Logo Passei Direto
Buscar

Questões Doutrina Social da Igreja

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considere o fragmento de texto a seguir: "A dignidade humana abrange, de modo igual, todos os seres humanos, sem distinção de raça, etnia, crença ou condição. Também não há diferença em dignidade entre homem e mulher, já que ambos são seres humanos no mesmo grau; tanto o homem como a mulher foram criados à imagem de Deus, redimidos por Cristo e chamados à bem-aventurança eterna".
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base O que é a Doutrina Social da Igreja? sobre a dignidade da pessoa humana, analise as afirmativas a seguir: São corretas apenas as afirmativas:
I. A dignidade da pessoa humana não se trata de simples soma dos bens particulares de cada sujeito. É um bem indivisível, porque somente juntos se pode alcançá-lo, aumentá-lo e conservá-lo
II. O respeito à dignidade humana passa necessariamente por considerar o próximo como outro eu, sem excetuar ninguém.
III. O conteúdo da doutrina social é universal, pois considera a dignidade de cada pessoa como inalienável, única e necessária para construir o bem de todos.
IV. A vida do outro deve ser levada em consideração, assim como os meios necessários para mantê-la dignamente.
A I, III e IV
B III e IV
C II, III e IV
D I e II
E II e IV

Leia a citação: "Com a doutrina social, a Igreja se preocupa com a vida humana na sociedade, ciente de que da qualidade da experiência social, ou seja, das relações de justiça e de amor que a tecem, depende de modo decisivo a tutela e a promoção das pessoas, para as quais toda comunidade é constituída".
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja, qual é o principal objeto da Doutrina Social da Igreja? Assinale a alternativa correta.
A Natureza e método de trabalho nas questões sociais.
B Finalidade e base epistemológica.
C Esclarecimento das leis canônicas.
D Promoção das verdades cristãs por meio das ações sociais.
E Defesa e promoção da dignidade humana nas questões sociais.

Atente para o extrato de texto: "O fundamento natural dos direitos se mostra ainda mais sólido se, à luz sobrenatural, se considerar que a dignidade humana, doada por Deus e depois profundamente ferida pelo pecado, foi assumida e redimida por Jesus Cristo mediante a Sua encarnação, morte e ressurreição".
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o princípio da dignidade humana (em que o cristianismo se fundamenta), é correto afirmar que:
A Assemelha-se ao imperativo categórico kantiano, que coloca o ser humano como sujeito acima do objeto.
B Explica-se pelo reconhecimento da alteridade, a partir do rosto do outro, segundo o filósofo Levinas.
C Fundamenta-se nas mensagens e ensinamentos contidos nas cartas escritas pelo apóstolo Paulo.
D Baseia-se nas escrituras sagradas, que afirmam que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus e relatam a encarnação do Filho de Deus.
E Fundamenta-se no princípio de relação com o outro, apresentado pelo filósofo Martin Buber, em sua obra “Eu e Tu”.

Leia a passagem de texto: "Se a modernidade perscrutada pelos padres conciliares já não existe mais, ela deixou, entretanto, suas consequências positivas e negativas para nossos dias; consequências que exigem de novo o olhar atento da fé cristã, que busca distinguir os sinais dos tempos e lançar os cristãos como sujeitos ativos no mundo: parceiros de busca da verdade e na construção da fraternidade universal".
Considerando esta passagem e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre discernir os sinais dos tempos, assinale a alternativa correta:
A A Igreja ignora o processo histórico no discernimento sobre os sinais dos tempos.
B O Magistério da Igreja procura discernir e interpretar os sinais dos tempos à luz do Evangelho.
C Para discernir os sinais dos tempos o Magistério da Igreja utiliza o Código do Direito Canônico.
D O Antigo Testamento é o critério principal para a Igreja interpretar os sinais dos tempos marcados pelos acontecimentos históricos.
E A adivinhação do futuro é o método utilizado pela Igreja para discernir os sinais dos tempos marcados pelas mudanças culturais.

Leia a citação: "No juízo sobre esta delicada matéria, parece oportuno reservar uma maior atenção moral, cultural e no âmbito dos projetos, ao orientar o agir social e político sobre as temáticas ligadas à identidade e aos conteúdos do novo trabalho, num mercado e numa economia que também são novos".
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre a Encíclica Caritas in Veritate, de Bento XVI, é correto afirmar que:
A O texto confronta a dignidade do trabalho humano com a dimensão da vocação cristã.
B O texto confronta-se com o contexto da globalização e suas consequências morais.
C O texto investiga o desenvolvimento social para além do foco econômico.
D O texto prega a derrubada dos regimes comunistas.
E O texto defende a harmonia entre o estabelecimento do livre mercado e a democracia.

