A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Ensaios clínicos randomizados

Pré-visualização|Página 1 de 1

Ensaios clínicos randomizados


Ensaios clínicos randomizados ou aleatorizados é um desenho de estudo científico que possui o objetivo de verificar a eficácia de uma determinada intervenção em um ou mais desfechos. 


Basicamente, neste desenho de estudo uma quantidade X de pacientes são divididos de forma aleatória em dois um mais grupos, após essa divisão os grupos serão comparados.


Para simplificar, imagine que nosso objetivo é saber se Dipirona é melhor para dor comparado com o Paracetamol, para isso vamos dividir nossos pacientes em dois grupos (A e B) e coletamos a nota de dor deles com uma escala. 


O grupo “A” vai receber uma dose específica de Dipirona, o grupo “B” vai receber a mesma dose, no entanto, de Paracetamol. Posteriormente, aplicamos a escala de dor novamente, se a nota de dor do grupo “A” for menor que a do grupo “B”, podemos dizer que Dipirona é melhor que Paracetamol para dor.


PS: esse foi apenas um exemplo, não se prenda a isso. O nosso grupo “B” poderia ser uma pílula de açúcar, ou outra coisa. 


Um ensaio clínico randomizado com baixo risco de viés é considerado padrão ouro para determinar eficácia de uma intervenção. Ou seja, estudos observacionais não servem para dizer que algo FUNCIONA, mas vamos deixar essa polêmica para outro dia…