Buscar

Redação Concepção Integração e Inclusão social

Prévia do material em texto

Principais Características:
Concepção de Integração Social - Todo ser individuo vive em sociedade fazendo parte de um sistema. Essa integração social intensifica a autoestima do ser humano aumentando o bem-estar pessoal daqueles que se relacionam com os demais. Apesar disso, há situações em que pessoas estão em probabilidade de exclusão social. A exemplo disso, vemos que dificuldade econômica pode estar ligada à essa exclusão, pois existem profissionais e determinadas instituições, que trabalham ofertando ajuda a pessoas na condição de risco de exclusão. A integração social tem como objetivo de reforçar nas pessoas o desenvolvimento de sua autonomia. Assim a integração dessas pessoas, avança visivelmente, uma vez que sua convivência molhara e conformiza os interesses de cada um.
Concepção de Inclusão Social - Um importante instrumento de controle e participa todos os cidadãos o direito e manter a democracia como regime politicamente igualitário. Mas também é um conjunto de medidas que são voltadas para pessoas excluídas da sociedade, seja por deficiência de ordem física, mental, cor de pele, orientação sexual ou até mesmo pelo poder aquisitivo. Assim, seu objetivo é oferecer a todos cidadãos; oportunidades de acesso a bens e serviços tais como: saúde, trabalho, educação, lazer, cultura e etc.
 
1 - A função da escola e do professor nessas duas concepções - Para uma aprendizagem da pessoa com deficiência é necessário que ela seja integrada e incluída ao convívio social, nessa esfera a escola passa a ter um importante papel, uma vez que o docente contribui na função de reabilitador. É papel integrador do docente realizar tarefas que respondam e incluam o aluno com deficiência dentro de suas limitações e habilidades. Também colaborar com o desenvolvimento integral do aluno, tendo respeito por suas diferenças, mas valorizando suas habilidades, é importante apresentar um espaço onde o aluno aprenda e se entenda como um indivíduo ágil na construção do conhecimento. É fundamental que o professor trabalhe com uma equipe especializada que acompanhe o aluno dentro e fora da escola, para que possa aumentar a probabilidade de inclusão. 
Já a escola tem como função acolher o aluno e mobilizar todas as ferramentas em mãos para e prepará-lo para inserção na sociedade; além de gerar oportunidades de construção e apropriação do saber, abrir caminhos que favoreçam os mecanismos adaptativos que encaminham os alunos às práticas e degraus da autoconfiança, caminhos da autoestima e probabilidades funcionais. Assim, o convívio escolar, promoverá o sucesso escolar para muitas crianças.
2 – Na Escola Municipal João Dornelas na cidade de Governador Valadares-MG, há uma iniciativa pedagógica onde a mesma criou uma sala de recursos; para que os alunos com necessidades especiais, tenham um acompanhamento específico além das aulas convencionais e com isso consigam desenvolver sua aprendizagem, não ficando prejudicados ou atrasados em relação aos demais colegas. Também tem na sala jogos de várias especialidades, materiais peculiares para trabalhar a coordenação motora, audiovisual e cognitiva. Além é claro, de trazer para perto a família do aluno como participante ativo da vida estudantil do mesmo com trabalhos onde eles atuam diretamente em conjunto. Isso é muito especial e estimulante tanto para o aluno, como para os professores e a família do aluno.