Atente para a citação: "A fé, que acolhe a palavra divina e a põe em prática, interage eficazmente com a razão. A inteligência da fé, em particular da fé orientada à prática, é estruturada pela razão e vale-se de todos os contributos que esta lhe oferece".
Considerando esta afirmação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o saber iluminado pela fé, assinale a alternativa correta:
A O lugar da Doutrina Social da Igreja é o campo da ideologia.
B A fé e as questões sociais são incompatíveis com a Doutrina Social da Igreja.
C Para o saber social da Igreja, devem se evitar as interferências da fé.
D Os parâmetros socioeconômicos são os critérios absolutos da Doutrina Social da Igreja.
E A Doutrina Social da Igreja pertence ao campo da teologia moral, cujo saber é iluminado pela fé.

Considere o extrato de texto: "Quando o Magistério da Igreja se pronuncia sobre questões inerentes à vida social e política, não desatende às exigências de uma correta interpretação da laicidade, porque não pretende exercer um poder político nem eliminar a liberdade de opinião dos católicos em questões contingentes".
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre a laicidade do Estado brasileiro, assinale a alternativa correta:
A Desde os anos 1960, o Brasil deixou de ser um Estado laico.
B Como o Brasil é um Estado laico, o catolicismo tem alguns privilégios em relação às outras religiões.
C No Brasil, por ser um Estado laico, nenhuma religião tem privilégios em relação às demais.
D Devido sua laicidade, o Estado brasileiro deve limitar o máximo possível as práticas religiosas.
E A Constituição Federal Brasileira de 1988 nada diz a respeito de igrejas e cultos religiosos.

Leia o excerto de texto a seguir: "Em síntese, a Doutrina Social da Igreja procura atualizar a dimensão social do Evangelho para os distintos contextos da vida cotidiana, [...] Em poucas palavras, é o Evangelho tornado vivo e atual nos diferentes desafios da realidade social, política, econômica e cultural".
Levando em consideração o excerto de texto dado e os conteúdos do texto-base Compêndio da Doutrina Social da Igreja sobre a natureza da doutrina social da igreja, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A doutrina social da Igreja é de natureza teológica e especificamente teológico-moral.
II. ( ) A doutrina social da Igreja propõe a assistência do homem no caminho da salvação.
III. ( ) A doutrina social da Igreja reflete os três níveis do ensinamento teológico-moral; o nível fundante das motivações; o diretivo das normas do viver social; o deliberativo das consciências.
IV. ( ) A doutrina social da Igreja tem o seu fundamento essencial na revelação bíblica e na tradição da Igreja.
A F – V – F – V
B F – F – V – F
C V – F – F – V
D V – F – V – V
E F – V – V – F

Leia o excerto de texto a seguir: "A sociabilidade do homem e a sua vida em sociedade está presente na Sagrada Escritura desde a criação. Ali aparece já a sociedade mais básica da vida social: o matrimônio, instituição ratificada por Cristo".
Levando em consideração o excerto de texto dado e os conteúdos do texto-base Compêndio da Doutrina Social da Igreja sobre a família como célula vital da sociedade, analise as afirmativas a seguir:
I. A importância da família é repetidamente sublinhada na Sagrada Escritura: “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18).
II. Na família se aprende a conhecer o amor e a fidelidade do Senhor e a necessidade de corresponder-lhe.
III. Na escola são inculcados desde os primeiros anos de vida os valores morais, transmite-se o patrimônio espiritual da comunidade religiosa e cultural da nação.
IV. A comunidade familiar nasce da comunhão das pessoas.
A II, III e IV
B I, II e IV
C I e II
D II e IV
E I, II e III

Considere o fragmento de texto a seguir: "O ser humano não só vive junto de outros, mas vive com outros, com quem tem uma interdependência mais ou menos intensa e mantém relações mais ou menos amistosas. [...] A experiência comum é que o homem vive em sociedade, e de acordo com a ciência etnológica, nada faz pensar que haja vivido alguma vez completamente isolado de qualquer sociedade".
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Agenda Social sobre a natureza social do homem, analise as afirmativas a seguir:
I. Deus, que tem um cuidado paternal para com todos, quis que todos os homens formassem uma só família e se tratassem mutuamente com espírito fraterno.
II. Todos os homens foram criados à imagem de Deus.
III. Jesus Cristo vai ao encontro do homem de certas épocas, principalmente o homem do século XXI.
IV. O homem é livre por não possuir a faculdade de se determinar em função da verdade e do bem.
A I, II e IV
B I, II e III
C II e IV
D I e II
E III e IV

