Buscar

Identificação de Stakeholders em Projetos

Prévia do material em texto

Identificando os Stakeholders
Profª Me. Shirley Moura
A existência de uma empresa é determinada pelo compromisso que a mesma assume diante de seus públicos de interesse, ou ainda…
…Uma corporação se constrói e se define pelo tipo e pelo investimento que faz na qualidade de relação que estabelece com seus públicos.
2
Todas as organizações se relacionam com diversos públicos, esses públicos dimensionados pela comunicação corporativa assumem importância estratégica pois promovem e repercutem uma imagem positiva e/ou negativa de uma empresa.
Todo projeto é conduzido por pessoas e/ou organizações e estas poderão ser afetadas pelos resultados do projeto. Então o seguinte questionamento precisa ser respondido: Quais indivíduos, grupos, organizações serão impactados, direta ou indiretamente; positiva ou negativamente, pelo projeto? 
Porquê?
É fundamental que os stakeholders sejam identificados o quanto antes, visto que eles influenciam nas restrições e nos requisitos a serem colocados em prática na gestão de projetos. Isso ajuda, inclusive, na avaliação dos riscos de gerenciamento do que vai ser feito. 
Dessa forma, quando os gestores não mapeiam corretamente os stakeholders, com seus interesses e o seu grau de influência, podem se deparar com fracassos no processo.
Conceito.
O stakeholder é um público estratégico. Podemos entender essa expressão como descrevendo uma pessoa ou grupo que possuem interesse em determinado negócio, indústria ou serviço.
A expressão é composta de duas palavras em inglês: stake, que significa interesse, risco ou participação; e holder, que significa aquele que possui. O stakeholder, então, é aquele que possui interesse ou participação no negócio, seja ele um indivíduo ou um grupo.
Conceito.
Todas as ações de uma empresa, portanto, devem ser pensadas com os stakeholders em mente. As práticas e políticas do negócio afetarão diretamente essas pessoas ou grupos, de maneira positiva ou negativa. Dessa forma, identificar esses grupos é essencial para a tomada de decisões estratégica em empresas de qualquer setor.
Cada stakeholder tem um grau diferente de influência sobre o projeto, o que faz com que seja necessário classificar essas partes interessadas de modo a dar a devida atenção a cada uma.
“Stakeholders ou partes interessadas são pessoas e organizações, como clientes, patrocinadores, organizações executoras e o público, que estejam ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto. Elas podem também exercer influência sobre o projeto e suas entregas.”
(Guia PMBOK).
Tipos.
Os envolvidos diretamente nas atividades do projeto (o gerente do projeto e sua equipe)
O patrocinador ou sponsor (investidores, diretores, superintendentes e clientes internos e externos).
Aqueles que embora não estejam envolvidos podem de alguma forma influenciar no resultado final do projeto (governo, organizações, pessoas que possam ser afetadas ou exercer alguma influência positiva ou negativa nos resultados finais do projeto).
3º tipo.
Grau de dependência: onde são identificados os públicos pelos quais a organização possui necessidade e que interferem diretamente na sua sobrevivência. Alguns exemplos são: governo, os colaboradores, os clientes e os fornecedores.
Grau de participação: grupos pelos quais não há dependência por parte da empresa, porém colaboram para a melhoria e bom desempenho do projeto. Alguns exemplos podem ser redes de consultoria, redes sindicais e comunidades.
Grau de interferência: públicos que podem interferir positiva ou negativamente na imagem da empresa. Esse tópico possui duas subdivisões:
Rede de concorrência: empresas que trabalham no mesmo segmento da organização
Rede de comunicação de massa: veículos de comunicação que podem influenciar os públicos a respeito da organização.
11
A identificação das partes interessadas é um processo contínuo e pode ser uma tarefa difícil de realizar.
Após a identificação dos stakeholders será possível desenvolver uma estratégia para abordar cada um deles e determinar o nível e a oportunidade dos seus envolvimentos visando maximizar influências positivas e minimizar impactos negativos potenciais.
Você precisará identificar os stakeholders-chave. 
Eles são aqueles que são impactados diretamente pelo projeto ou que possuem maior influência no processo de tomada de decisão.
Quando você identifica com exatidão quem são as partes interessadas em seu projeto, pode desenvolver uma comunicação clara e objetiva com cada uma delas, estabelecendo assim uma relação de confiança que levará ao engajamento desses públicos e à integração de esforços para o sucesso do projeto.
Como fazer essa identificação?
Liste todas as partes.
A princípio, faça uma sessão de brainstorming para listar todas as potenciais partes interessadas no projeto. Aqui não importa (ainda) o grau de interesse ou de impacto que cada stakeholder tem, de forma que o que você precisa é ter uma visão de quem são os públicos afetados pela iniciativa. Faça pesquisas de mercado, realize um benchmarking com a concorrência, converse com o cliente e envolva o maior número de pessoas possível para compreender a extensão total dos públicos envolvidos.
Entenda os interesses de cada um.
Com a lista de stakeholders formada, procure entender quais são os interesses de cada um a respeito do projeto. Absolutamente todas as possibilidades devem ser exploradas para que você consiga conhecer profundamente quem são seus stakeholders-chave e como tratá-los, a fim de atingir seus objetivos.
Determine os níveis de influência.
O nível de influência corresponde à capacidade que a parte interessada tem de alavancar os resultados do projeto ou de paralisá-lo. É recomendado, inclusive, que se use um diagrama para melhor organizar e entender esse nível de influência.
Classifique-os.
Desinformado: não possui conhecimento e não impacta no projeto;
Resistente: não está aberto para aceitar o projeto, frequentemente porque este oferece consequências negativas para o stakeholder;
Neutro: não está disposto a apoiar, mas também não se opõe ao projeto;
Apoiador: aceita e estimula as mudanças;
Líder: é ativo e engajado em garantir que o plano obtenha êxito.
Crie um plano de abordagem.
Deve-se definir o tipo de comunicação a ser usado, a forma de obter seu apoio, os riscos que podem trazer ao projeto e como mitigá-los.
Definir como será a abordagem e o processo de atender às expectativas e necessidades dos stakeholders identificados.
Para isso, é essencial ter poder de negociação e manter o equilíbrio entre as partes envolvidas.
Ao pensarmos na relação que a empresa mantém ou pretende construir com seus públicos é preciso também considerar a relação que esses públicos mantém entre si, nas redes de relacionamento, nas mídias sociais, nas relações interpessoais ou institucionais.
Stakeholders.

Continue navegando