Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A arbitragem é uma das formas mais antigas de resolução de conflitos do mundo. Ela já era usada na Antiguidade e na Idade Média, quando representava um caminho certo para evitar um confronto bélico, no que diz respeito ao Direito Internacional Público; já, no que diz respeito aos demais ramos do Direito, a solução de conflitos por meio de árbitros é utilizada há muitos anos.
Com relação ao histórico da arbitragem, assinale a alternativa correta.
a. A evolução da solução de controvérsias é apresentada por duas formas: a vingança privada regulada e o uso obrigatório da arbitragem.
b. Para se fazer uma análise histórica do instituto da arbitragem, não há necessidade de se passar pelas funções do Estado.
c. A arbitragem moderna caracteriza-se pela escolha de pessoas investidas de qualquer magistratura.
d. A solução de controvérsias é uma função muito mais antiga que o próprio Estado Moderno.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

A negociação é um processo voluntário que acontece quando as partes buscam soluções para resolver suas negociatas, podendo ocorrer somente entre elas ou utilizar-se de um terceiro, baseando-se em estilos e estratégias próprias.
No que diz respeito à negociação, assinale a alternativa correta.
a. Na negociação, é necessária a presença do conflito, que apenas pode ocorrer em uma situação imprevista ou em algum esclarecimento sobre determinada coisa, sem que os envolvidos entrem em litígio.
b. A necessidade do conflito é que diferencia dos demais meios extrajudiciais.
c. A negociação é um processo voluntário que acontece quando as partes buscam soluções para resolver suas negociatas, podendo ocorrer somente entre elas, ou utilizar-se de um terceiro, baseando-se em estilos e estratégias próprias.
d. A negociação não é feita diretamente entre as partes, podendo ou não existir um terceiro, para que as partes cheguem a uma solução do conflito.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

A cláusula compromissória é um pacto dotado de autonomia, relativo aos contratos civil e comercial. Ela nasce no momento inicial do negócio principal, como uma forma preventiva dos interessados, com a intenção de assegurar e garantir as partes de um eventual desentendimento futuro.
Sobre a cláusula compromissória, assinale a alternativa correta.
a. A cláusula pode ser estipulada tanto por escrito quanto verbalmente.
b. Se for feito um contrato de adesão, a cláusula não terá validade.
c. As partes devem reportar às regras de algum órgão arbitral institucional ou entidade especializada.
d. Caso as partes acordem sobre a forma de instituir a arbitragem, a parte interessada não se manifestará à outra parte.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

O uso da mediação cresceu na década de 90, tanto nos setores públicos quanto nos privados, possuindo uma extensa legislação nos diversos países onde existe esse instituto jurídico. Ela pode ser definida como uma técnica para resolução de conflitos, podendo ser chamada de um Sistema Alternativo de Resolução de Disputas.
Sobre esse método alternativo, assinale a alternativa correta.
a. A mediação representa uma ferramenta por possibilitar que os mediandos resolvam o litígio, sem se importar com o lado do seu outro.
b. A mediação é um processo alternativo apresentado ao Poder Judiciário no qual é o juiz quem resolve o conflito.
c. A mediação propõe mudanças na forma de se enfrentar um conflito, sem se preocupar com a resposta imediata, com prazos peremptórios, e sim buscando verdadeiras causas que possam atingir a expectativa dos envolvidos.
d. A mediação não pode resolver em hipótese alguma casos relacionados a conflitos de família.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

