Buscar

Resenha 1- Síndrome de Down inclusão no atendimento odontológico municipal

Prévia do material em texto

RESENHA
Emily Amorim de Brito
Nacamura CA, Yamashita JC, Busch RMC, Marta SN. Síndrome de Down:inclusão no atendimento odontológico municipal. FOL - Faculdade de Odontologia de Lins/Unimep 2015 jan.-jun.;25(1):27-35.
O artigo de Nacamura, Yamashita, Busch e Marta, realiza um levantamento dos tratamentos em diferentes especialidades nos pacientes com Síndrome de Down (SD) atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO-Bauru). Visto que, segundo estudos, indivíduos com esta síndrome apresentam alterações no sistema estomatognático, levando a problemas de respiração bucal, má oclusão, língua hipotônica, agenesias dentárias, doença periodontal, irrompimento dentário retardado, alterações de estrutura dentária e outras. Sendo assim, percebeu-se o interesse dos autores na inclusão, no serviço odontológico do município de Bauru e no atendimento multidisciplinar, da busca de manifestações bucais nestes pacientes de acordo com o relatado na literatura. 
Foi observado pelos autores, que quando diz respeito a pacientes especiais, nada é exato ou segue um padrão pré-estabelecido, visto que cada pessoa possui suas individualidades. Os autores também relataram sobre a dificuldade de pacientes com SD em encontrar tratamento odontológico, por conta dos poucos profissionais preparados para esse tipo de atendimento. E referente aos fatores importantes para o sucesso de prevenção de doenças bucais nos portadores da SD, estabeleceu-se o esforço do paciente e seu responsável, além da motivação do dentista e um eficiente programa preventivo de saúde bucal.
Logo, a pesquisa avaliou que as alterações bucais encontradas nos pacientes com SD atendidos e tratados foram: hipotonia muscular da língua, língua fissurada, maxila atrésica, doença periodontal; dentes conoides, microdentes, agenesias de incisivos laterais, pré-molares e teceiros molares na dentição permanente e de incisivo lateral na decídua, retenção de molar decíduo, bruxismo, respiração bucal e queilite angular. E os tratamentos incluíram as seguintes áreas: prevenção, tratamentos restauradores, tratamentos periodontais, avulsões e endodontias. Portanto conclui-se que é possível oferecer um tratamento odontológico integrado aos pacientes com SD no município de estudo.

Mais conteúdos dessa disciplina