Buscar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS P3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI – UNIFAVENI
LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS
HOSANA CRISTINA SANTOS DA SILVA
	Portfólio 3 apresentado ao curso de Licenciatura em Letras/Inglês do Centro Universitário Faveni - UNIFAVENI, como exigência para obtenção de 30 pontos na disciplina, Práticas Pedagógicas: Gestão Escolar, referente ao segundo semestre.
INSTITUIÇÃO ESCOLAR PARA DESENVOLVER A PRÁTICA PEDAGÓGICA
As primeiras salas de aula no Brasil foram criadas logo após a chegada dos jesuítas, no século XVI. Os padres eram os professores e os índios os alunos. Apenas os meninos podiam estudar e o objetivo principal era ensinar os fundamentos da religião católica.
Só em 1774 é que surgiram as primeiras escolas públicas do país. A vinda da família real para o Brasil ajudou a impulsionar o ensino. Com a proclamação da República, o governo federal ficou responsável apenas pelo ensino na então capital Rio de Janeiro. Cada estado desenvolvia seu projeto educacional de forma autônoma, mas o acesso à escola era um privilégio restrito aos mais ricos.
Nesse contexto, a Escola Municipal Castro Alves passou a existir na década de 70, funcionava em uma casa de taipa, e depois teve um prédio inaugurado, ofertava o conhecimento da leitura e escrita, tendo como professoras mulheres da comunidade. Passado algumas décadas, começou a ter aulas para os pequenos e os maiores, durante anos funcionou em casas alugadas.
Hoje em dia, tem ao todo 13 funcionários, sendo estes professores, diretor, auxiliares de serviços gerais. Atende uma demanda de 90 alunos, tendo aulas nos turnos matutino e vespertino, recebe alunos de povoados vizinhos também.
Possibilitando assim uma educação prazerosa e de qualidade.

Outros materiais