A classificação da arbitragem serve para ordenar um conjunto de conceitos de acordo com certas relações que se pretende evidenciar. Ela pode ser utilizada como uma ação classificadora, formadora de grupos de coisas da mesma espécie.
No que tange à classificação da arbitragem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O instituto da arbitragem pode ser classificado em arbitragem facultativa e arbitragem obrigatória.
II. No Brasil, a arbitragem não é obrigatória.
III. No caso da arbitragem facultativa, ela viola vários preceitos fundamentais da Constituição Federal, principalmente no que diz respeito à garantia do acesso ao Poder Judiciário.
IV. A arbitragem imposta é permitida no Brasil de acordo com a Constituição Federal, que estabelece que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça de direito.
a. Somente as alternativas I e II estão corretas.
b. Somente a alternativa III está correta.
c. Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
d. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Na Grécia, a arbitragem era uma instituição conhecida, tanto para a solução de disputas entre suas cidades quanto entre os cidadãos. Essa forma de solução de conflitos fazia parte da vida cotidiana dos gregos, ao mesmo tempo, de Demóstenes, e havia uma considerável sofisticação sobre o procedimento de arbitragem compulsória.
De acordo com o que estudamos sobre a Grécia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A arbitragem pública era um procedimento formal que servia como uma espécie de primeira instância civil.
II. Na arbitragem pública, o serviço realizado pelo árbitro era um serviço público, cuja desobediência acarretava a sanção de perda dos direitos civis.
III. A arbitragem privada era desenvolvida por comum acordo entre as partes, sem envolvimento direto do Estado.
IV. Os árbitros de caráter público conheciam causas de direito público, criminal, capacidade das pessoas. Já os árbitros de caráter privado, aqueles que eram escolhidos pelas partes, apenas tratavam de matérias contratuais.
a. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c. Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Sobre o plano internacional, houve um crescimento vertiginoso e diferenciado das relações comerciais externas impulsionadas pela globalização econômica que contribuiu para revestir de importância os juízes arbitrais.
Com relação ao Brasil, é correto afirmar:
I. A integração ocorreu com o “Pacto de Genebra”, sendo ratificado pelo Brasil.
II. Com a assinatura do Protocolo, no ano de 1923, conferiu-se validade à cláusula arbitral em contratos comerciais internacionais.
III. O Protocolo não garante a execução das sentenças arbitrais, bem como a condução de causas aos tribunais arbitrais.
IV. Após esse período histórico, a arbitragem parece estar consolidada como uma forma de solução de controvérsias amplamente aceita.
a. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c. Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

O instituto da arbitragem, além de ser um método alternativo de resolução de conflitos, é fundado nos princípios contratuais e, por ter sua natureza jurídica estruturada na teoria contratualista, deve-se ter, essencialmente, que observar a função social do contrato.
Portanto, como pudemos perceber, a arbitragem utiliza como sustentáculos os princípios norteadores do contrato. Com relação a esses princípios, assinale a alternativa correta.
a. O princípio da autonomia da vontade traz que as estipulações feitas no contrato deverão ser fielmente cumpridas, sob pena de execução patrimonial.
b. O princípio do consensualismo é aquele em que o simples acordo de duas ou mais vontades basta para gerar contrato válido, visto que a maioria dos negócios jurídicos bilaterais é consensual.
c. O princípio da boa-fé define que, havendo convenção de arbitragem, fica esse instituto estabelecido como o competente para dirimir conflitos.
d. O princípio da relatividade dos efeitos do contrato significa que é preciso ater-se mais à intenção do que ao sentido literal da linguagem, e as partes deverão agir com lealdade e confiança recíprocas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

O desenvolvimento histórico que levou à unificação do Estado e das fontes de direito produziu o fenômeno da codificação dentro da tradição jurídica romano-germânica. A edição do Código Civil francês, no início do século XIX, marca o início de tal era, que se caracterizou por uma unificação das fontes e abordagem sistemática da regulação da vida social.
Com relação ao desenvolvimento histórico da arbitragem, assinale a alternativa correta.
a. Do Código de Processo Civil francês ao Código Civil brasileiro de 1916, não houve uma ampla adoção da figura do compromisso arbitral.
b. O direito de base europeia foi adotado somente na América do Norte, nas ex-colônias africanas e asiáticas, de independência mais recente, e por países que pretendiam realizar esforços de modernização de seus sistemas jurídicos.
c. No Brasil, a arbitragem é conhecida desde os tempos da colonização portuguesa.
d. Uma vez convencionada a arbitragem, ela passa a ser de cunho facultativo.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