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considere o fragmento de texto a seguir: "A dignidade humana abrange, de modo igual, todos os seres humanos, sem distinção de raça, etnia, crença ou condição. Também não há diferença em dignidade entre homem e mulher, já que ambos são seres humanos no mesmo grau; tanto o homem como a mulher foram criados à imagem de Deus, redimidos por Cristo e chamados à bem-aventurança eterna".
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base O que é a Doutrina Social da Igreja? sobre a dignidade da pessoa humana, analise as afirmativas a seguir: São corretas apenas as afirmativas:
I. A dignidade da pessoa humana não se trata de simples soma dos bens particulares de cada sujeito. É um bem indivisível, porque somente juntos se pode alcançá-lo, aumentá-lo e conservá-lo
II. O respeito à dignidade humana passa necessariamente por considerar o próximo como outro eu, sem excetuar ninguém.
III. O conteúdo da doutrina social é universal, pois considera a dignidade de cada pessoa como inalienável, única e necessária para construir o bem de todos.
IV. A vida do outro deve ser levada em consideração, assim como os meios necessários para mantê-la dignamente.
A I, III e IV
B III e IV
C II, III e IV
D I e II
E II e IV

Leia a citação: "Com a doutrina social, a Igreja se preocupa com a vida humana na sociedade, ciente de que da qualidade da experiência social, ou seja, das relações de justiça e de amor que a tecem, depende de modo decisivo a tutela e a promoção das pessoas, para as quais toda comunidade é constituída".
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja, qual é o principal objeto da Doutrina Social da Igreja? Assinale a alternativa correta.
A Natureza e método de trabalho nas questões sociais.
B Finalidade e base epistemológica.
C Esclarecimento das leis canônicas.
D Promoção das verdades cristãs por meio das ações sociais.
E Defesa e promoção da dignidade humana nas questões sociais.

Atente para o extrato de texto: "O fundamento natural dos direitos se mostra ainda mais sólido se, à luz sobrenatural, se considerar que a dignidade humana, doada por Deus e depois profundamente ferida pelo pecado, foi assumida e redimida por Jesus Cristo mediante a Sua encarnação, morte e ressurreição".
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o princípio da dignidade humana (em que o cristianismo se fundamenta), é correto afirmar que:
A Assemelha-se ao imperativo categórico kantiano, que coloca o ser humano como sujeito acima do objeto.
B Explica-se pelo reconhecimento da alteridade, a partir do rosto do outro, segundo o filósofo Levinas.
C Fundamenta-se nas mensagens e ensinamentos contidos nas cartas escritas pelo apóstolo Paulo.
D Baseia-se nas escrituras sagradas, que afirmam que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus e relatam a encarnação do Filho de Deus.
E Fundamenta-se no princípio de relação com o outro, apresentado pelo filósofo Martin Buber, em sua obra “Eu e Tu”.

Leia a passagem de texto: "Se a modernidade perscrutada pelos padres conciliares já não existe mais, ela deixou, entretanto, suas consequências positivas e negativas para nossos dias; consequências que exigem de novo o olhar atento da fé cristã, que busca distinguir os sinais dos tempos e lançar os cristãos como sujeitos ativos no mundo: parceiros de busca da verdade e na construção da fraternidade universal".
Considerando esta passagem e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre discernir os sinais dos tempos, assinale a alternativa correta:
A A Igreja ignora o processo histórico no discernimento sobre os sinais dos tempos.
B O Magistério da Igreja procura discernir e interpretar os sinais dos tempos à luz do Evangelho.
C Para discernir os sinais dos tempos o Magistério da Igreja utiliza o Código do Direito Canônico.
D O Antigo Testamento é o critério principal para a Igreja interpretar os sinais dos tempos marcados pelos acontecimentos históricos.
E A adivinhação do futuro é o método utilizado pela Igreja para discernir os sinais dos tempos marcados pelas mudanças culturais.

