Buscar

Avaliação de Pesquisa I - Legislação empresarial


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Legislação Empresarial
Aluno
 
(a):
 
Deydiane Justo da Silva
Data: 
25
 / 
11
 /
21
Atividade
 
de Pesquisa
 
I
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
A
s respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
Ao terminar a avaliação o arquivo deve
rá ser salvo com o nome: "Avaliação
 de Pesquisa" (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema em form
ato
 digital 
em 
pdf
 ou 
word
.
Bons Estudos!
)
1. Justifique os motivos pelo qual as duas alternativas estão incorretas: A lei é a fonte do Direito mais utilizada no ordenamento jurídico brasileiro; Acerca das fontes do Direito, existe uma única classificação.
A lei é a fonte Formal mais utilizada no ordenamento jurídico brasileiro, já que conseguimos o sistema romanista onde a norma é diretrizes essenciais na conduta da sociedade. Porem vale resaltar que no art. 4° a introdução das normas do direito brasileiro encontra-se seguinte normatização: ar. 4º quando a lei for omissa o juiz decidir o caso de acordo com a analogia dos costumes e os princípios ferais de direito. Isto quer dizer que, embora a lei seja fonte formal principal do direito brasileiro, admite-se, todavia, outras fontes negociais. 
No que diz respeito as fontes do direito podemos classifica-las em Fontes formais: São aquelas onde o direito se manifesta. As fontes formais mediatas são os costumes, os princípios gerais do direito e jurisprudência e a doutrina. Fonte Materiais: São os estudos fisiológico ou sociológicos sob os motivos éticos 
2. Exemplifique porque o Direito não existe apenas para aplicar penalidades. 
O direito e grande coluna que sustenta a sociedade. Criado pelo homem para corrigir a sua imperfeição, o direito representa um grande esforço para adaptar o mundo exterior as suas necessidades de vida. 
3. Quais são os livros e levantamento anual que os empresários devem manterem boa ordem e guardo?
Obrigações pertinentes ao empresário é a escrituração dos livros obrigatórios que compreendem os livros Diário e Razão – é o levantamento anual de balanço. O optante pelo simples nacional esta dispensado de qualquer escrituração mercantil, ou escritura livro caixa, porem devera ter documentos que permitam a verificação da movimentação financeira, inclusive o registro bancário. Os microempresários e empresários de pequeno porte que não são optantes pelo simples nacional deverão escriturar o livro caixa. 
5. Detalhe o que Frazzio Júnior (2016, p. 179), sobre a sociedade anônima.
É pessoa jurídica de direito privado, empresarial por força da lei, regida por um estatuto e identificada por uma denominação criada com o objetivo de auferir lucro mediante o exercício da empresa, cujo capital é dividido em frações transmissíveis compostas por sócios de responsabilidade limitada ao pagamento das ações subscritas. 
6. A sociedade empresária pode ser desconstituída por: desvio de finalidade e confusão patrimonial. O Código Civil, no artigo 50, dispõe que: 
 Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de penalidade ou pela confusão patrimonial pode o juiz decidir ao requerimento da parte, ou MP quando lhe couber intervir no processo que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigação sejam entendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.
7. Referente aos direitos dos sócios, detalhe sobre o Direito de fiscalização.
Todo o sócio tem o direito de verificar o andamento de sua empresa. Nesse sentido, é facultado a todos os sócios examinar os livros e documentos sociais, bem como os critérios e os débitos da empresa. Na hipótese de que o sócio não sinta segurança com os documentos examinados, ele pode solicitar ainda uma prestação de contas, pelas vias judiciais ou extrajudiciais.
8. Quais são os direitos e deveres de um sócio de uma empresa, e qual Código Civil Brasileiro rege por esses princípios fundamentais na construção do contratos.
Artigo 1.001 do Código Civil (BRASIL, 2002), que estabelece: “as obrigações dos sócios”
Existem alguns direitos e deveres destinados aos sócios que são comuns a todas as modalidades societárias. Entre elas, pode-se destacar:
· O dever de contribuir, que se refere ao valor com que o sócio se obriga a colaborar para formar o capital inicial, conforme a configuração e o prazo estabelecido no Contrato Social ou no estatuto social, sob pena de ser considerado remisso, bem como aos efeitos: 
· Dever de probidade nas deliberações e na gestão social. Esse dever está estabelecido no artigo 1.011 do Código Civil (BRASIL, 2002), que prevê que “O administrador da sociedade deverá ter, no exercício de suas funções, o cuidado e a diligência que todo homem ativo e probo costuma empregar na administração de seus próprios negócios”. Logo, o gestor deve conduzir seu empreendimento com cuidado e zelo.
· Direito-dever de coparticipação nos lucros e perdas, ou seja, o sócio pode participar pos lucros e nas perdas, na proporcionalidade de sua cota ou na previsão do Contrato Social. No caso de omissão do Contrato Social, os lucros percebidos serão proporcionais à média do valor das cotas. Porém, conforme o artigo 1.008 do Código Civil (BRASIL, 2002), o sócio não pode ser eximido de participar das perdas ou atribuir com exclusividade os lucros
· Direito de participar das deliberações. Em regra, os sócios podem decidir sobre a sociedade, por meio de deliberações, prevalecendo a vontade da maioria dos sócios.
· Direito de fiscalização. Todo sócio tem o direito de verificar o andamento de sua empresa. Nesse sentido, é facultado a todos os sócios examinar os livros e documentos sociais, bem como os créditos e os débitos da empresa
· Direito de preferência. Nas sociedades simples, em nome coletivo e comandita simples, o capital só poderá ser aumentado com a concordância dos sócios, que deliberarão, conforme os artigos 997, IV, 999, 1.040 e 1.046 do Código Civil. Nesse entendimento não há o direito de preferência, pois se submetem ao consenso da maioria.
 (
Avaliação
 de Pesquisa
:
 
Legislação Empresarial
)

Continue navegando