A Convenção de Nova Iorque, de 1958, que dispõe sobre o reconhecimento e a execução de sentenças arbitrais estrangeiras, contava com 143 países signatários em janeiro de 2009. Pode-se dizer que a arbitragem é uma instituição jurídica. Contudo, a legislação brasileira traz algumas especificidades com relação a arbitragem.
Sobre esses quesitos, assinale a alternativa correta:
a. A Constituição Federal de 1934 consagra a arbitragem como uma solução pacífica de conflitos para resolver questões oriundas de relações internacionais.
b. As leis extravagantes posteriores à Constituição Federal de 1988 não trouxeram nenhuma previsão sobre a arbitragem.
c. A Lei nº 9.099/95 criou os Juizados Especiais, prevendo a possibilidade do julgamento por meio do “juízo arbitral”, sendo o árbitro escolhido pelas partes.
d. A entrada em vigor da Lei nº 9.307/96 não representou uma grande transformação do instituto jurídico.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A arbitragem é uma das formas mais antigas de resolução de conflitos do mundo. Ela já era usada na Antiguidade e na Idade Média, quando representava um caminho certo para evitar um confronto bélico, no que diz respeito ao Direito Internacional Público; já, no que diz respeito aos demais ramos do Direito, a solução de conflitos por meio de árbitros é utilizada há muitos anos.
Com relação ao histórico da arbitragem, assinale a alternativa correta.
a. A evolução da solução de controvérsias é apresentada por duas formas: a vingança privada regulada e o uso obrigatório da arbitragem.
b. Para se fazer uma análise histórica do instituto da arbitragem, não há necessidade de se passar pelas funções do Estado.
c. A arbitragem moderna caracteriza-se pela escolha de pessoas investidas de qualquer magistratura.
d. A solução de controvérsias é uma função muito mais antiga que o próprio Estado Moderno.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

A negociação é um processo voluntário que acontece quando as partes buscam soluções para resolver suas negociatas, podendo ocorrer somente entre elas ou utilizar-se de um terceiro, baseando-se em estilos e estratégias próprias.
No que diz respeito à negociação, assinale a alternativa correta.
a. Na negociação, é necessária a presença do conflito, que apenas pode ocorrer em uma situação imprevista ou em algum esclarecimento sobre determinada coisa, sem que os envolvidos entrem em litígio.
b. A necessidade do conflito é que diferencia dos demais meios extrajudiciais.
c. A negociação é um processo voluntário que acontece quando as partes buscam soluções para resolver suas negociatas, podendo ocorrer somente entre elas, ou utilizar-se de um terceiro, baseando-se em estilos e estratégias próprias.
d. A negociação não é feita diretamente entre as partes, podendo ou não existir um terceiro, para que as partes cheguem a uma solução do conflito.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

A cláusula compromissória é um pacto dotado de autonomia, relativo aos contratos civil e comercial. Ela nasce no momento inicial do negócio principal, como uma forma preventiva dos interessados, com a intenção de assegurar e garantir as partes de um eventual desentendimento futuro.
Sobre a cláusula compromissória, assinale a alternativa correta.
a. A cláusula pode ser estipulada tanto por escrito quanto verbalmente.
b. Se for feito um contrato de adesão, a cláusula não terá validade.
c. As partes devem reportar às regras de algum órgão arbitral institucional ou entidade especializada.
d. Caso as partes acordem sobre a forma de instituir a arbitragem, a parte interessada não se manifestará à outra parte.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

O uso da mediação cresceu na década de 90, tanto nos setores públicos quanto nos privados, possuindo uma extensa legislação nos diversos países onde existe esse instituto jurídico. Ela pode ser definida como uma técnica para resolução de conflitos, podendo ser chamada de um Sistema Alternativo de Resolução de Disputas.
Sobre esse método alternativo, assinale a alternativa correta.
a. A mediação representa uma ferramenta por possibilitar que os mediandos resolvam o litígio, sem se importar com o lado do seu outro.
b. A mediação é um processo alternativo apresentado ao Poder Judiciário no qual é o juiz quem resolve o conflito.
c. A mediação propõe mudanças na forma de se enfrentar um conflito, sem se preocupar com a resposta imediata, com prazos peremptórios, e sim buscando verdadeiras causas que possam atingir a expectativa dos envolvidos.
d. A mediação não pode resolver em hipótese alguma casos relacionados a conflitos de família.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

