Buscar

Fosfatase Alcalina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fosfatase Alcalina 
A fosfatase alcalina (FA) é uma enzima de colestase, não hepato específica. É uma enzima sintetizada, principalmente, no fígado através dos hepatócitos e nos ossos através dos osteoblastos, também possui isoenzimas produzidas em menor quantidade nos epitélios renal e intestinal e na placenta.
O aumento da produção da FA pode ocorrer em casos de colestase (deficiente fluxo de bile para o duodeno) e colangite (inflamação das vias biliares), mas também pode esta presente em processos de atividade osteoblastica em filhotes, osteossarcomas e em processos de reabsorção óssea ativos, além de poder ser induzido por medicamentos como corticosteroides e anticonvulsivantes. 
OBS: Nos felinos o ducto liar e o pancreático se unem antes de chegar no duodeno – o que afeta no aumento da FA mesmo em doenças não hepáticas. 
Com relação a outros fatores associados à elevação da FA a literatura esclarece que quadros que causem estresse crônico, geralmente cursam com altos níveis de cortisol, um corticosteroide, que em cães induzem à produção de uma isoenzima responsável pelo aumento da FA sérica (KLEIN, 2015).
Sendo assim, ressalta-se a importância do histórico para correta interpretação dos resultados. Apenas o aumento de FA, principalmente isolado, não pode ser considerado como doença hepática, sendo necessário avaliar a clínica do animal, histórico e associação com demais exames complementares. 
REFERENCIAS 
KLEIN, B. G. Tratado de fisiologia veterinária. São Paulo: Elsevier, 2014. 5 ed. MOTTA, V.T. Bioquímica Clínica para Laboratório - Princípios e Interpretações: Enzimas. Porto Alegre: Médica Missau, 2000. p. 91- 120.
SILVA, B. S. et all. Causas De Elevação Sérica Da Fosfatase Alcalina Em Cães. XXVIII Congresso de Iniciação Cientifica, UFPEL – Pelotas, RS, 2015. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2019/CA_02582.pdf

Continue navegando