Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

O planejamento não deve ser pensado como uma camisa de força, nem o plano deve ter como destino a gaveta ou a prateleira. Discuta no fórum uma das principais características do planejamento: a flexibilidade.
O planejamento educacional brasileiro sempre buscou acompanhar seu projeto econômico e político, nos cabe questionar, aproveitando para debater no fórum, como através de um planejamento educacional participativo, nós educadores, podemos contribuir, por meio de ações educativas significativas, para promoção de um projeto de transformação e emancipação?
Por mais bem estruturado que o planejamento escolar seja, o planejamento inicial é feito sem que o professor conheça seus alunos. Por este motivo a flexibilidade no planejamento é importante, pois temos que ter consciência que alguns imprevistos podem acontecer e são estes imprevistos que nos levam a uma avaliação melhor dos conteúdos programados.
Cabe à universidade buscar mecanismos para se relacionar com a sociedade do conhecimento?
Uma das características da sociedade contemporânea é o papel central do conhecimento nos processos de produção, ao ponto do qualificativo mais frequente hoje empregado ser o de sociedade do conhecimento. Estamos assistindo à emergência de um novo paradigma econômico e produtivo no qual o fator mais importante deixa de ser a disponibilidade de capital, trabalho, matérias-primas ou energia, passando a ser o uso intensivo de conhecimento e informação. Sendo assim, é tarefa da universidade estar em constante articulação com a sociedade do conhecimento, uma vez que é ela que forma os profissionais atuantes em sociedade. Para a evolução da sociedade, as universidades assumem um papel de suma importância, pois é ela, em primeira instância que dialoga, transforma e dissemina o conhecimento produzido pela humanidade.
Como a didática ajuda no rendimento escolar dos alunos?
A didática tem dentre outros, o objetivo de facilitar a aprendizagem tendo em vista que atua de maneira que busca oferecer caminhos e métodos que contribuam com esse aprendizado. Ela orienta o trabalho do professor fazendo-o significativo para que possa guiar de forma competente, expressiva e coerente as práticas de ensino. Através dos componentes que constituem o processo de ensino, visa propiciar os meios para a atividade própria de cada aluno, busca ainda formá-los para serem indivíduos críticos, reflexivos capazes de desenvolverem habilidades e capacidades intelectuais.
O filósofo alemão Herbert Marcuse, afirmou em um de seus famosos textos, intitulado “A responsabilidade da ciência” (MARCUSE, 2009, p. 159): “a ciência (isto é, o cientista) é responsável pelo uso que a sociedade faz da ciência: o cientista é responsável pelas consequências sociais da ciência”.
  E você, o que acha da afirmação do pensador? Qual é a responsabilidade que a ciência tem pelas consequências sociais que advém das suas descobertas?
A responsabilidade da ciência sobre as consequências sociais que advém de suas descobertas, é responsabilidade de cada um sobre suas ações a partir da informação.
Ao gerar avanços tecnológicos, a ciência contribuiu para o bem-estar da humanidade ao longo da história. Mas também possibilitou desastres humanitários e ambientais de proporções enormes.
Logo cabe ao cientista durante apresentação de sua descoberta, avaliar os beneficioso e pautar os riscos, porém o mal uso de descobertas é responsabilidade do autor da ação.

Mais conteúdos dessa disciplina