A classificação da arbitragem serve para ordenar um conjunto de conceitos de acordo com certas relações que se pretende evidenciar. Ela pode ser utilizada como uma ação classificadora, formadora de grupos de coisas da mesma espécie.
No que tange à classificação da arbitragem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O instituto da arbitragem pode ser classificado em arbitragem facultativa e arbitragem obrigatória.
II. No Brasil, a arbitragem não é obrigatória.
III. No caso da arbitragem facultativa, ela viola vários preceitos fundamentais da Constituição Federal, principalmente no que diz respeito à garantia do acesso ao Poder Judiciário.
IV. A arbitragem imposta é permitida no Brasil de acordo com a Constituição Federal, que estabelece que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça de direito.
a. Somente as alternativas I e II estão corretas.
b. Somente a alternativa III está correta.
c. Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
d. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Na Grécia, a arbitragem era uma instituição conhecida, tanto para a solução de disputas entre suas cidades quanto entre os cidadãos. Essa forma de solução de conflitos fazia parte da vida cotidiana dos gregos, ao mesmo tempo, de Demóstenes, e havia uma considerável sofisticação sobre o procedimento de arbitragem compulsória.
De acordo com o que estudamos sobre a Grécia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A arbitragem pública era um procedimento formal que servia como uma espécie de primeira instância civil.
II. Na arbitragem pública, o serviço realizado pelo árbitro era um serviço público, cuja desobediência acarretava a sanção de perda dos direitos civis.
III. A arbitragem privada era desenvolvida por comum acordo entre as partes, sem envolvimento direto do Estado.
IV. Os árbitros de caráter público conheciam causas de direito público, criminal, capacidade das pessoas. Já os árbitros de caráter privado, aqueles que eram escolhidos pelas partes, apenas tratavam de matérias contratuais.
a. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c. Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Sobre o plano internacional, houve um crescimento vertiginoso e diferenciado das relações comerciais externas impulsionadas pela globalização econômica que contribuiu para revestir de importância os juízes arbitrais.
Com relação ao Brasil, é correto afirmar:
I. A integração ocorreu com o “Pacto de Genebra”, sendo ratificado pelo Brasil.
II. Com a assinatura do Protocolo, no ano de 1923, conferiu-se validade à cláusula arbitral em contratos comerciais internacionais.
III. O Protocolo não garante a execução das sentenças arbitrais, bem como a condução de causas aos tribunais arbitrais.
IV. Após esse período histórico, a arbitragem parece estar consolidada como uma forma de solução de controvérsias amplamente aceita.
a. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c. Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

O instituto da arbitragem, além de ser um método alternativo de resolução de conflitos, é fundado nos princípios contratuais e, por ter sua natureza jurídica estruturada na teoria contratualista, deve-se ter, essencialmente, que observar a função social do contrato.
Portanto, como pudemos perceber, a arbitragem utiliza como sustentáculos os princípios norteadores do contrato. Com relação a esses princípios, assinale a alternativa correta.
a. O princípio da autonomia da vontade traz que as estipulações feitas no contrato deverão ser fielmente cumpridas, sob pena de execução patrimonial.
b. O princípio do consensualismo é aquele em que o simples acordo de duas ou mais vontades basta para gerar contrato válido, visto que a maioria dos negócios jurídicos bilaterais é consensual.
c. O princípio da boa-fé define que, havendo convenção de arbitragem, fica esse instituto estabelecido como o competente para dirimir conflitos.
d. O princípio da relatividade dos efeitos do contrato significa que é preciso ater-se mais à intenção do que ao sentido literal da linguagem, e as partes deverão agir com lealdade e confiança recíprocas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

