Buscar

PORTFÓLIO Módulo C – Fase II – Ano 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Portfólio C II
Nome do estudante: 
Ru: 
Nome do polo de apoio presencial: 
	Nome do jogo: 
	Adedanha
	Origem do jogo:
	A origem da brincadeira Adedanha, data da época colonial, na Alemanha e é conhecido desde pelo menos o século XIX. No Brasil, Adedanha é um jogo que combina vocabulário, escrita e conhecimentos gerais. Em Minas Gerais e Rio de Janeiro é conhecido por Adedanha, em São Paulo como Stop, em grande parte do nordeste como Adedonha e na Bahia Salada de Frutas. A brincadeira é um jogo que utiliza apenas lápis e papel ou caneta, sendo muito popular entre crianças, jovens e adultos.
	Competência Geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contemplada:
	Competência 4 – Comunicação: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital-, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
O objetivo é expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
	Competência específica de uma das áreas dos anos iniciais do Ensino Fundamental contemplada com o trabalho:
	O jogo poderá ser usado como material auxiliar nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, na valorização do ensino lúdico, na articulação com as experiências já vistas na Educação Infantil e uma progressão dessas experienciais. 
	Número de participantes:
	O número mínimo de jogadores são dois.
	Regras do jogo:
	· Defina as categorias de acordo com a idade dos participantes;
· Distribua papel e lápis ou caneta para todos os participantes;
· Faça uma tabela no papel;
· Escolha uma letra para que todos comecem a preencher;
· O participante que terminar de preencher tudo primeiro grita “adedanha” e todos param de escrever;
· Cada categoria sem palavra contabiliza 0 ponto, cada palavra única contabiliza 10 pontos e cada palavra igual vale 5 pontos (quando mais do que um participante escrever a mesma palavra); 
· O jogo recomeça com a  escolha de uma nova letra para escrever; 
· O jogo termina quando os participantes estiverem cansados ou tiverem esgotado as letras;
· Cada participante soma sua pontuação e quem tiver mais pontos vence o jogo.
	Como se joga ou como se brinca?
	Distribua papel e lápis ou caneta para todos os participantes, todos devem desenhar uma tabela no papel para organizar melhor seus itens. Escolha o que será escrito em cada coluna da tabela como nome, animal, carro, fruta, cor, alimento, cidade, o que os participantes definirem; a última coluna será a coluna da pontuação para soma do resultado final. O sorteio da letra para o jogo acontece da seguinte forma, os participantes gritam A - De - Daaan - Nha e mostram a quantidade de dedos que quiserem, um dos participantes começa a contar os dedos com a ordem alfabética, a letra em que parar define a letra da rodada do jogo. As letras K, W e Y, não são usadas normalmente; pois, são mais difíceis para se encontrar palavras, mas os participantes que decidem. Após o   sorteio da letra, os participantes devem preencher as categorias cujos nomes se iniciam com a letra sorteada, aquele que terminar de preencher tudo primeiro grita “Adedanha”, todos param de escrever e será contabilizada aquela rodada. Cada categoria sem palavra contabiliza 0 ponto, cada palavra única contabiliza 10 pontos e cada palavra igual vale 5 pontos (quando mais do que um participante escrever a mesma palavra). O jogo recomeça com a  escolha de uma nova letra para escrever. Ele só termina quando os participantes estiverem cansados ou tiverem esgotado as letras. Ao final cada participante soma sua pontuação e quem tiver mais pontos vence o jogo.

Outros materiais