Buscar

Questionário I - Movimentos Sociais no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO I – MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
A afirmativa “o movimento social deixou de se fundamentar apenas no conflito, incorporando uma visão de mundo divergente, na busca pela liberdade social e individual” refere-se a qual autor(a)?
Resposta Marcada: Scherer-Warren (1984). PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
Muitas teorias buscaram explicar o fenômeno dos movimentos sociais. Como é chamada a teoria que focou os estudos no ambiente macropolítico, incorporando a cultura na análise e utilizando o conceito de repertório?
Resposta Marcada: Teoria do processo político; PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
Todas as teorias sobre movimentos sociais têm formas muito particulares. Como é chamada a teoria que focou os estudos em aspectos simbólicos e cognitivos e em emoções coletivas, incluindo-os na própria definição de movimentos sociais?
Resposta Marcada: Teoria dos novos movimentos sociais; PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
A sociedade brasileira é marcada por lutas e movimentos sociais desde os tempos do Brasil Colônia. No entanto, os movimentos sociais ganharam força e destaque a partir da década de 1960. Qual era o principal motivo desses movimentos?
Resposta Marcada: Lutar contra o regime militar; PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
No contexto dos movimentos sociais, o objetivo é a meta a ser alcançada e a razão de ser do movimento, justificando a mobilização. O objetivo então existe para que ações sejam implementadas visando a transformar uma situação problemática. Nesse contexto, o objetivo visa à transformação situacional que pode assumir diferentes estados. Manter a situação atual impedindo que ocorram mudanças prejudiciais ou a volta da situação social anterior, sem que as mudanças tenham ocorrido, diz respeito a que estado da transformação situacional?
Resposta Marcada: Estado defensivo; PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
A transformação situacional diz respeito à situação do grupo social ou situação relacionada com outros grupos e pode ocorrer sob a perspectiva de diferentes abordagens. Quando a transformação situacional acontece simultaneamente à transformação social, fazendo surgir uma nova sociedade em substituição da atual, estamos falando de qual abordagem?
Resposta Marcada: Reformista; PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0
O problema é o elemento principal dos movimentos sociais. Por isso, é fundamental compreendê-lo para fornecer aos integrantes dos movimentos uma base sólida de conhecimento e uma capacidade consistente de análise, permitindo a elaboração dos objetivos que devem ser alcançados. Dentre os tipos de problemas existentes, o que representam aqueles que podem ser aproveitados ou descartados pelos atores sociais?
Resposta Marcada: Uma oportunidade. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
A política pública refere-se à ação cuja finalidade é atender a necessidades sociais que não conseguem ser resolvidas na esfera privada, individual e espontânea, precisando ser resolvida por decisão coletiva sob os princípios de justiça social, protegidos por leis que efetivam direitos. Devido à sua complexidade e também para facilitar a sua análise, as políticas públicas são classificadas por tipo.
A que tipo se refere a política pública que possibilita o acesso de vantagens a determinados sujeitos, em detrimento de outros, estabelecidas pelo Poder Público, utilizando recursos obtidos em outros grupos específicos?
Resposta Marcada: Política pública redistributiva. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
A interação entre Estado e sociedade civil, no contexto das políticas públicas, está inserida em processo histórico complexo, no qual ambos possuem particularidades e interesses próprios, apesar de sua interdependência e autonomia, ou seja, ambos se influenciam mutuamente.
Dentre as conquistas dos movimentos sociais dos anos 70 e 80, podem ser citados os direitos sociais instituídos por lei na Constituição Federal de 1988 e, qual é a outra conquista para a participação da sociedade civil.
Resposta Marcada: Espaços públicos; PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
O Estado é um fenômeno complexo e assume diversas funções e responsabilidades, participando praticamente de todas as dimensões da vida social e sendo composto por diversos elementos. Assim questiona-se: quais elementos constituem o Estado?
Resposta Marcada: Conjunto de instituições e prerrogativas como: o poder coercitivo, o território e um conjunto de regras e condutas reguladas dentro de um território; PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2

Outros materiais