Buscar

Iodo Radioativo

Prévia do material em texto

Iodo Radioativo
1- PAAF- Punção Aspirativa por Agulha Fina
A punção aspirativa com agulha fina PAAF é uma ferramenta muito importante na análise dos nódulos tireoidianos, sendo o melhor exame para determinar se o nódulo é benigno ou maligno.
Geralmente opta-se por PAAF de nódulos maiores que 1 cm, com função tireoidiana normal e que tenham sinais de suspeita de malignidade na ultrassonografia. Deve-se reforçar que a PAAF deve ser reservada para os pacientes com maior risco de malignidade.  
2-Quais as utilidades médicas do iodo radioativo além do uso na neoplasia da tireóide?
O uso do iodo radioativo na medicina tem 3 indicações principais:
1. O iodo radioativo pode ser utilizado para tratar o hipertireoidismo, especialmente nas doenças de Graves, e costuma ser indicado quando o paciente não tem melhora com o uso de remédios, quando não pode utilizá-los por alergia, quando apresenta reações adversas graves a medicação ou quando é necessário um tratamento mais definitivo da doença, como pessoas que têm doenças cardíacas, por exemplo.
1. O tratamento com iodo radioativo no câncer da tireoide está indicado como forma de eliminar resquícios de células cancerígenas após a remoção da tireoide, diminuindo o risco de recidiva do câncer. Em alguns casos, também pode ser utilizado para ajudar a eliminar metástases, e os sintomas produzidos por elas.
1. Cintilografia da tireoide, é um exame indicado pelos médicos para estudar o funcionamento da tireoide, para investigar as doenças que podem surgir neste órgão, principalmente quando há a suspeita de nódulos cancerígenos ou que estejam produzindo hormônios tireoideanos em excesso.
 
Referências Bibliográficas:
https://www.tireoide.org.br/entenda-a-puncao-aspirativa-com-agulha-fina-paaf/ (Links 
https://www.tuasaude.com/iodoradioativo/#:~:text=O%20tratamento%20com%20iodo%20radioativo%20no%20c%C3%A2ncer%20da%20tireoide%20est%C3%A1,os%20sintomas%20produzidos%20por%20elas.

Continue navegando