Leia a citação: "No juízo sobre esta delicada matéria, parece oportuno reservar uma maior atenção moral, cultural e no âmbito dos projetos, ao orientar o agir social e político sobre as temáticas ligadas à identidade e aos conteúdos do novo trabalho, num mercado e numa economia que também são novos".
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre a Encíclica Caritas in Veritate, de Bento XVI, é correto afirmar que:
A O texto confronta a dignidade do trabalho humano com a dimensão da vocação cristã.
B O texto confronta-se com o contexto da globalização e suas consequências morais.
C O texto investiga o desenvolvimento social para além do foco econômico.
D O texto prega a derrubada dos regimes comunistas.
E O texto defende a harmonia entre o estabelecimento do livre mercado e a democracia.

Atente para a citação: "A fé, que acolhe a palavra divina e a põe em prática, interage eficazmente com a razão. A inteligência da fé, em particular da fé orientada à prática, é estruturada pela razão e vale-se de todos os contributos que esta lhe oferece".
Considerando esta afirmação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o saber iluminado pela fé, assinale a alternativa correta:
A O lugar da Doutrina Social da Igreja é o campo da ideologia.
B A fé e as questões sociais são incompatíveis com a Doutrina Social da Igreja.
C Para o saber social da Igreja, devem se evitar as interferências da fé.
D Os parâmetros socioeconômicos são os critérios absolutos da Doutrina Social da Igreja.
E A Doutrina Social da Igreja pertence ao campo da teologia moral, cujo saber é iluminado pela fé.

Considere o extrato de texto: "Quando o Magistério da Igreja se pronuncia sobre questões inerentes à vida social e política, não desatende às exigências de uma correta interpretação da laicidade, porque não pretende exercer um poder político nem eliminar a liberdade de opinião dos católicos em questões contingentes".
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre a laicidade do Estado brasileiro, assinale a alternativa correta:
A Desde os anos 1960, o Brasil deixou de ser um Estado laico.
B Como o Brasil é um Estado laico, o catolicismo tem alguns privilégios em relação às outras religiões.
C No Brasil, por ser um Estado laico, nenhuma religião tem privilégios em relação às demais.
D Devido sua laicidade, o Estado brasileiro deve limitar o máximo possível as práticas religiosas.
E A Constituição Federal Brasileira de 1988 nada diz a respeito de igrejas e cultos religiosos.

Leia o excerto de texto a seguir: "Em síntese, a Doutrina Social da Igreja procura atualizar a dimensão social do Evangelho para os distintos contextos da vida cotidiana, [...] Em poucas palavras, é o Evangelho tornado vivo e atual nos diferentes desafios da realidade social, política, econômica e cultural".
Levando em consideração o excerto de texto dado e os conteúdos do texto-base Compêndio da Doutrina Social da Igreja sobre a natureza da doutrina social da igreja, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A doutrina social da Igreja é de natureza teológica e especificamente teológico-moral.
II. ( ) A doutrina social da Igreja propõe a assistência do homem no caminho da salvação.
III. ( ) A doutrina social da Igreja reflete os três níveis do ensinamento teológico-moral; o nível fundante das motivações; o diretivo das normas do viver social; o deliberativo das consciências.
IV. ( ) A doutrina social da Igreja tem o seu fundamento essencial na revelação bíblica e na tradição da Igreja.
A F – V – F – V
B F – F – V – F
C V – F – F – V
D V – F – V – V
E F – V – V – F

Leia o excerto de texto a seguir: "A sociabilidade do homem e a sua vida em sociedade está presente na Sagrada Escritura desde a criação. Ali aparece já a sociedade mais básica da vida social: o matrimônio, instituição ratificada por Cristo".
Levando em consideração o excerto de texto dado e os conteúdos do texto-base Compêndio da Doutrina Social da Igreja sobre a família como célula vital da sociedade, analise as afirmativas a seguir:
I. A importância da família é repetidamente sublinhada na Sagrada Escritura: “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18).
II. Na família se aprende a conhecer o amor e a fidelidade do Senhor e a necessidade de corresponder-lhe.
III. Na escola são inculcados desde os primeiros anos de vida os valores morais, transmite-se o patrimônio espiritual da comunidade religiosa e cultural da nação.
IV. A comunidade familiar nasce da comunhão das pessoas.
A II, III e IV
B I, II e IV
C I e II
D II e IV
E I, II e III

