Buscar

APX2 Cultura e cotidiano escolar 2021 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 2 – 2021-2
Disciplina: CULTURA E COTIDIANO ESCOLAR
 
Estudante, esta é a sua segunda avaliação presencial. 
 Estarão sendo avaliados os seguintes itens:
- a sua escrita (correção, coesão textual, adequação da linguagem) ;
- a qualidade da sua argumentação
- a articulação das suas respostas com os textos lidos nas aulas
No texto da aula 12, “Educação e racismo no Brasil”, a professora Sueli Melo Silva afirma que
“A escola tem pela frente diversos desafios para que possa lidar com a discriminação racial. O primeiro deles é encontrar mecanismos de combate ao preconceito e discriminações raciais na família e na escola; segundo - elaborar propostas curriculares e educacionais para o enfrentamento das questões raciais a partir da pré-escola; terceiro – a necessidade de se elaborar novas propostas e material didático para enfrentar o problema e quarto - exigir a formação de uma identidade negra positiva que se construa na relação com o branco e no reconhecimento das diferenças.” (p.98)
Também na mesma aula, o professor Silvio Almeida, no vídeo apresentado pela Editora Boitempo, chama a atenção para a invisibilidade de pessoas negras em espaços de saber e de poder, e afirma que o racismo pode ser identificado como estrutural na sociedade brasileira na medida em que constitui as relações sociais dentro de uma dinâmica pautada em desigualdades, exclusão e discriminação.
Questão: Em diálogo com o material das aulas 10, 11 e 12, reflita sobre a importância da representatividade das pessoas negras e subalternizadas no cotidiano escolar para a produção de uma Educação antirracista e descolonizadora.
Resposta: As escolas vêm estruturando os meios educacionais para propor uma educação voltada para a igualdade social, tolerante, respeitosa e com empatia. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, pois o racismo e várias outras descriminalizações ainda estão presentes no cotidiano escolar. Por tanto desenvolver políticas públicas e mudar o cenário educacional é de suma importância para combater as intolerâncias dentro da sociedade e nas escolas, como no caso de buscar recursos antirracistas. 
Dessa forma podemos analisar que o empoderamento das pessoas negras estabelece a estrutura de uma nova proposta educacional. A representatividade é fundamental para sair das amarras que foram impostas há tantos anos, acabar com o racismo estrutural que ficou tão preso nas raízes da sociedade, raízes que foram formuladas através da discriminação e racismo fortemente causado por uma falsa ideia de soberania de uma etnia. 
Pessoas negras estarem atuando dentro da educação, e de todas as áreas, é destacar a igualdade entre todos e conscientizar sobre uma sociedade mais justa, acolhedora e, principalmente, antirracista. A busca escolar é que o tema tão importante socialmente seja tratado no currículo desde os anos iniciais para ampliar o conhecimento e abranger mais respeito ao longo dos anos. Reconhecendo suas lutas e uma história, que mesmo sendo muito sofrida, representa a força e a coragem das pessoas negras ao lutarem por seus direitos.

Outros materiais