Buscar

Projeto de Iniciação à Docência em Ciências, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto de Iniciação à Docência em Ciências, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
	Instituição: Cruzeiro do Sul Polo: Mongaguá 
	Data:04/05/2021
	Título do texto de divulgação científica: Passageiros do futuro 
	Link do texto de divulgação científica na internet: cienciahoje.org.br/coluna/passageiros-do-futuro 
	Área temática das Ciências da Natureza: Terra e Universo
	Ano do Ensino Fundamental: 7º ANO
	Objeto (s) de Conhecimento: Efeito estufa 
Proposta da atividade e sua aplicação em sala aula (no mínimo 20 linhas).
TERRA E UNIVERSO 
Efeito estufa
Ciências para o 7º ano. Atividade para duas aulas seguidas (1h e 30 min)
Habilidades a serem trabalhadas: 
(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
(EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.
1ª ETAPA: Apresentação e leitura do artigo Científico juntamente com os alunos em retroprojetor. (aproximadamente 5 minutos)
ª2 ETAPA: Para contextualizar a aula entraria em uma breve introdução dos maiores poluentes na década 1980 as indústrias principalmente na baixada santista onde temos o município de Cubatão que além do alto índice de poluição ainda sofria com a chuva ácida, que ambas em conjunto prejudicavam a população local causando vários efeitos adversos a saúde das pessoas. Isso também seria apresentado em uma aula expositiva com retroprojetor imagens de capas de revista, imagens de manchetes e reportagens de jornais, e etc. (aproximadamente 10 minutos)
3ª ETAPA EXPERIMENTO PARA DEMONSTRAR COMO FUNCIONA O EFEITO ESTUFA
PASSO 1: Separar os materiais necessário para o experimento (já solicitado com antecedência aos alunos, fruto de reciclagem: pets, copos plásticos descartáveis; e um termômetro).
PASSO 2: Cortar a garrafa Pet ao meio, para utilizar a parte do fundo. 
PASSO 3: Colocar a mesma quantidade de água em dois copos de água.
PASSO 4: Tampar um dos copos com a garrafa cortada e deixar o outro destampado.
PASSO 5: Deixar os copos expostos no sol para a finalização do experimento;
Após uma hora expostos ao Sol, as temperaturas das aguas sobem , porém a que ficou coberta pela garrafa pet, sofre um aquecimento maior, pois é mantido dentro de uma atmosfera que não permite a circulação de ar, gases e outros itens que se igualam ao esquema de efeito estufa em nossa atmosfera, colocando a garrafa como a camada de ozônio e mostrando como essa camada abafa e aquece a atmosfera a qual ela circunda. 
O exposto no experimento, serve de respaldo ativo na aprendizagem do aluno, como aprender na pratica e não apenas com contato com a teoria superficial que coloca o professor como detentor de todo saber e o aluno como receptor. 
Atividades que coloquem o aluno no papel ativo de produtor, observador e explanador do conteúdo estudado permite uma maior aprendizagem e acomodação do conteúdo por parte desse corpo discente. 
Para finalizar com a ÚLTIMA ETAPA, os alunos podem produzir resumos e textos dissertativos fazendo um paralelo entre o texto cientifico lido, e o experimento feito no ambiente escolar, e ter a oportunidade de reproduzir o experimento com outros elementos como caixa de papelão, plásticos mais densos ou escuros para ampliar os conhecimentos sobre os elementos presentes no ar, mais densos, mais poluentes etc.

Continue navegando