Buscar

Arteterapia para que serve, como pode feita - AULA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARTETERAPIA= AULA 1
Materiais que a arte terapia: pintura, fotografia, colagem, moldagem, concreto (reciclável, pregador). Não há preocupações estéticas, o princípio é mostrar expressão através dos sentimentos. 
A arteterapia ajuda no relaxamento, promove auto expressão, diminui ansiedade, diminui a insegurança, descarrega as pressões, melhora a autoestima, desenvolve imaginação criativa, comunica conflitos, promove e melhora o autoconhecimento e a consciência corporal.
Material Utilizado
Desenho
Trabalha a coordenação motora, necessita do controle motor e intelectual. A atenção e a realidade são exploradas. As cores são de grande importância, pois elas possuem códigos subjetivos a associações e experiências vividas. As cores produzem efeitos no sentido.
Pintura
Quanto mais expressão mais conhecimento e autoconfiança. A pintura é livre como o desenho, podendo ser a colagem, cópia.
Trabalhamos nossa estrutura afetiva e emocional. Chegando ao equilibro das emoções. Quanto mais diluída a tinta + emocional.
Modelagem 
Atua nas sensações físicas (leva ao relaxamento) e viscerais, como também no sentimento e cognição. A técnica exige uma canalização de energia adequada, por partir do nada para a criação de algo podendo ser livre ou dirigida. Pessoas rígidas ou ansiosas, tem ganhos muito grandes.
Fotografia
Trabalha o Passado e o Hoje. Trabalha afetos. Via eficaz da Comunicação. Resgate da Autoimagem e Identidade.	As fotografias evocam mais lembranças associadas do que a imagem registrou. Pode acompanhar de Colagem e Pintura.
Colagem
“A colagem propicia um campo simbólico de infinitas possibilidades de estruturação, integração, organização espacial e descoberta de novas configurações”. Há preconceito com essa atividade.
 O processo da colagem se dá em dois tempos, rico em simbolismos, que remontam dinâmicas tão presentes na vida cotidiana: o primeiro se refere à desconstrução, fragmentação, um caminho para a abstração; o segundo, a colagem propriamente dita, se refere à (re)construção e (re)composição como um caminho possível diante dos fragmentos  físicos e/ou subjetivos.
Sucata
O trabalho com a sucata estimula a reconstrução, a criatividade, as percepções, a atenção, a construção, a transformação, o concreto e a mudança.
É um material transformador, pois dá-se uma nova utilidade ao que antes era lixo. É a mudança através do concreto, é a busca de possibilidades de transformação e do reaproveitamento.
Por poder aliá-lo a pintura, a colagem e a modelagem, é uma atividade rica e complexa, que mobiliza o conteúdo interno, e já transforma-o, reaproveitando-o de forma benéfica.

Continue navegando