Buscar

UC12 - Atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
	
ETAPA 1
	
	
MANUAL DE SOLUÇÕES PARA SERVIÇOS LOGÍSTICOS
Organização do estoque
	
27/08/2021
1. OBJETIVO
 Imagina que você está em um mercado, o mesmo entra e vai caminhando até o setor de laticínios e pega uma peça de queijo, coloca em seu carrinho e caminha em direção ao caixa para realizar o pagamento. Chegando no caixa, entrega o produto para realizar o pagamento e o sistema do local não realiza a leitura do código de barras do item escolhido, após a atendente tentar realizar a leitura por diversas vezes a mesma chama seu supervisor e informa que aquele produto não está cadastrado no sistema. Já ocorreu com você? Esse é um erro que ocorre no início do processo logístico, quando o setor de compras faz a contação do material, realiza o pedido e o mesmo entra na empresa sem passar por um processo de chekin.
	A proposta para corrigir esse erro é a criação de um código interno com descrição para cada categoria, esse código nós informará a quantidade de cada item recebido ou estocado por caixa e assim o controle será mais acessível para os setores responsáveis e na hora do produto ser pago pelo cliente e ocorrer do item não ter registro, o atendente poderá inserir o código interno e o sistema já irá reconhecer qual produto que será cobrado.
	2. APLICAÇÃO
	Para que a proposta seja realizada é necessário a participação de alguns setores responsáveis e profissionais como:
- Setor de Compras;
- Setor de Tecnologia da informação;
- Setor de Almoxarifado;
- Setor de Abastecimento;
- Profissional de Caixa.
Esses setores são responsáveis por cada processo até o produto chegar na casa do cliente. 
O Setor de Compras é responsável por solicitar cotações dos produtos e realizar as compras, sua função é receber e organizar os pedidos de compras de diversas áreas da empresa, seja da produção, vendas, manutenção ou para suprimentos. Então para a solução do problema mencionado acima ele contribuí realizando a compra do produto para não deixar que o mesmo falte nas prateleiras.
O setor de Tecnologia da informação é responsável pela passagem do produto no sistema, auxiliando o cadastramento e criando o código interno para ser utilizado em segundo plano caso haja falha na leitura do código de barras. Sua importância é na área de gerenciar as informações em uma organização, criando e distribuindo-as em redes de computadores.
O setor de Almoxarifado é responsável por verificar a necessidade do produto, vê se o mesmo precisa ficar em ambiente com temperatura controladas e responsável pela armazenagem do mesmo. O intuito do setor é destinado à guarda e a conservar os materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamentos e disposição interna acondicionada à política geral de estoque da empresa.
O Setor de abastecimento é responsável na parte de reabastecimento dos produtos do local. O mesmo é responsável por verificar a necessidade de abastecer os itens de prateleiras e freezer, sua função é manter certa regularidade no abastecimento e atender demandas emergenciais.
O Profissional do Caixa é responsável por realizar a leitura dos itens selecionados pelo cliente e realizar a cobrança dos mesmo, neste caso ocorrendo o problema de má leitura do código de barra do produto, ele irá digitar manualmente o código criado pelo Setor de Tecnologia da Informação que será o código interno do produto, para que haja um rápido atendimento.
3. DEFINIÇÕES
 Para realizarmos esses processos será necessário uma série de equipamentos, ferramentas, computadores e softwares, cada um tem sua importância para a realização da proposta.
O Setor de Compras precisa do auxilio de computadores, impressoras e telefones para a realização das cotações e das compras. Computadores para realizar uma pesquisa melhor, impressoras para imprimir nota fiscais de compras e telefone para que possam realizar contato com seus fornecedores;
O Setor de Tecnologia da Informação trabalho com computadores onde acessam o softwares para gerenciar e atender melhor a empresa;
O Setor de Almoxarifado trabalha com empilhadeiras para organizarem o estoque;
O Setor de Abastecimento trabalha com um leitor de código de barras tirando o produto de dentro do armazém e levando para o mercado que é o local de venda, o leitor ajuda dando baixa no item dentro do estoque para um melhor inventário;
O Profissional de Caixa utiliza também um leitor de código de barras, uma balança para pesar os produtos vendido a quilograma e um computador com o software que registra os itens digitados ou lidos pelo leitor e ao final gera a nota de compra do cliente.
As rotinas de compra e orçamento
Para iniciarmos uma rotina de compras e orçamentos é necessário termos em vista fornecedores que tenham o produto para comercializar, com isto o ideal é o levantamento de quais são as compras que se repetem mensalmente e em qual quantidade de cada item. 
A primeira etapa é selecionar os fornecedores adequados para cada serviço ou produto com isto entraremos em termos de negociações para o melhor valor do produto que irá ser adquirido. Emitir os pedidos, registrar todas as negociações e cotações dentro do software.
Veja a planilha a seguir:
O modelo acima foi criado para a realização de uma cotação para uma futura compra de materiais.
Nela contém o nome do fornecedor, e-mail, a data de validade da proposta enviada pelo fornecedor e embaixo todas as descrições financeiras necessárias. 
Foi colocado os itens necessários para realizar a compra e a quantidade de cada um deles por unidade e caixa. Neste modelo há na observação o prazo de entrega dos produtos e a forma de pagamento dos mesmos.
Com a aprovação dos superiores da empresa damos entrada nas compras e passamos para o processo de controle e organização.
As rotinas de controle e organização do armazém
O objetivo principal do controle e organização do armazém é garantir que os produtos sejam adequadamente abrigados ,respeitando suas características, otimizando o uso do espaço,com estruturas e técnicas adequadas.
No recebimento as informações são contidas na nota fiscal, é necessário a verificação da mesma para saber se a mercadoria está de acordo com a da ordem de compra para não haver divergência na mercadoria. Em caso de divergência realizar a devolução da mesma.
Mercadoria correta com quantidade certa? Passamos para a movimentação onde é usado equipamentos apropriados para minimizar a ocorrência de perdas.
No armazenamento exige organização e o armazém deve conter regras para a eficiência como o endereçamento de processos.
Manter o estoque sempre organizado para facilitar na hora de pegar as mercadorias. 
 Evitar o acumulo de produtos que não tenha saída

Continue navegando