Buscar

Psicopatologia- Atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Ceará – UECE
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Graduação em Terapia Ocupacional
Disciplina: Psicopatologia Geral
Aluna: Maria Eduarda Oliveira Pessoa
Quando pensamos em atividade, principalmente como estudantes de Terapia Ocupacional, a primeira coisa que nos vem a mente é que as atividades são um conjunto de ações que são realizadas dentro das ocupações e da vida de cada indivíduo. Visto que, este termo é muito utilizado, e na Terapia Ocupacional, é utilizado desde os princípios da profissão, que tem como objeto de estudo as atividades humanas. 
Em sua etimologia, a palavra “atividade” pode ter diversos sentidos dependendo do contexto em que se encontra. Para a psicopatologia, atividade é a qualidade associada à capacidade de movimentar-se, de agir, fazer e empreender, com vigor e potência, em busca de liberdade, independência e superação de barreiras, limites, restrições. Se formos ao dicionário, a palavra atividade significa aquilo que é ativo, faculdade ou possibilidade de agir. Então, percebemos que a atividade se caracteriza por ações, expressões humanas que podem se externar através do fazer, da linguagem, da sexualidade e do trabalho.
O ato, ou o fazer, pode ser instintivo, ou seja, é resultado dos nossos ancestrais, das experiências das gerações anteriores. Pode ser habitual, que se caracteriza por aquilo que aprendemos ao longo da vida, ou voluntario, que reúne todos os outros conceitos e é dirigido pela consciência diante de novas exigências.
Podemos pensar que a linguagem é habitual, pois é típico das atividades humanas e além disso, é algo que aprendemos de acordo com nossa cultura, através das relações e da comunicação humana, que pode ser manifestada através de símbolos, gestos, palavras e números. Outro conjunto de atividades especificamente humanas é o trabalho, visto em nossa realidade como aquilo que dignifica o homem, o trabalho pode ser observado de diversas formas, tanto como um construtor de relações sociais quanto como uma troca, de geração de renda e prestação de serviços, assim como é visto pelo capitalismo. 
O que podemos perceber é que a nossa cultura é o que molda a nossos atos e a maneira que realizamos todas as atividades, sejam elas instintivas assim como a sexualidade, quanto a forma que nos comportamos socialmente, na expressão de nossos sentimentos e necessidades.

Outros materiais