Considere o fragmento de texto a seguir: "O ser humano não só vive junto de outros, mas vive com outros, com quem tem uma interdependência mais ou menos intensa e mantém relações mais ou menos amistosas. [...] A experiência comum é que o homem vive em sociedade, e de acordo com a ciência etnológica, nada faz pensar que haja vivido alguma vez completamente isolado de qualquer sociedade".
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Agenda Social sobre a natureza social do homem, analise as afirmativas a seguir:
I. Deus, que tem um cuidado paternal para com todos, quis que todos os homens formassem uma só família e se tratassem mutuamente com espírito fraterno.
II. Todos os homens foram criados à imagem de Deus.
III. Jesus Cristo vai ao encontro do homem de certas épocas, principalmente o homem do século XXI.
IV. O homem é livre por não possuir a faculdade de se determinar em função da verdade e do bem.
A I, II e IV
B I, II e III
C II e IV
D I e II
E III e IV

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Doutrina Social da Igreja 
Considere o fragmento de texto a seguir:
“A dignidade humana abrange, de modo igual, todos os seres humanos, sem distinção de raça, etnia, crença ou condição. Também não há diferença em dignidade entre homem e mulher, já que ambos são seres humanos no mesmo grau; tanto o homem como a mulher foram criados à imagem de Deus, redimidos por Cristo e chamados à bem-aventurança eterna”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELÉ, D. Cristãos na Sociedade: Introdução à Doutrina Social da Igreja. Lisboa: Diel, 2003. p. 55-56.
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base O que é a Doutrina Social da Igreja? sobre a dignidade da pessoa humana, analise as afirmativas a seguir:
I. A dignidade da pessoa humana não se trata de simples soma dos bens particulares de cada sujeito. É um bem indivisível, porque somente juntos se pode alcançá-lo, aumentá-lo e conservá-lo
II. O respeito à dignidade humana passa necessariamente por considerar o próximo como outro eu, sem excetuar ninguém.
III. O conteúdo da doutrina social é universal, pois considera a dignidade de cada pessoa como inalienável, única e necessária para construir o bem de todos.
IV. A vida do outro deve ser levada em consideração, assim como os meios necessários para mantê-la dignamente.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	III e IV
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	I e II
	
	E
	II e IV
0:22:57
Questão 2/10 - Doutrina Social da Igreja 
Leia a citação:
“Com a doutrina social, a Igreja se preocupa com a vida humana na sociedade, ciente de que da qualidade da experiência social, ou seja, das relações de justiça e de amor que a tecem, depende de modo decisivo a tutela e a promoção das pessoas, para as quais toda comunidade é constituída”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PONTIFÍCIO CONSELHO “JUSTIÇA E PAZ”. Compêndio da Social da Igreja. Roma, 2004, n. 81. <http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/justpeace/documents/rc_pc_justpeace_doc_20060526_compendio-dott-soc_po.html>. Acesso em: 23 ago. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja, qual é o principal objeto da Doutrina Social da Igreja? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Natureza e método de trabalho nas questões sociais.
	
	B
	Finalidade e base epistemológica.
	
	C
	Esclarecimento das leis canônicas.
	
	D
	Promoção das verdades cristãs por meio das ações sociais.
	
	E
	Defesa e promoção da dignidade humana nas questões sociais.
0:23:39
Questão 3/10 - Doutrina Social da Igreja 
Atente para o extrato de texto:
“O fundamento natural dos direitos se mostra ainda mais sólido se, à luz sobrenatural, se considerar que a dignidade humana, doada por Deus e depois profundamente ferida pelo pecado, foi assumida e redimida por Jesus Cristo mediante a Sua encarnação, morte e ressurreição”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PONTIFÍCIO CONSELHO “JUSTIÇA E PAZ”. Compêndio da Social da Igreja. Roma, 2004, n. 153. Disponível em <http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/justpeace/documents/rc_pc_justpeace_doc_20060526_compendio-dott-soc_po.html>. Acesso em 26 ago. 2019.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o princípio da dignidade humana (em que o cristianismo se fundamenta), é correto afirmar que:
	
	A
	Assemelha-se ao imperativo categórico kantiano, que coloca o ser humano como sujeito acima do objeto.
	
	B
	Explica-se pelo reconhecimento da alteridade, a partir do rosto do outro, segundo o filósofo Levinas.
	
	C
	Fundamenta-se nas mensagens e ensinamentos contidos nas cartas escritas pelo apóstolo Paulo.
	
