Buscar

Tópicos Especiais em Libras

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Tópicos Especiais em Libras 
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial 
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A proposta do bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue. Quadros (1997) defende que o bilinguismo é a proposta mais adequada, porque considera a língua de sinais como língua natural e parte desse pressuposto para o ensino da língua escrita. É importante que as duas não sejam utilizadas simultaneamente para que suas estruturas sejam preservadas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O bilinguismo possibilita ao surdo acessar duas línguas no contexto escolar.
(    ) O bilinguismo considera a primeira língua (L1) do surdo a língua do seu pais de origem, e a L2 (segunda língua) a língua escrita do país.
(    ) No bilinguismo há uma mudança de postura, as particularidades do sujeito surdo são respeitadas e o surdo assume a surdez.
(    ) O sucesso do bilinguismo está diretamente relacionado ao preparo da escola, a sua adequação e à harmonia com o aluno e sua família.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: QUADROS, R. M. de. Educação de Surdos: a aquisição de linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	A linguagem é uma função psicológica desenvolvida na criança ouvinte e surda da mesma forma, porém por vias diferentes na relação com o outro. Nesse contexto, acontece o processo dos estágios de aquisição de linguagem, como o estágio pré-linguístico, estágio de um sinal, estágio das primeiras combinações e o estágio das múltiplas combinações. Sobre esses estágios, analise as sentenças a seguir:
I- No estágio pré-linguístico, a criança usa os olhos para se comunicar e já faz gestos de apontar para indicar o que quer, além de pronunciar pequenas palavras.
II- No estágio de um sinal, a criança inicia as primeiras produções na língua de sinais, assim como a criança ouvinte começa a pronunciar as primeiras palavras.
III- No estágio das primeira combinações, é iniciado o uso da forma pronominal, porém de forma ainda inconsistente.
IV- No estágio pré-linguístico, a criança, em princípio, usa o choro para se comunicar, podendo ser rica em expressão emocional.
V- O estágio das múltiplas combinações envolve as expressões faciais, que são usadas de acordo com a estrutura produzida, as
produções não manuais das interrogativas, das topicalizações e negações são produzidas corretamente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
	3.
	A língua e a cultura de um povo estão intrinsecamente relacionadas. Essa afirmação está de acordo com o artigo 41 da Declaração dos Direitos Humanos Linguísticos (1996). "Todas as comunidades linguísticas têm direito a usar a sua língua e a mantê-la e promovê-la em todas as formas de expressão cultural" (P.E.N. CLUBE PORTUGUÊS, 1996, s.p.). Estudiosos na linguística e na educação de surdos defendem que o bilinguismo deve obrigatoriamente ser também bicultural. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A criança surda se reconhecerá como pertencente primeiramente à comunidade ouvinte, mas também acessará a comunidade surda.
II- A criança surda se reconhecerá como pertencente à comunidade surda, mas também acessará de forma mais rápida a comunidade ouvinte.
III- A criança surda se reconhecerá como pertencente a um grupo inferior e minoritário e nunca acessará de forma rápida a comunidade ouvinte.
IV- A criança surda se reconhecerá como superior à comunidade ouvinte, e nunca precisará acessar conhecimentos relacionados a comunidade surda.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: P.E.N. CLUBE PORTUGUÊS. Declaração Universal dos direitos linguísticos. Barcelona. 1996. Disponível em: http://www.penclubeportugues.org/comites/declaracao-universal-dos-direitos-linguisticos/. Acesso em: 15 nov. 2018.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	É importante que haja a possibilidade de elaboração de um currículo na educação dos surdos, construída a partir da ideia de diferença, como uma construção cultural e histórica que não tenta normalizar o surdo dentro da sociedade ouvinte, mas sim problematizar essa diferença. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Assegurar ao surdo o direito de receber os mesmos conteúdos que os ouvintes, mas através de comunicação visual.
(    ) Na comunicação visual, é importante para o ensino do surdo: línguas de sinais, língua portuguesa e outras línguas que tangem a leitura e a escrita.
(    ) O currículo dos surdos deve ser pensado a partir de práticas pedagógicas ouvintista e a escolha de alguns conteúdos também.
(    ) As mudanças, quando acontecem, na maioria são sugeridas pelos ouvintes a partir de adaptações de currículos desenvolvidos nas escolas regulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	Se o professor somente adaptar ou simplificar as atividades escolares para que o surdo adquira a língua portuguesa na modalidade escrita, ele deixa de reconhecer que as modalidades da língua de sinais e da língua portuguesa são essencialmente diferentes, não percebendo que o surdo aprende de forma singular. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A seleção e a utilização de materiais em braile e sem imagens farão toda a diferença na prática pedagógica do professor.
	 b)
	A aquisição de L2 para o surdo não é importante, deve-se apenas indicar estratégias para que o processo de L1 aconteça.
	 c)
	A seleção e a utilização de estratégias coerentes farão toda a diferença na prática pedagógica diária do professor para seu aluno surdo.
	 d)
	Somente a leitura de textos na língua portuguesa será o suficiente para alfabetização e letramento do aluno surdo.
	6.
