Buscar

MBA - Definição do Escopo e Requisitos do Projeto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ERROS COMUNS POR FALTA DO SABER
Em nosso atual estudo de caso nos deparamos com um exemplo de uma parcela da população brasileira, quiçá de uma parte do mundo, um desejo de empreender, de ter algo seu e não apenas ser mais um na multidão, tal qual é apresentado o Rafael, dito como alguém com visão empreendedora de ideias interessantes, contudo destinado a seguir os caminhos comuns que é trabalhar para os outros, até se deparar com uma visão de negócio que é plural e adaptável para outros nichos de produtos, um sistema de “festa surpresa” onde a premissa é o cliente fornece um briefing de seu perfil e o produto é somente apresentado no dia do evento. 
Tendo a motivação para construir algo que seja funcional Rafael busca auxilio em um amigo que é especializado em projetos e lhe apresenta no universo do PMI (Project Management Institute), mas de forma muito superficial, quase que de má vontade, lhe informando sem muitos detalhes as etapas que deveria seguir, como um leigo no assunto e ao observar tamanha sequencia comete o equívoco de eliminar etapas tais como “controle integrado do projeto” ou então pular etapas e iniciar diretamente pelo “coleta de requisitos”, agora se vê em uma condição pior de antes de “iniciar” o escopo do projeto, pois está perdido em como seguir.
“A maturidade em gerenciamento de projetos de uma organização é proporcional à habilidade de realizar os processos necessários à condução de seus projetos, sendo fundamental a existência de padrões, métricas e controles, assim como o aperfeiçoamento contínuo desses processos”
Xavier, C.M.D. (2018). Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 4th edição. Editora Saraiva. 
Neste momento o importante é parar, reorganizar e recomeçar enquanto não se perdeu a vontade de fazer, que isso é fundamental, seguindo agora as etapas como devem ser feitas.
"Uma melhor prática começa com uma ideia de que existe uma técnica, um processo, um método ou uma atividade que pode ser mais eficiente em produzir um resultado [...] com menos problemas e imprevistos." 
Kerzner, Harold. Gestão de Projetos: As Melhores Práticas, (4th edição). Grupo A, 2020.g.
Portanto, por mais que o negócio pareça ser “pequena” é cabível cada etapa, a exemplo o plano de abertura, pois nele é criado um registro formal do projeto e demostra o compromisso com o mesmo, pois antes da emissão deste documento já está definido pontos como plano de negócio, etc. Outro ponto crucial é quanto ao Escopo do Projeto, visto que o erro do Rafael foi ser “simples” como no item Objetivo do Projeto “Desenvolver a organização Instafesta”, é muito mais que isso é deixar claro não o que será feito (como atividade repetitiva inerente ao processo), os pontos cruciais e necessário que formataram a estrutura para chegar no processo em si.
"O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho, e apenas o necessário, para que termine com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto está relacionado principalmente com definir e controlar o que está e o que não está incluído no projeto." 
Guia PMBOK® 6a. ed. – EUA: Project Management Institute, 2017. BORGES, Carlos; ROLLIM, Fabiano. 
Por fim não existe uma tentativa ou caminho correto a seguir para se atingir o objetivo, pois mudanças são e devem ser necessárias, pois provam o ajuste de rota, o que não se altera é que etapas devem ser seguidas para a saúde do tempo de vida do projeto
REFERÊNCIAS 
XAVIER, Carlos Magno da S. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. Editora Saraiva, 2018. 9788553131204. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553131204/.
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As Melhores Práticas. Grupo A, 2020. 9788582605301. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605301/. Acesso em: 14 fev. 2022.

Outros materiais