Buscar

Ética, Política e Sociedade - Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética, Política e Sociedade - Avaliação Final (Discursiva)
1A sociedade do controle é um sinônimo muito particular e evidente em nosso mundo atual. Somos vigiados por câmeras em todo lugar. Em todas as dimensões da vida social, econômica e particular, existem sistemas e mecanismos para o controle fiscal, financeiro, político, segurança, civil e documental. A sociedade contemporânea, nesse sentido, se estrutura com tecnologias cada vez mais concentradas para o controle. Nesse contexto, apresente as características que definem a sociedade atual como uma sociedade do controle.
Resposta esperada
O excessivo uso da técnica e das tecnologias faz do nosso sistema social uma obsessão pelo controle e manipulação da realidade natural e social. A criminalidade e as demandas por segurança impõem à sociedade um pesado custo de investimento em vigilância eletrônica, patrimonial e de seguridade. As relações econômicas, comerciais e de trabalho repassaram costumes e valores da administração e controle também para a vida pessoal e familiar. Não é de estranhar que em tudo o que fazemos somos controlados pela necessidade de senhas, cartões, sistemas, tecnologias e planejamentos. A sociedade atual desenvolveu uma incansável busca, através da técnica e da tecnologia, pelo controle da natureza (mundo natural) e do mundo social, a fim de garantir a sobrevivência e bem-estar. E através dos ideais de uma sociedade do consumo e do progresso, somos impulsionados a reproduzir tais valores consciente ou inconscientemente.
Minha resposta
Estamos vivendo a era do cliente individual e, “assim como o marketing de massa foi a solução no século passado para levar o maior número possível de produtos para o maior número imaginável de clientes, o marketing de relacionamento na atualidade privilegia a interação com seu cliente, com o objetivo de desenvolver, especialmente para ele, um conjunto de valores que levarão à satisfação e longevidade do seu relacionamento com a empresa”. (madruga, 2010, p. 20). aponte a alternativa que define marketing de relacionamento. escolha uma: a. o marketing de relacionamento se define na criação de benefícios da empresa para o cliente, voltado para o produto. no marketing de relacionamento não há necessidade de analise de necessidades e desejos do consumidor, basta o produto ter qualidade. b. o marketing de relacionamento concentra suas ações em seus produtos, garantindo um produto de qualidade e disponível ao mercado ao alcance do cliente no tempo desejado. c. marketing de relacionamento é concentrar os esforços em negócios lucrativos visando a geração de renda para a empresa, não levando em consideração o processo de construção de fidelidade do consumidor. d. o marketing de relacionamento se define após a identificação de valores e necessidades dos clientes e uma vez construído não necessita de investimentos, devido o cliente já está fidelizado. e. a empresa pode desenvolver marketing de relacionamento para os clientes na criação de valores, sendo como marketing de massa, marketing por segmentos e marketing individual com o objetivo de atrair, manter e realçar o relacionamento com o cliente.
2A ética moderna cultivou numa nova sociedade, que sucedeu a sociedade feudal da Idade Média e se caracterizou por uma série de mudanças em todas as ordens: política, econômica, social, estatal e religiosa. Nesta última ordem, a religião deixou de ser a forma ideológica dominante e a Igreja Católica perdeu sua função de "mãe guia", assim, a razão separou-se da fé. Neste contexto, é que surge o antropocentrismo, com uma nova concepção de cosmovisão e de ética, diferente da Idade Média. Disserte sobre a perspectiva do pensamento antropocêntrico.
Resposta esperada
Na cosmovisão antropocêntrica, o homem passou a ser o centro do universo, substituindo a ideologia do teocentrismo medieval, no qual o homem afirmou o seu valor em todos os campos: ele era o centro da política, das ciências, das artes e também da moral, buscando seus ideais na cultura greco-romana. Desta forma, o mundo moderno contribuiu para que a ética, libertada de seus pressupostos teológicos, se tornasse antropocêntrica, pois o seu centro e seus fundamentos seriam o homem.
Minha resposta
O antropocentrismo é um pensamento filosófico que coloca o homem como indivíduo central para o entendimento do mundo. O termo tem origem grega e em sua etimologia temos , que significa "humano", e , "centro", logo homem no centro. Como doutrina filosófica, o pensamento antropocêntrico nos informa que o ser humano é a figura central e, desse modo, ele é responsável pelas suas ações, sejam elas culturais, históricas, sociais e filosóficos. Ao romper com os paradigmas presentes na época, traz à tona um homem crítico, dotado de racionalidade que lhe possibilita questionar a realidade em sua volta. Para entender o conceito de antropocentrismo, é importante retomar a concepção de mundo que imperava na sociedade da Idade Média: o teocentrismo. Para essa doutrina, o deus cristão estaria no centro do universo. Desse modo, qualquer pensamento ou ação que não estivessem baseados nos preceitos descritos pela Bíblia poderiam ser considerados incorretos e, consequentemente, pecaminosos. No teocentrismo, o divino é o fundamento do mundo e não há qualquer pensamento racional ou crença diferente da cristã que esteja acima dessa máxima.

Continue navegando