	O processo de aquisição de L2 em crianças surdas não se dá de forma natural, o ambiente social, o emocional, a idade e até mesmo as estratégias e os estilos de aprendizagem utilizados interferem em todo esse processo. Um dos motivos é que este processo se dá basicamente por meio visual. Os estágios de aquisição de L2, no caso dos surdos, apresentam aspectos importantes. Sobre esses aspectos, analise as sentenças a seguir:
I- O processamento cognitivo espacial especializado dos surdos.
II- A possibilidade de transferência da língua de sinais para o português.
III- As diferenças entre as relações que a comunidade surda estabelece com a escrita tendo em vista sua cultura.
IV- Um sistema de escrita alfabética diferente do sistema de escrita das línguas de sinais.
V- A existência do alfabeto manual que representa uma relação visual com as letras usadas na escrita do português.
VI- O potencial das relações não verbais e não visuais estabelecidas pelos surdos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, III e VI estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III, IV e VI estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III, IV e VI estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, III, IV e V estão corretas.
	7.
	Grande parcela dos surdos que ingressam nas escolas estão concluindo o ensino médio sem saber ler e nem escrever. Como consequência disso, sentem dificuldades para se comunicar com a sociedade e atualizar-se sobre os acontecimentos do mundo. Além disso, ao ingressar nas universidades, suas dificuldades na leitura e escrita tendem a aparecer, pois os conteúdos exigidos requerem um conhecimento prévio, o qual não foi trabalhado durante a caminhada escolar. Dessa forma Quadros e
Schmiedt (2006, p. 42-43) expõem os seis níveis de leitura do aluno surdo. Sobre esses níveis, analise as sentenças a seguir:
I- Concreto - sinal: ler o sinal que refere coisas concretas, diretamente relacionadas com a criança.
II- Desenho - palavra escrita: ler a palavra representada por meio da escrita e relacionar com o objeto representado por meio da língua de sinais.
III- Desenho - sinal: ler o sinal associado com o desenho que pode representar o objeto em si ou a forma da ação representada por
meio do sinal.
IV-Alfabeto manual - sinal: estabelecer a relação entre o sinal e a palavra no português soletrada por meio do alfabeto manual.
V- Alfabeto manual - palavra escrita: associar o sinal escrito com o alfabeto na língua portuguesa.
VI- Palavra escrita no texto: ler a palavra no texto. De acordo com os níveis de leitura do aluno surdo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, R. M. de; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
	 a)
	As sentenças II, III, IV e VI estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III, IV e VI estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	8.
	Historicamente, o discurso que foi construído é que o surdos são incapazes de aprender igualmente a uma pessoa que não é surda. A fim de que a disputa em torno dos significados seja mais democrática e não parta somente da perspectiva ouvinte, Lunardi (1998) nos mostra algumas características importantes para construção de currículo para surdos. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O currículo para os surdos deve ser discutido pelos surdos.
(    ) O currículo para os surdos tenta trazer o surdo para os padrões da norma ouvinte.
(    ) O currículo para os surdos oportuniza diferentes situações para que ele possa estar em constante crescimento.
(    ) O currículo para os surdos não precisa ser democrático e deve partir apenas de estudiosos na área da saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LUNARDI, M. L. Educação de surdos e currículo: um campo de lutas e conflitos. 1998. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Porto Alegre, 1998.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	9.
	O oralismo é uma filosofia que tem como característica principal a ideia de que o surdo deve aprender a falar a língua oficial de seu país. São muitos os estudiosos na área que ainda defendem essa filosofia, acreditando que podem assim integrar-se à comunidade ouvinte e viver bem em sociedade. A autora Quadros (1997) contempla que o oralismo impõe a língua oral sobre uma minoria. Sobre essa discussão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O oralismo entende a surdez como deficiência em uma visão clínica.
(    ) É uma filosofia baseada na comunicação total e no bilinguismo.
(    ) Entre as premissas do oralismo está a proibição do uso da língua de sinais.
(    ) O objetivo principal do oralismo é fazer acontecer a comunicação entre surdos e ouvintes de forma efetiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: QUADROS, R. M. de. Educação de Surdos: a aquisição de linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	Os estudos da aquisição da linguagem explicam como o ser humano parte de um estado em que não possui qualquer forma de expressão verbal nos primeiros anos de vida e, de forma natural, sem a necessidade de uma aprendizagem formal, incorpora a língua da comunidade o qual convive. Nas teorias de linguagem, encontramos a teoria defendida por Piaget. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a teoria desse autor:
FONTE DA IMAGEM: http://cantinhodosaber.com.br/wp-content/uploads/2017/07/PhotoGrid_1500922990264-1038x576.jpg. Acesso em: 8 jan. 2020.
	
	 a)
	Ele acredita que primeiro o organismo precisa estar estruturado para posteriormente se desenvolver.
	 b)
	Acredita que é o próprio processo de aprender que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais.
	 c)
	A aquisição da linguagem é um processo natural e comum entre os seres humanos, não precisa ser aprendida.
	 d)
	Ele enfatiza o papel do ambiente na produção da estrutura da linguagem, ou seja, o contexto social.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais