Buscar

Estilo de vida, saúde e meio ambiente - Atividade 3. Escreva um texto dissertativo que contemple a análise das diferenças de características etárias dos dois países e a diferença da letalidade entre I

Prévia do material em texto

A demografia é o estudo de populações, em termos de tamanho e densidade, fertilidade, mortalidade, crescimento, distribuição etária, migração e estatísticas sobre vidas, e da interação de todos esses fatores com as condições sociais e econômicas. Hoje ela é especialmente importante para o estudo da saúde global, pois o atual crescimento da população é algo nunca visto antes na história humana. A população mundial era de 1 bilhão de pessoas em 1800, chegou a 2 bilhões em 1930 e, desde então, cresceu exponencialmente e hoje é de 7,3 bilhões, número que aumenta a cada segundo. Podemos verificar esse crescimento com o formato da curva que mede o crescimento populacional no formato da letra J, lembrando que esse crescimento não é constante entre os países e ao longo do tempo, devido a diversos fatores, como por exemplo, a epidemia de Covid-19.
Quando os cidadãos de um país vivem por mais tempo e com mais saúde, a parte superior da pirâmide, que representa o grupo mais velho, aumenta. Entretanto, quando a expectativa de vida de um lugar é baixa, possivelmente devido a doenças e ferimentos, a parte superior diminui.
Ao analisarmos a pirâmide populacional do Brasil, podemos observar que a base da pirâmide (menor idade) até o seu meio (idade de 45 a 49 anos) é maior em relação ao topo da pirâmide (idades mais avançadas), o que indica que temos mais brasileiros mais novos em relação à Itália em relação aos mais velhos. Da faixa de 50 anos para cima é claro verificar a diminuição gradual do número de pessoas. Já na Itália, podemos observar o fenômeno inverso, onde a base da pirâmide é inferior ao seu topo, o que significa que o país apresenta taxa de natalidade baixa, com faixa etária de 0 a 4 anos bem menor em relação ao Brasil que apresenta as faixas mais largas a partir da idade de 15 a 19 anos, enquanto a Itália entre 40 e 45 anos. Isso significa que a maior parte da população no Brasil está distribuída nas faixas etárias mais jovens, enquanto na Itália está nas faixas mais velhas. O Brasil tem a característica populacional dos países em desenvolvimento, enquanto a Itália evidencia as dos países desenvolvidos no geral. 
O que podemos observar em relação à quantidade de mortes em decorrência da Covid-19 na Itália é que um país com 23%de sua população acima dos 65 anos aumentou os riscos de morte percentual no país, além disso, o atraso nas políticas de distanciamento social fez com que as taxas de letalidade se sobressaíssem durante o período de estudo do caso. Campanhas como: Milão não pode parar foram incentivadas pelo governo da Itália, o que também enfrentamos aqui no Brasil, porém, com a pressão social e de especialistas, conseguimos fazer um controle maior no início da pandemia. A falta dessas políticas públicas de prevenção e junto ao fato da Itália possuir um número maior de idosos no país e o Covid-19 desenvolver de forma ainda mais agressiva em pessoas com mais idade, fez com que os números de mortos da Itália, no período exemplificado, fossem extremamente maiores que no Brasil.

Continue navegando