Buscar

PSICOLOGIA DO ESPORTE apol1

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO ESPORTE
“[...] iniciação esportiva [é] um processo de ensino-aprendizagem para a aquisição da capacidade de execução prática e conhecimento de um esporte [...]. Blázquez Sánchez [...] retira o foco da definição de Iniciação Esportiva do início da prática esportiva, ampliando para o início de uma ação pedagógica que considera as características da atividade, da criança e dos objetivos a serem alcançados [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos sobre a psicologia esportiva trabalhada no contexto da iniciação esportiva, é correto afirmar que:
	
	C
	Entre as razões alegadas para o desenvolvimento esportivo de crianças e jovens encontram-se o divertimento, o aperfeiçoamento de habilidades e a convivência com amigos.
“A Psicologia do Esporte (PE), como especialidade do saber psicológico, ilustra uma faceta da modernidade como o individualismo no esporte quando se estabelece mediante um confronto entre as demandas externas impostas à pessoa  (controle do corpo, resultados de rendimento, superação de limites, etc.) e as suas necessidade e limitações internas”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos, sobre a aplicação da psicologia nos esportes, é correto afirmar que:
	
	C
	A construção de perfis e avaliação psicológica são procedimentos que dão mais visibilidade ao psicólogo do esporte.
“[...] No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Uma das formas de incluir e também mostrar a força das pessoas com deficiência, proporcionando uma melhoria de vida, é o esporte, chamado de paradesporto, no qual Campo Largo tem um grande destaque [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, um dos maiores benefícios psicológicos da prática do paradesporto é:
	
	A
	Melhoria da autoestima e recuperação da identidade.
 “A Psicologia do Esporte no Brasil teve seu marco inicial na atuação e estudos de João Carvalhaes, um profissional com grande experiência em psicometria, chamado a atuar junto ao São Paulo Futebol Clube, equipe sediada na capital paulista, onde permaneceu por cerca de 20 anos”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade sobre o surgimento da Psicologia do Esporte na prática esportiva, é correto afirmar que:
	
	D
	O surgimento da Psicologia do esporte foi favorecido pela necessidade de se compreender as habilidades individuais e os aspectos psíquicos durante as atividades físicas.
“[...] Na maioria das vezes, após uma competição, ouvimos comentários que enfatizam o papel do aspecto psicológico na qualidade do desempenho do atleta, como por exemplo: ‘não aguentou a pressão, estava ansioso, competiu com medo, se desestruturou com um fator externo, treinou muito melhor do que competiu, ganhou por que teve uma cabeça melhor [...]’”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos, qual é o foco da psicologia do esporte para as modalidades individuais? Assinale a alternativa correta.
	
	B
	 Concentração, controle da ansiedade e manejo das variáveis ambientais.
 “Por proporcionar reabilitação, desenvoltura, autoestima e inclusão social, o esporte é uma ferramenta extremamente útil para a superação dos desafios existenciais que podem advir de uma deficiência, uma vez que auxilia o deficiente a compreender que suas limitações não o impedem de encontrar um autêntico sentido para sua existência”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, promover o acolhimento do atleta em relação aos aspectos psicológicos tem como exemplo prático:
	
	A
	Valorizar o cuidado com a saúde mental.
“Após morar por seis meses em Brasília na fase de reabilitação depois do acidente de carro que o deixou paraplégico, o atleta paralímpico Fernando Fernandes retorna à capital para o lançamento de sua biografia ‘Inquebrável’ nesta terça-feira (17/10). O ex-participante do Big Brother Brasil conta no livro sua trajetória desde a participação no programa, o acidente e a carreira no esporte, que rendeu títulos importantes, como o de tetracampeão mundial de paracanoagem.”
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, os objetivos do trabalho da psicologia esportiva em atletas do paradesporto são:
	
	A
	Superação de seus limites, melhoria da autoestima, ajuda na reabilitação e reinserção na sociedade.
“O psicólogo Rodrigo Scialfa Falcão, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Esportes para Resolução de Conflitos pela Universitat Oberta da Catalunya/Unesco e especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae atualmente é supervisor de Psicologia no Instituto Rugby para Todos, projeto social que atende mais de 200 crianças e jovens da comunidade Paraisópolis, em São Paulo, e atua, também, na ADC Bradesco Educação e Esporte como psicólogo do esporte das categorias sub 17 e 19 de basquete feminino.”
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos, podemos concluir que os campos de atuação do profissional mencionado na citação acima são, respectivamente:
	
	A
	Social e Iniciação Esportiva.
“A Psicologia no Esporte é tida [...] como a transposição da teoria e da técnica das várias especialidades e correntes da Psicologia para o contexto esportivo, seja no que se refere à aplicação de avaliações para a construção de perfis, seja no uso de técnicas de intervenção para a maximização do rendimento esportivo”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade sobre o que é a modernidade, é correto afirmar que:
	
