Buscar

AD1 - Sociologia Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Danilla de Paula Candido. Matrícula: 20113110305
Curso: Administração Pública. Polo: Paracambi. Disciplina: Sociologia Organizacional
AD1
A partir da leitura dos capítulos indicados de Joel Charon e Golias Silva, cujo propósito é apresentar os fundamentos básicos da teoria sociológica, indique as questões essenciais trabalhadas por essa disciplina desde a sua fundação.
A Sociologia tem como ferramenta inicial auxiliar o pensar social, e a partir daí o indivíduo poderá entender melhor sobre a organização dos mais variados sistemas, como político, cultural, financeiro e etc. 
 Segundo (Charon,202, p.8) a sociologia se define como : “Uma disciplina acadêmica que examina o ser humano como um ser social, resultado de uma interação, socialização e padrões sociais. É uma perspectiva q eu se preocupa com a natureza do ser humano, o significado e a base da ordem social, e as causas e consequências da desigualdade social. Concentra-se na sociedade, organização social, instituições sociais, interação social e problemas sociais. ” 
 De forma simples podemos identificar o objeto de estudo da sociologia as relações existentes entre os seres humanos, porém, conceituando de uma forma mais completa de acordo com (Silva,2010, p.16) o objeto de es tudo da sociologia é : “[...] observar com espírito científico os fatos produzidos pelos homens em sociedade e, a partir dessas observações, buscar explicações sobre sua origem, seu desenvolvimento e seus efeitos, podendo constituir- se em uma ferramenta, em um instrumento de intervenção social. ” 
 Todavia por causa de suas constantes necessidades, o homem busca, em seu semelhante e no próprio mundo que o rodeia, os suprimentos necessários para manter-se vivo e conviver com o outro. A esse processo permanente de buscas e de trocas desenvolvido pelas pessoas que formam um agrupamento humano, damos o nome de relação social. A Sociologia é a ciência que estuda as diversas formas pelas quais se manifestam essas relações sociais e suas consequências no dia a dia da convivência humana.
Na medida em que tais relações lhe satisfazem, o homem as internaliza, tornando-as modelos (paradigmas), e aperfeiçoa os instrumentos criados e produzidos (tecnologias) para alcançar graus cada vez mais elevados de satisfação. Assim, um paradigma, por mais enraizado que esteja em uma sociedade, está sempre sujeito a desaparecer quando uma nova forma ou meio de satisfação daquela necessidade (nova tecnologia) foi produzida e dominada.
 Dessa maneira, a convivência humana vai envolvendo os membros dos agrupamentos humanos, tornando-os cada vez mais vinculados uns aos outros, e formando uma rede de relações bastante complexa. 
Estudar essa rede de relações e os homens que a constroem é o papel da Sociologia. Para facilitar o estudo e a compreensão de tais fenômenos, a Sociologia agrupa as relações sociais de mesma natureza sob a figura de instituições sociais.
Referências : 
- Silva, Golias. Sociologia Organizacional – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília ]: CAPES: UAB, 2010
- Charon, Joel M. Sociologia – Moorhead State Univers

Continue navegando