	D
	Baseia-se nas escrituras sagradas, que afirmam que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus e relatam a encarnação do Filho de Deus.
	
	E
	Fundamenta-se no princípio de relação com o outro, apresentado pelo filósofo Martin Buber, em sua obra “Eu e Tu”.
Questão 4/10 - Doutrina Social da Igreja 
Leia a passagem de texto:
“Se a modernidade perscrutada pelos padres conciliares já não existe mais, ela deixou, entretanto, suas consequências positivas e negativas para nossos dias; consequências que exigem de novo o olhar atento da fé cristã, que busca distinguir os sinais dos tempos e lançar os cristãos como sujeitos ativos no mundo: parceiros de busca da verdade e na construção da fraternidade universal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCUDELER, Luiz Gonzaga. Doutrina social da Igreja e o Vaticano II. São Paulo: Paulus, 2014. p. 9-10.
Considerando esta passagem e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre discernir os sinais dos tempos, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A Igreja ignora o processo histórico no discernimento sobre os sinais dos tempos.
	
	B
	O Magistério da Igreja procura discernir e interpretar os sinais dos tempos à luz do Evangelho.
	
	C
	Para discernir os sinais dos tempos o Magistério da Igreja utiliza o Código do Direito Canônico.
	
	D
	O Antigo Testamento é o critério principal para a Igreja interpretar os sinais dos tempos marcados pelos acontecimentos históricos.
	
	E
	A adivinhação do futuro é o método utilizado pela Igreja para discernir os sinais dos tempos marcados pelas mudanças culturais.
Questão 5/10 - Doutrina Social da Igreja 
Leia a citação:
“No juízo sobre esta delicada matéria, parece oportuno reservar uma maior atenção moral, cultural e no âmbito dos projetos, ao orientar o agir social e político sobre as temáticas ligadas à identidade e aos conteúdos do novo trabalho, num mercado e numa economia que também são novos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PONTIFÍCIO CONSELHO “JUSTIÇA E PAZ”. Compêndio da Social da Igreja. Roma, 2004, n. 312. <http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/justpeace/documents/rc_pc_justpeace_doc_20060526_compendio-dott-soc_po.html>. Acesso em 24 ago. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre a Encíclica Caritas in Veritate, de Bento XVI, é correto afirmar que:
	
	A
	O texto confronta a dignidade do trabalho humano com a dimensão da vocação cristã.
	
	B
	O texto confronta-se com o contexto da globalização e suas consequências morais.
	
	C
	O texto investiga o desenvolvimento social para além do foco econômico.
	
	D
	O texto prega a derrubada dos regimes comunistas.
	
	E
	O texto defende a harmonia entre o estabelecimento do livre mercado e a democracia.
Questão 6/10 - Doutrina Social da Igreja 
Atente para a citação:
“A fé, que acolhe a palavra divina e a põe em prática, interage eficazmente com a razão. A inteligência da fé, em particular da fé orientada à práxis, é estruturada pela razão e vale-se de todos os contributos que esta lhe oferece”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PONTIFÍCIO CONSELHO “JUSTIÇA E PAZ”. Compêndio da Social da Igreja. Roma, 2004, n. 74. <http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/justpeace/documents/rc_pc_justpeace_doc_20060526_compendio-dott-soc_po.html>. Acesso em: 23 ago. 2019.
Considerando esta afirmação e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre o saber iluminado pela fé, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O lugar da Doutrina Social da Igreja é o campo da ideologia.
	
	B
	A fé e as questões sociais são incompatíveis com a Doutrina Social da Igreja.
	
	C
	Para o saber social da Igreja, devem se evitar as interferências da fé.
	
	D
	Os parâmetros socioeconômicos são os critérios absolutos da Doutrina Social da Igreja.
	
	E
	A Doutrina Social da Igreja pertence ao campo da teologia moral, cujo saber é iluminado pela fé.
Questão 7/10 - Doutrina Social da Igreja 
Considere o extrato de texto:
“Quando o Magistério da Igreja se pronuncia sobre questões inerentes à vida sociale política, não desatende às exigências de uma correta interpretação da laicidade, porque não pretende exercer um poder político nem eliminar a liberdade de opinião dos católicos em questões contingentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PONTIFÍCIO CONSELHO “JUSTIÇA E PAZ”. Compêndio da Social da Igreja. Roma, 2004, n. 571. <http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/justpeace/documents/rc_pc_justpeace_doc_20060526_compendio-dott-soc_po.html>. Acesso em: 21 ago. 2019.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Doutrina Social da Igreja sobre a laicidade do Estado brasileiro, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Desde os anos 1960, o Brasil deixou de ser um Estado laico.
	
