Buscar

Periodos de descanso ontervalo Intrajornada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho - Períodos de descanso 
Noções gerais de intervalo 
Resumo 
Intervalo é todo período no qual o empregado não está trabalhando ou não deve estar trabalhando; períodos de repouso. 
Inicialmente podemos dividir os intervalos entre: interjornada e intrajornada. 
Intervalo interjornada: é o intervalo que o empregado tem direito entre duas jornadas, entre dois dias de trabalho. Art. 66 da CLT – regra geral: 11 horas consecutivas. Se o empregado não usufruir de todo o seu período de descanso ele terá direito de receber pela hora não descansada. 
Art. 66 - Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso. 
Intervalo intrajornada: é o intervalo que o empregado tem direito dentro de uma jornada, dentro de um dia de trabalho. Art. 72 da CLT – para aqueles que trabalham permanentemente com digitação. Esses 10 minutos de intervalo não são deduzidos da jornada de trabalho. 
Art. 72 - Nos serviços permanentes de mecanografia (datilografia, escrituração ou cálculo), a cada período de 90 (noventa) minutos de trabalho consecutivo corresponderá um repouso de 10 (dez) minutos não deduzidos da duração normal de trabalho.
 Intervalo intrajornada 
 
Intervalo intrajornada – para repouso e alimentação 
Art. 71 da CLT: o número de horas para repouso e alimentação tem ligação direta com o número de horas trabalhadas naquele dia. 
Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas. 
§ 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas. 
Se o empregado trabalha até 4 horas por dia, ele não tem intervalo. 
Se o empregado trabalha mais de 4 horas e até 6 horas por dia, ele tem 15 minutos de intervalo. 
Se o empregado trabalha mais do que 6 horas no dia, ele tem direito de 1 a 2 horas de intervalo (pode ser extrapolado em caso de previsão em acordo coletivo, convenção coletiva ou contrato de trabalho) 
§ 2º - Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho. 
§ 3º O limite mínimo de uma hora para repouso ou refeição poderá ser reduzido por ato do Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, quando ouvido o Serviço de Alimentação de Previdência Social, se verificar que o estabelecimento atende integralmente às exigências concernentes à organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares. 
O limite de 1 hora pode ser reduzido para aqueles que trabalham mais de 6 horas: a depender de um ato de ministro do trabalho 
Súmula nº 437 do TST 
INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTAÇÃO. APLICAÇÃO DO ART. 71 DA CLT (conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 307, 342, 354, 380 e 381 da SBDI-1) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 2 
354, 380 e 381 da SBDI-1) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 
II - É inválida cláusula de acordo ou convenção coletiva de trabalho contemplando a supressão ou redução do intervalo intrajornada porque este constitui medida de higiene, saúde e segurança do trabalho, garantido por norma de ordem pública (art. 71 da CLT e art. 7º, XXII, da CF/1988), infenso à negociação coletiva. 
Esse entendimento do inciso II da sumula foi o aplicado durante muito tempo, com a reforma trabalhista, através do art. 611-A, III da CLT, o entendimento da sumula nesse citado inciso caiu. Eu posso ter a redução do intervalo intrajornada para um mínimo de 30 minutos, desde que previsto em acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva. Atenção, pois eu posso ter a redução e não a supressão. 
Art. 611-A. A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre: (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) 
III - intervalo intrajornada, respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas; (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

Continue navegando