Buscar

Contextualização Histórico-sociológica das Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil Unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância
Curso de Especialização em Gestão Pública do Esporte
Nome do Acadêmico: Gilbran Solcia
 R.A: 2200720113064
Tutor (a): Edilson de Oliveira
Nome da Disciplina:  Politicas Públicas para o Esporte e Lazer
Título e Unidade da Tarefa: Contextualização Histórico-sociológica das Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil. Unidade 1.
 O Esporte Brasileiro passou por diversos períodos, onde sempre houve envolvimento Político-Social no seu desenvolvimento. A Autonomia da sociedade para se organizar esportivamente era o que predominava na década de 30, onde o Estado desempenhava papel relevante, mas suas ações não eram consistentes no setor esportivo. 
 Em 1941, com o Decreto de Lei 3.199 o esporte passa a ser responsabilidade do Estado (Governo Federal), tendo como objetivos a organização, profissionalização e estruturação do esporte, criando o CND, Conselho Nacional de Desporto, com a missão de orientar, fiscalizar e incentivar as praticas esportivas, fortalecendo e direcionando as politicas publicas do esporte. 
 Em 1998, com a Lei 9.615 (Lei Pelé), o esporte teve um impacto positivo, como obrigação de contrato de trabalho e proteção aos atletas, profissionalismo nas gestões, transparência nas prestações de contas, além de visar melhorias no esporte de Rendimento, Participação e Educacional. Mas na pratica o maior beneficiado foi o esporte de rendimento e a modalidade de Futebol.
 São nítidas as intervenções do Estado em um fortalecimento do Esporte, assim como foi a Criação do Ministério do Esporte, um grande passo para grandes investimentos e mega eventos no Brasil, junto com a vontade de se tornar uma potência Olímpica. Infelizmente as Olimpíadas e a Copa do Mundo realizadas no Brasil não foram bem sucedidas na questão do legado, não houve continuidade de investimentos e recursos e grandes dificuldades existem no meio esportivo. 
  Precisamos de uma Política do Esporte voltada para todos os níveis esportivos, dessa forma poderemos formatar e executar uma nova proposta condizente para nossa realidade, fazer valer a pena a democratização do esporte, mesmo sabendo que é um trabalho em longo prazo, não podemos esquecer as variedades de modalidades existentes, seja para a prática, amadora ou profissional, com o devido incentivo e apoio, facilitaria a capacitação e interesse da pratica de novos atletas.
Referências:

Mais conteúdos dessa disciplina