	C
	A modernidade se caracteriza pela quebra da tradição, na busca do novo e do progresso.
“Toda a psicologia atual, definida como ‘ciência do comportamento’ [...], apoia uma ampla compreensão de cultura que não pode separar mais a educação em compartimentos estanques, de exercícios físicos, intelectuais e morais. [...] A psicologia de hoje não separa pensamento da ação. A educação de hoje não pode separar, também, o exercício do corpo, da disciplina, dos valores e do caráter [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Da psicologia do Esporte que Temos à Psicologia do Esporte que Queremos, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas funções dentro do trabalho do psicólogo do esporte:
1. Atletas de alto rendimento.
2. Atletas que treinam regularmente para competições
3. Atletas de provas individuais
4. Atletas de esportes coletivos 
(   ) O foco da intervenção é o próprio atleta e sua atuação.
(   ) Que tem objetivos de finalizar uma determinada prova.
(   ) O foco da intervenção recai sobre organizações grupais.
(   ) O psicólogo atua transformando os determinantes psíquicos que interferem no rendimento.Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	E
	3-2-4-1.
o caso das modalidades individuais, em que o foco da intervenção é o próprio atleta e sua atuação, atividades voltadas para a concentração, o controle da ansiedade e o manejo das variáveis ambientais costumam ser os principais objetivos da intervenção psicológica”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade sobre a união da Psicologia com a Educação Física, é corretoafirmar que:
	
	C
	A união entre Psicologia e a Educação Física resultou na chamada Psicologia do esporte, relacionada com questões emocionais e com a personalidade dos indivíduos.
“Após morar por seis meses em Brasília na fase de reabilitação depois do acidente de carro que o deixou paraplégico, o atleta paralímpico Fernando Fernandes retorna à capital para o lançamento de sua biografia ‘Inquebrável’ nesta terça-feira (17/10). O ex-participante do Big Brother Brasil conta no livro sua trajetória desde a participação no programa, o acidente e a carreira no esporte, que rendeu títulos importantes, como o de tetracampeão mundial de paracanoagem.”
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, os objetivos do trabalho da psicologia esportiva em atletas do paradesporto são:
	
	
	A Superação de seus limites, melhoria da autoestima, ajuda na reabilitação e reinserção na sociedade.
“É comum associar a Psicologia do Esporte a um tipo de prática esportiva que tem a vitória como objetivo e a televisão como veículo de divulgação de resultados. Nessa dinâmica o psicólogo é visto como aquele profissional que tem como obrigação fazer com que o protagonista do espetáculo, no caso o atleta, renda o máximo.”
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade sobre as atividades circenses no século XIX, é correto afirmar que:
	
	A
	As atividades circenses passaram a ser temidas pela burguesia europeias, pois o corpo era o centro das atenções nos espetáculos.
“[...] toda psicologia aplicada ao esporte é psicologia do esporte. Já há algum tempo pode-se considerar que a Psicologia do Esporte tenha como meio e fim o estudo do ser humano envolvido com a prática do exercício, da atividade física e esportiva competitiva e não competitiva, muito embora nem sempre tenha prevalecido essa perspectiva entre estudiosos e práticos da área [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade, sobre a compreensão do corpo na Psicologia do Esporte no século XX, é correto afirmar que:
	
	B
	A Psicologia do Esporte buscou compreender o corpo como uma força de trabalho útil e trouxe para a Educação Física o controle do corpo.
[...] Na maioria das vezes, após uma competição, ouvimos comentários que enfatizam o papel do aspecto psicológico na qualidade do desempenho do atleta, como por exemplo: ‘não aguentou a pressão, estava ansioso, competiu com medo, se desestruturou com um fator externo, treinou muito melhor do que competiu, ganhou por que teve uma cabeça melhor [...]’”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos, qual é o foco da psicologia do esporte para as modalidades individuais? Assinale a alternativa correta.
	
	B
	 Concentração, controle da ansiedade e manejo das variáveis ambientais.
“[...] iniciação esportiva [é] um processo de ensino-aprendizagem para a aquisição da capacidade de execução prática e conhecimento de um esporte [...]. Blázquez Sánchez [...] retira o foco da definição de Iniciação Esportiva do início da prática esportiva, ampliando para o início de uma ação pedagógica que considera as características da atividade, da criança e dos objetivos a serem alcançados [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos sobre a psicologia esportiva trabalhada no contexto da iniciação esportiva, é correto afirmar que:
	
	C
	Entre as razões alegadas para o desenvolvimento esportivo de crianças e jovens encontram-se o divertimento, o aperfeiçoamento de habilidades e a convivência com amigos.
Uma das grandes preocupações da psicologia escolar em geral reside nas possíveis articulações entre seus diversos campos teóricos. Por ser uma disciplina que comporta vários campos de atuação, sendo os mais conhecidos o psicopedagógico, o clínico, o institucional, o preventivo e o promotor de saúde mental, transita por um vasto arcabouço teórico, por vezes complementar, lacunar ou mesmo contraditório, confrontado-se com os vários modelos teóricos psicológicos disponíveis”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos, é atribuição da psicologia esportiva:
	
	C
	Estudar comportamento do ser humano envolvido com a prática do exercício, da atividade física e esportiva competitiva e não competitiva.
“No caso das modalidades individuais, em que o foco da intervenção é o próprio atleta e sua atuação, atividades voltadas para a concentração, o controle da ansiedade e o manejo das variáveis ambientais costumam ser os principais objetivos da intervenção psicológica”..
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade sobre a união da Psicologia com a Educação Física, é correto afirmar que:
	
	C
	A união entre Psicologia e a Educação Física resultou na chamada Psicologia do esporte, relacionada com questões emocionais e com a personalidade dos indivíduos.

Continue navegando