O desenvolvimento histórico que levou à unificação do Estado e das fontes de direito produziu o fenômeno da codificação dentro da tradição jurídica romano-germânica. A edição do Código Civil francês, no início do século XIX, marca o início de tal era, que se caracterizou por uma unificação das fontes e abordagem sistemática da regulação da vida social.
Com relação ao desenvolvimento histórico da arbitragem, assinale a alternativa correta.
a. Do Código de Processo Civil francês ao Código Civil brasileiro de 1916, não houve uma ampla adoção da figura do compromisso arbitral.
b. O direito de base europeia foi adotado somente na América do Norte, nas ex-colônias africanas e asiáticas, de independência mais recente, e por países que pretendiam realizar esforços de modernização de seus sistemas jurídicos.
c. No Brasil, a arbitragem é conhecida desde os tempos da colonização portuguesa.
d. Uma vez convencionada a arbitragem, ela passa a ser de cunho facultativo.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

A Convenção de Nova Iorque, de 1958, que dispõe sobre o reconhecimento e a execução de sentenças arbitrais estrangeiras, contava com 143 países signatários em janeiro de 2009. Pode-se dizer que a arbitragem é uma instituição jurídica. Contudo, a legislação brasileira traz algumas especificidades com relação a arbitragem.
Sobre esses quesitos, assinale a alternativa correta:
a. A Constituição Federal de 1934 consagra a arbitragem como uma solução pacífica de conflitos para resolver questões oriundas de relações internacionais.
b. As leis extravagantes posteriores à Constituição Federal de 1988 não trouxeram nenhuma previsão sobre a arbitragem.
c. A Lei nº 9.099/95 criou os Juizados Especiais, prevendo a possibilidade do julgamento por meio do “juízo arbitral”, sendo o árbitro escolhido pelas partes.
d. A entrada em vigor da Lei nº 9.307/96 não representou uma grande transformação do instituto jurídico.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Prévia do material em texto

