Buscar

SEBASTIAO CANDIDO JR - Definição do Escopo e Requisitos do Projeto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Definição do Escopo e Requisitos do Projeto
Para auxiliar no planejamento do seu novo negócio e pensar em estratégias para diferenciá-lo da concorrência, Rafael e Elaine terão um desafio no qual todos os novos empreendedores passam, mas para se obter sucesso eles devem seguir rigorosamente aquilo que o gestor especializado Marcos indicou.
O sucesso do projeto é grandemente impulsionado por um sólido escopo de produto, pois ele orienta todo o processo de estruturação do trabalho. “O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso”. (Guia PMBOK, PMI, p.553, 2017). Desenvolveremos o termo de abertura do projeto, formalizando o seu início. Devem ser realizadas pesquisas para validar a viabilidade da ideia de startup, descobrindo se é interessante ou não para as pessoas um mercado para decoração de festas com esse método que o Rafael está disposto a usar. Identificaremos os stakeholders e seus interesses, seu público potencial, fornecedores etc.
O sucesso do projeto depende essencialmente de um planejamento sólido. porque é o estágio em que o gerente de projeto vai definir, não só objetivos, mas também marcos, orçamento inicial para o projeto, premissas e cronograma com datas-chaves a cada etapa. A partir dos requisitos levantados podemos descrever melhor o trabalho necessário ao projeto e montar uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto). Esse documento descreverá aquilo que faz parte do projeto (escopo) e aquilo que não faz parte do projeto (não escopo), proporcionando um entendimento comum entre os stakeholders. Além disso, a EAP contém critérios de aceitação do produto e as entregas, restrições e premissas do projeto.
Atividades que compõem essa fase de planejamento como, planejamento do gerenciamento de comunicação, estimativa e planejamento dos recursos, planejamento e gerenciamento de custos, análise quantitativa e qualitativa e planejamento do gerenciamento de riscos, coleta de requisitos, definição das atividades, planejamento de cronograma, estimativa da duração de cada atividade, planejamento do gerenciamento de stakeholders, mesmo que tenham impactos diferentes na criação do projeto todas elas são importantes para viabiliza-lo.
Conforme destacado pelo Guia PMBOK 6ª edição (PMI, p.105.2017) “Os principais benefícios deste processo são permitir que as partes interessadas entendam a situação atual do projeto, reconheçam as ações adotadas para abordar quaisquer problemas de desempenho e tenham visibilidade sobre a situação futura do projeto, com previsões de custos e prazos”. O gerente de projeto assume a responsabilidade de monitorar e controlar o progresso do projeto, além de documentar e revisar conforme necessário. É comum surgirem solicitações de mudanças durante esse período, o que levará a atualizações no status do projeto e possíveis ações corretivas. Além disso, o gerente de projeto deve lidar com eventuais alterações no cronograma, orçamento e qualidade do projeto.
Muitos dos processos de monitoramento e controle são constantes, desde o início até o encerramento do projeto. A atenção dedicada ao gerenciamento do escopo resultará em um encerramento bem-sucedido do projeto, permitindo uma avaliação precisa do seu êxito. Será possível verificar se os recursos foram empregados de forma adequada e se os prazos foram cumpridos conforme o escopo estabelecido, alcançando assim os objetivos desejados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Um guia para o corpo de conhecimento em gerenciamento de projetos / Project Management Institute. 6ª EDIÇÃO, Disponível em: https://lccn.loc.gov/2017032505 Publicado/Produzido: Newtown Square, PA: Project Management Institute, p. 553, (2017).
Um guia para o corpo de conhecimento em gerenciamento de projetos / Project Management Institute. 6ª EDIÇÃO, Disponível em: https://lccn.loc.gov/2017032505 Publicado/Produzido: Newtown Square, PA: Project Management Institute, p. 105, (2017).

Continue navegando