Buscar

PBL - formiga cortadeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aprendizagem baseada em problemas – Controle de formigas cortadeiras. 
As formigas cortadeiras são insetos eusociais encontrados exclusivamente nas regiões tropicais e subtropicais das Américas. Estas formigas são apontadas como as principais pragas de ecossistemas agrícolas e florestais. Elas atacam as plantas em qualquer fase de desenvolvimento e são de difícil controle.
O produtor rural tem constante preocupação com as formigas cortadeiras em suas lavouras, sejam culturas anuais, pomares de citros, cana-de-açúcar ou florestas plantadas, como também plantas ornamentais, jardins e pastagens. Elas são popularmente conhecidas como saúvas e quenquéns (gêneros Atta e Acromyrmex). 
Quando as formigas cortadeiras destroem as folhas de uma determinada planta, a capacidade desta em realizar fotossíntese é reduzida. Por isso, com a redução do número de folhas, as plantas atacadas pelas formigas têm suas capacidades produtivas reduzidas em até 70%. Caso as formigas não sejam erradicadas, podem ocasionar a perda total da plantação.
Porém, as formigas cortadeiras não se alimentam diretamente das folhas cortadas, elas desenvolveram um avançado sistema agrícola baseado num mutualismo: elas se alimentam de um fungo específico (da Família Lepiotaceae, Basidiomycota), que cresce nas câmaras subterrâneas de seus ninhos. As formigas cultivam ativamente seu fungo, fornecendo fragmentos vegetais frescos e controlando organismos indesejados, como outros tipos de fungos (competidores). Segundo alguns autores, quando as formigas trazem acidentalmente folhas tóxicas ao fungo mutualista, este secreta uma substância química que serve de aviso para quê as formigas não coletem mais este vegetal.
Baseado nessas informações e utilizando o conjunto de técnicas aprendidas em sala de aula, como podemos usar a biotecnologia para controlar as formigas cortadeiras em plantações?
Questões a serem solucionadas:
1. O que seria mais correto, controlar diretamente a formiga ou o fungo que ela usa como alimentação? Por quê?
2. Usando a biotecnologia, que tipos de produtos podem ser desenvolvidos para afetar o fungo que essas formigas usam de alimento? 
3. Qual gene pode ser usado para produzir o OGM?
4. Qual a técnica que podemos usar para isolar o gene de interesse?
5. Quais técnicas discutidas em sala de aula devem ser usadas para gerar o produto para controlar o fungo?
6. Quais técnicas discutidas em podem ser usadas para avaliar se o produto foi produzido corretamente?

Continue navegando