Buscar

- ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA psicologia do desenvolvimento

Prévia do material em texto

CONTRIBUIÇÃO DO PERÍODO SOCRÁTICO PARA A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 
Nome Completo: Rafael de Castro Sousa
Matrícula:04095786
Curso: Letras em Inglês
	O periodo socrático é composto por Socrátes, Platão e aristoteles. Sócrates, o grande filósofo ateniense e sua metodologia de ensino-aprendizagem: a maiêutica e a ironia. Este periodo Contribuiu significativamente para o desenvolvimento humano. Uma característica do pensamento filosófico deste período é a generalização, ou seja, a tentativa de libertar o pensamento da influência dos dados sensoriais, para, neste sentido, poder elevá-lo até à inteligibilidade dos conceitos ou das ideias, as quais, no que lhe concerne, se referem à essência íntima e verdadeira das coisas. 
‘’[…] o trabalho que leva a tal resultado, um verdadeiro processo de gestação, prevê um método de investigação maiêutico, baseado no colóquio individual, na arte de escutar e de objetar e no sistemático emprego da ironia para abalar as defesas intelectuais preestabelecidas.’’ (NICOLAU, 2005, p. 57).
	Pensadores encontraram um ambiente seguro na filosofia para aplicar seus conhecimentos. Em termos gerais, a partir do periodo Socrático, houve a busca mais metódica, racional e que se valesse de métodos experimentais para as comprovações. Assim, como Wilhelm Maximillian Wundt (1832 – 1920), usou a metodologia científica.
‘’A fundação do Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade de Leipzig, em 1879, é geralmente celebrada na literatura como o marco inicial da psicologia científica.’’ (ARAUJO, 2009, p. 9, grifo nosso).
	Foi este censo critico que contribuiu para evolução da ciência. Hoje os psicólogos se baseiam no método cientifico quando buscam respostas para suas respostas.
‘’A incapacidade de avaliação popular quanto à confiabilidade de certas explicações para diferentes fenômenos tem contribuído para a propagação das pseudociências, um dos maiores motivos para a intervenção reparadora dos filósofos da ciência.’’ (FIGUEIREDO; OLIVEIRA, 2020, p. 205).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Araujo, S. F. Wilhelm Wundt e a fundação do primeiro centro internacional de formação de psicólogos. Temas psicol, Juiz de Fora, v.17, n.1, p. 09 -14. 2009. ISSN 1413-389X. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v17n1/v17n1a02.pdf. Acesso em: 17 fev. 2022.
FIGUEIREDO, F. J.; LEVY, A. O. Filosofia da ciência e evolução: uma contribuição ao ensino Parte 3. Por que evolução? Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v.8, n.1, p. 203-252, jan-jun, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2020.50943. Acesso em: 17 fev. 2022. 
NICOLA, U. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à idade moderna. Tradução: Maria M. De Luca. São Paulo: Globo, 2005, p. 57.

Continue navegando