	B
	Como o Brasil é um Estado laico, o catolicismo tem alguns privilégios em relação às outras religiões.
	
	C
	No Brasil, por ser um Estado laico, nenhuma religião tem privilégios em relação às demais.
	
	D
	Devido sua laicidade, o Estado brasileiro deve limitar o máximo possível as práticas religiosas.
	
	E
	A Constituição Federal Brasileira de 1988 nada diz a respeito de igrejas e cultos religiosos.
Questão 8/10 - Doutrina Social da Igreja 
Leia o excerto de texto a seguir:
“Em síntese, a Doutrina Social da Igreja procura atualizar a dimensão social do Evangelho para os distintos contextos da vida cotidiana, [...] Em poucas palavras, é o Evangelho tornado vivo e atual nos diferentes desafios da realidade social, política, econômica e cultural”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, A. J. Introdução à Doutrina Social da Igreja. In: GONÇALVES, A. J.; LENZ, M. M.; ABREU, A.; LESTIENNE, B. (Org.). Temas da Doutrina Social da Igreja: Projeto Nacional de Evangelização Queremos Ver Jesus Caminho, Verdade e Vida. p. 13-27, 1. ed. Ponta Grossa, Paraná: Paulinas, 2004. p. 17.
Levando em consideração o excerto de texto dado e os conteúdos do texto-base Compêndio da Doutrina Social da Igreja sobre a natureza da doutrina social da igreja, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) A doutrina social da Igreja é de natureza teológica e especificamente teológico-moral.
II. ( ) A doutrina social da Igreja propõe a assistência do homem no caminho da salvação.
III.( ) A doutrina social da Igreja reflete os três níveis do ensinamento teológico-moral; o nível fundante das motivações; o diretivo das normas do viver social; o deliberativo das consciências.
IV. ( )  A doutrina social da Igreja tem o seu fundamento essencial na revelação bíblica e na tradição da Igreja.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	F – F – V – F
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – V – V – F
Questão 9/10 - Doutrina Social da Igreja 
Leia o excerto de texto a seguir:
“A sociabilidade do homem e a sua vida em sociedade está presente na Sagrada Escritura desde a criação. Ali aparece já a sociedade mais básica da vida social: o matrimônio, instituição ratificada por Cristo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELÉ, D. Cristãos na Sociedade: Introdução à Doutrina Social da Igreja. Lisboa: Diel, 2003. p. 76-77. 
Levando em consideração o excerto de texto dado e os conteúdos do texto-base Compêndio da Doutrina Social da Igreja sobre a família como célula vital da sociedade, analise as afirmativas a seguir:
I. A importância da família é repetidamente sublinhada na Sagrada Escritura: “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18).
II. Na família se aprende a conhecer o amor e a fidelidade do Senhor e a necessidade de corresponder-lhe.
III. Na escola são inculcados desde os primeiros anos de vida os valores morais, transmite-se o patrimônio espiritual da comunidade religiosa e cultural da nação.
IV. A comunidade familiar nasce da comunhão das pessoas.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	I e II
	
	D
	II e IV
	
	E
	I, II e III
[Questão 10/10 - Doutrina Social da Igreja
Considere o fragmento de texto a seguir:
“O ser humano não só vive junto de outros, mas vive com outros, com quem tem uma interdependência mais ou menos intensa e mantém relações mais ou menos amistosas. [...] A experiência comum é que o homem vive em sociedade, e de acordo com a ciência etnológica, nada faz pensar que haja vivido alguma vez completamente isolado de qualquer sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELÉ, D. Cristãos na Sociedade: Introdução à Doutrina Social da Igreja. Lisboa: Diel, 2003. p. 73.
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Agenda Social sobre a natureza social do homem, analise as afirmativas a seguir:
I. Deus, que tem um cuidado paternal para com todos, quis que todos os homens formassem uma só família e se tratassem mutuamente com espírito fraterno.
II. Todos os homens foram criados à imagem de Deus.
III. Jesus Cristo vai ao encontro do homem de certas épocas, principalmente o homem do século XXI.
IV. O homem é livre por não possuir a faculdade de se determinar em função da verdade e do bem.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II e IV
	
	D
	I e II
	
	E
	III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina