se de forma a criar áreas de segregação, devido às diferenças de renda, sociais e culturais. De acordo com os autores da Escola de Chicago, há locais de concentração de residências de alto padrão aos quais as classes menos privilegiadas não possuem acesso, especialmente devido ao alto preço das terras. Por outro lado, nos espaços urbanos também ocorre o surgimento de guetos. Explique como eles são formados.
R: Guetos foram formados por pessoas de mesma etnia, que saíam de seus países por vários motivos, e esse grupo é formado por um grupo minoritário de pessoas que se uniram por circunstâncias sociais e econômicas. Nos dias de hoje vemos o aumento de favelas e vilas em nossas cidades, o aumento do custo de vida e a grande valorização das áreas mais centrais acabam fazendo com que as pessoas de menor poder aquisitivo fiquem segregadas em lugares mais periféricos onde geralmente alem de toda a pobreza, falta de saneamento básico, condições precárias de vida a criminalidade toma conta.
2 - Considerando as condições históricas de exploração dos países pobres, especialmente os latino-americanos, africanos e alguns países asiáticos, o desenvolvimento das cidades ocorreu de maneira desequilibrada, com o rápido crescimento urbano e o aparecimento de favelas e bolsões de pobreza. Atualmente, esse cenário só piorou, devido ao aumento da miséria e da pobreza com o inchaço e a ampliação das periferias e favelas. Por este motivo, é necessário e urgente uma reforma urbana, que possibilite a diminuição das desigualdades sociais e o desenvolvimento de uma economia que abranja todos os espaços da cidade e não apenas os setores mais abastados. Assim sendo, descreva que medidas sociais e políticas poderiam amenizar as tensões e os problemas urbanos e de que maneira elas contribuiriam.
R: Muitas ações podem ser tomadas para que diminuam os problemas sociais urbanos, se analisarmos que nem todos os nossos bairros têm saneamento básico que ainda possuem esgoto a céu aberto ocasionando o aumento de doenças e gastos com a saúde publica, programas de incentivo a escolarização e profissionalização para que quem sabe tenhamos uma população mais consciente e educada. Programas de incentivo de diversificação e renda das propriedades rurais para incentivar os jovens e até mesmo os adultos a permanecerem no campo produzindo e diminuir o êxodo rural.

Mais conteúdos dessa disciplina