Buscar

Tics mão em garra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
Tecnologia da Informação e comunicação (TICs) – semana n° 18
Professora: Lilian Cristhian Santos Rocha
Aluno(a): João Vitor Sousa Alves 2º Período
Nervos mediano e ulnar
1. Explique a Lesão neurológica que culmina com a "Mão em Garra"?
 A compressão do nervo ulnar é o segunda mais comum da extremidade superior; entretanto, a neuropatia aguda do nervo ulnar, localizada distalmente, é uma condição pouco comum. No canal de Guyon, o nervo ulnar pode ser comprimido ao longo de seu trajeto,promovendo déficits sensitivos, motores ou mistos. 
 O ramo profundo inerva os músculos hipotenares, inclusive o abdutor do quinto dedo, e trafega pela palma até os interosseos dorsais e palmares, o terceiro e quarto lumbricais, o adutor do polegar e uma parte do flexor curto do polegar. O flexor curto do quinto dedo, músculo hipotenar, tem duas fixações separadas, no gancho do unciforme e no osso pisiforme. 
 Estas fixações musculocutâneas formam um arco fibroso e criam os limites superficiais do hiato pisounciforme, local da lesão do paciente. Militares em treinamento físico são os principaisvacometidos com a lesão, pois a atividade "cabo de guerra" culmina com o aparecimento da lesão.
2. E a Lesão neurológica que cursa com o "Sinal da Bênção"
 O nervo mediano pode ser lesado em qualquer região de seu trajeto. Depois da lesão acontece perda da sensibilidade da sua região de inervação e pode ocorrer a deformidade da mão conhecida como "mão simiesca". 
 Quando a lesão se encontra nos ramos que inervam o punho acarreta em laceração do punho, déficit motor, fraqueza na flexão da metade radial dos dígitos e o polegar, perda de abdução e oponência do polegar, presença de "mão de bispo" ou "mão em bênção" quando tentar formar um punho, devido à perda de flexão da metade radial dos dígitos, perda de sensibilidade nas laterais de 31/2 dígitos, incluindo os respectivos leitos ungueais, e a área tenar.
RELAÇÃO TEÓRICO PRÁTICA:
 Esse assunto se aplica na prática médica pois os membros superiores são importantes para diversas atividades diárias. Logo, seu uso repetido e de forma inadequada pode acarretar em lesões que acabam por causar os sinais de mão em garra e mão em benção. Assim, o conhecimento dessas manifestações clínicas devem estar sobre o conhecimento dos médicos.
 REFERÊNCIAS
ELUI, Valeria Meirelles Carril; OLIVEIRA, Maria Helena Pessini de; SANTOS, Claudia Benedita dos. Órteses: um importante recurso no tratamento da mão em garra móvel de Hansenianos. Hansen Int, v. 26, n. 2, p. 105-111, 2001.
ELUI, Valéria Meirelles Carril. Comparação da função de duas órteses na reabilitação da mão em garra móvel de hansenianos. 2001.
MARCOLINO, Alexandre Marcio et al. Reabilitação fisioterapêutica na lesão do plexo braquial: relato de caso. Fisioterapia em Movimento, v. 21, n. 2, 2017.
DE GRANDE, Alaine Aparecida Benetti; DE OLIVEIRA GALVÃO, Fábio Ricardo; GONDIM, Luiz Carlos Alves. Reabilitação virtual através do videogame: relato de caso no tratamento de um paciente com lesão alta dos nervos mediano e ulnar. Acta fisiátrica, v. 18, n. 3, p. 157-162, 2011.

Continue navegando