Data de inicio
	domingo, 20 Fev 2022, 21:44
	Estado
	Finalizada
	Data de conclusão
	segunda, 21 Fev 2022, 07:30
	Tempo empregado
	9 horas 46 minutos
	Nota
	5,40 de um máximo de 6,00(90%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
A arbitragem é uma das formas mais antigas de resolução de conflitos do mundo. Ela já era usada na Antiguidade e na Idade Média, quando representava um caminho certo para evitar um confronto bélico, no que diz respeito ao Direito Internacional Público; já, no que diz respeito aos demais ramos do Direito, a solução de conflitos por meio de árbitros é utilizada há muitos anos. Com relação ao histórico da arbitragem, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A evolução da solução de controvérsias é apresentada por duas formas: a vingança privada regulada e o uso obrigatório da arbitragem.
b. Para se fazer uma análise histórica do instituto da arbitragem, não há necessidade de se passar pelas funções do Estado.
c. A arbitragem moderna caracteriza-se pela escolha de pessoas investidas de qualquer magistratura.
d. A solução de controvérsias é uma função muito mais antiga que o próprio Estado Moderno. 
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A solução de controvérsias é uma função muito mais antiga que o próprio Estado Moderno..
Questão 2
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
A negociação é um processo voluntário que acontece quando as partes buscam soluções para resolver suas negociatas, podendo ocorrer somente entre elas ou utilizar-se de um terceiro, baseando-se em estilos e estratégias próprias. No que diz respeito à negociação, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Na negociação, é necessária a presença do conflito, que apenas pode ocorrer em uma situação imprevista ou em algum esclarecimento sobre determinada coisa, sem que os envolvidos entrem em litígio.
b. A necessidade do conflito é que diferencia dos demais meios extrajudiciais.
c. A negociação é um processo voluntário que acontece quando as partes buscam soluções para resolver suas negociatas, podendo ocorrer somente entre elas, ou utilizar-se de um terceiro, baseando-se em estilos e estratégias próprias.  
d. A negociação não é feita diretamente entre as partes, podendo ou não existir um terceiro, para que as partes cheguem a uma solução do conflito.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A negociação é um processo voluntário que acontece quando as partes buscam soluções para resolver suas negociatas, podendo ocorrer somente entre elas, ou utilizar-se de um terceiro, baseando-se em estilos e estratégias próprias. .
Questão 3
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
A cláusula compromissória é um pacto dotado de autonomia, relativo aos contratos civil e comercial. Ela nasce no momento inicial do negócio principal, como uma forma preventiva dos interessados, com a intenção de assegurar e garantir as partes de um eventual desentendimento futuro. Sobre a cláusula compromissória, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A cláusula pode ser estipulada tanto por escrito quanto verbalmente.
b. Se for feito um contrato de adesão, a cláusula não terá validade.
c. As partes devem reportar às regras de algum órgão arbitral institucional ou entidade especializada. 
d. Caso as partes acordem sobre a forma de instituir a arbitragem, a parte interessada não se manifestará à outra parte.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As partes devem reportar às regras de algum órgão arbitral institucional ou entidade especializada..
Questão 4
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
O uso da mediação cresceu na década de 90, tanto nos setores públicos quanto nos privados, possuindo uma extensa legislação nos diversos países onde existe esse instituto jurídico. Ela pode ser definida como uma técnica para resolução de conflitos, podendo ser chamada de um Sistema Alternativo de Resolução de Disputas. Sobre esse método alternativo, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A mediação representa uma ferramenta por possibilitar que os mediandos resolvam o litígio, sem se importar com o lado do seu outro.
b. A mediação é um processo alternativo apresentado ao Poder Judiciário no qual é o juiz quem resolve o conflito.
c. A mediação propõe mudanças na forma de se enfrentar um conflito, sem se preocupar com a resposta imediata, com prazos peremptórios, e sim buscando verdadeiras causas que possam atingir a expectativa dos envolvidos. 
d. A mediação não pode resolver em hipótese alguma casos relacionados a conflitos de família.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A mediação propõe mudanças na forma de se enfrentar um conflito, sem se preocupar com a resposta imediata, com prazos peremptórios, e sim buscando verdadeiras causas que possam atingir a expectativa dos envolvidos..
Questão 5
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
A classificação da arbitragem serve para ordenar um conjunto de conceitos de acordo com certas relações que se pretende evidenciar. Ela pode ser utilizada como uma ação classificadora, formadora de grupos de coisas da mesma espécie. No que tange à classificação da arbitragem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O instituto da arbitragem pode ser classificado em arbitragem facultativa e arbitragem obrigatória.
II. No Brasil, a arbitragem não é obrigatória.
III. No caso da arbitragem facultativa, ela viola vários preceitos fundamentais da Constituição Federal, principalmente no que diz respeito à garantia do acesso ao Poder Judiciário.
IV. A arbitragem imposta é permitida no Brasil de acordo com a Constituição Federal, que estabelece que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça de direito.
Escolha uma:
a. Somente as alternativas I e II estão corretas. 
b. Somente a alternativa III está correta.
c. Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
d. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente as alternativas I e II estão corretas..
Questão 6
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
Na Grécia, a arbitragem era uma instituição conhecida, tanto para a solução de disputas entre suas cidades quanto entre os cidadãos. Essa forma de solução de conflitos fazia parte da vida cotidiana dos gregos, ao mesmo tempo, de Demóstenes, e havia uma considerável sofisticação sobre o procedimento de arbitragem compulsória. De acordo com o que estudamos sobre a Grécia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A arbitragem pública era um procedimento formal que servia como uma espécie de primeira instância civil.
II. Na arbitragem pública, o serviço realizado pelo árbitro era um serviço público, cuja desobediência acarretava a sanção de perda dos direitos civis.
III. A arbitragem privada era desenvolvida por comum acordo entre as partes, sem envolvimento direto do Estado.
IV. Os árbitros de caráter público conheciam causas de direito público, criminal, capacidade das pessoas. Já os árbitros de caráter privado, aqueles que eram escolhidos pelas partes, apenas tratavam de matérias contratuais.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c. Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas. 
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 7
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
Sobre o plano internacional, houve um crescimento vertiginoso e diferenciado das relações comerciais externas impulsionadas pela globalização econômica que contribuiu para revestir de importância os juízes arbitrais. Estes acompanharamde perto o desenvolvimento e o incremento das relações entre Estados e entre particulares, repercutindo na formação de tratados na área internacional, bem como em novas codificações no que se refere à arbitragem entre particulares em cada país. Com relação ao Brasil, é correto afirmar:
I. A integração ocorreu com o “Pacto de Genebra”, sendo ratificado pelo Brasil.
II. Com a assinatura do Protocolo, no ano de 1923, conferiu-se validade à cláusula arbitral em contratos comerciais internacionais.
III. O Protocolo não garante a execução das sentenças arbitrais, bem como a condução de causas aos tribunais arbitrais.
IV. Após esse período histórico, a arbitragem parece estar consolidada como uma forma de solução de controvérsias amplamente aceita.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c. Somente as afirmativas II e IV estão corretas. 
d. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente as afirmativas II e IV estão corretas..
Questão 8
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
O instituto da arbitragem, além de ser um método alternativo de resolução de conflitos, é fundado nos princípios contratuais e, por ter sua natureza jurídica estruturada na teoria contratualista, deve-se ter, essencialmente, que observar a função social do contrato. Portanto, como pudemos perceber, a arbitragem utiliza como sustentáculos os princípios norteadores do contrato. Com relação a esses princípios, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O princípio da autonomia da vontade traz que as estipulações feitas no contrato deverão ser fielmente cumpridas, sob pena de execução patrimonial.
b. O princípio do consensualismo é aquele em que o simples acordo de duas ou mais vontades basta para gerar contrato válido, visto que a maioria dos negócios jurídicos bilaterais é consensual. 
c. O princípio da boa-fé define que, havendo convenção de arbitragem, fica esse instituto estabelecido como o competente para dirimir conflitos.
d. O princípio da relatividade dos efeitos do contrato significa que é preciso ater-se mais à intenção do que ao sentido literal da linguagem, e as partes deverão agir com lealdade e confiança recíprocas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O princípio do consensualismo é aquele em que o simples acordo de duas ou mais vontades basta para gerar contrato válido, visto que a maioria dos negócios jurídicos bilaterais é consensual..
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Texto da questão
O desenvolvimento histórico que levou à unificação do Estado e das fontes de direito produziu o fenômeno da codificação dentro da tradição jurídica romano-germânica. A edição do Código Civil francês, no início do século XIX, marca o início de tal era, que se caracterizou por uma unificação das fontes e abordagem sistemática da regulação da vida social. Com relação ao desenvolvimento histórico da arbitragem, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Do Código de Processo Civil francês ao Código Civil brasileiro de 1916, não houve uma ampla adoção da figura do compromisso arbitral.
b. O direito de base europeia foi adotado somente na América do Norte, nas ex-colônias africanas e asiáticas, de independência mais recente, e por países que pretendiam realizar esforços de modernização de seus sistemas jurídicos. 
c. No Brasil, a arbitragem é conhecida desde os tempos da colonização portuguesa.
d. Uma vez convencionada a arbitragem, ela passa a ser de cunho facultativo.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: No Brasil, a arbitragem é conhecida desde os tempos da colonização portuguesa..
Questão 10
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Texto da questão
A Convenção de Nova Iorque, de 1958, que dispõe sobre o reconhecimento e a execução de sentenças arbitrais estrangeiras, contava com 143 países signatários em janeiro de 2009. Pode-se dizer que a arbitragem é uma instituição jurídica. Contudo, a legislação brasileira traz algumas especificidades com relação a arbitragem. Sobre esses quesitos, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Constituição Federal de 1934 consagra a arbitragem como uma solução pacífica de conflitos para resolver questões oriundas de relações internacionais.
b. As leis extravagantes posteriores à Constituição Federal de 1988 não trouxeram nenhuma previsão sobre a arbitragem.
c. A Lei nº 9.099/95 criou os Juizados Especiais, prevendo a possibilidade do julgamento por meio do “juízo arbitral”, sendo o árbitro escolhido pelas partes. 
d. A entrada em vigor da Lei nº 9.307/96 não representou uma grande transformação do instituto jurídico.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A Lei nº 9.099/95 criou os Juizados Especiais, prevendo a possibilidade do julgamento por meio do “juízo arbitral”, sendo o árbitro escolhido pelas partes..

Mais conteúdos dessa disciplina