Buscar

COORDENAÇÃO MOTORA FINA,GROSSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vamos falar o quanto é essencial o desenvolvimento motor na vida de uma criança, e entendermos os tipos e suas funcionalidades.
O desenvolvimento motor onde podemos chamar de coordenação motora, nada mais é do que a capacidade que o corpo possui em desenvolver um movimento de uma forma eficiente, onde são relacionados os músculos, obedecendo aos comandos que o cérebro envia. Seus tipos são coordenação motora fina e coordenação motora grossa. Antes de falar um pouco sobre cada um, ressalto que não é somente em crianças que se desenvolvem a coordenação, e sim também em pessoas idosas ou pessoas que tenham certas limitações físicas.
Para obterem a melhora e terem um bom desempenho motor, é necessário auxílio de um profissional capacitado a estarem exercitando os grupos musculares e o cérebro adequadamente, a fim de manter o equilíbrio no tônus muscular, para assim realizarem atividades que requer movimentos preciosos, fortes e rápidos.
A coordenação motora grossa, envolvem os grandes músculos do corpo, relacionando-se com as funções de sustentação da cabeça, correr, andar, sentar. Na coordenação motora fina, envolvem os menores músculos, são atividades relacionadas aos movimentos de pinça. A aquisição da pinça foi onde o ser humano começou a utilizar ferramentas como a caneta, pincel entre outros tipos. E antes de iniciarem a coordenação motora fina, existem algumas atividades ao brincar, que podem facilitar essa preensão, para que sejam estimuladas.
Entre 2 e 3 anos de idade a coordenação motora fina começa a melhorar, e na coordenação motora grossa as crianças já pulam com mais facilidade, sobem escadas com os pés alternados, pedalam em triciclos, entre outros exemplos. Rasgar papéis, encaixar formas, massinha, são exemplos de coordenação fina.
Devemos prestar muita atenção nas fases das crianças e observarmos caso a criança pareça ser mais desajeitada ou estabanada, ficarmos alertas pois uma observação com um pouco mais de cautela, conseguimos notar déficit no desenvolvimento motor e muitas podem apresentar Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação ou TDC. O diagnóstico de TDC é dado pelo médico quando observa atraso no desenvolvimento das habilidades motoras, finas e grossas, onde resultam em dificuldade no desempenho das atividades escolares, de vida diária, no lazer e brincar.  
Para facilitar os pais a observarem seus filhos com alguns sinais, cito algumas idades para que fiquem alerta a alguns marcos essenciais. Entre 2 a 7 anos de idade – problemas motores; 5 a 9 anos – dificuldades nas AVD’s (atividade de vida diária); 7 a 12 anos – dificuldades na escola. Caso apresentem alguma defasagem, o melhor a fazer é procurar um médico, para avalia-lo e então iniciarem o tratamento com profissional capacitado como Terapeuta Ocupacional, Psicomotricista e Educador Físico especializado, pois algumas atividades comuns a serem feitas, são necessárias avaliações, planejamento e estudo para desenvolver e aperfeiçoar a melhora dessa criança.
Combinar brincadeira, esportes e habilidades manuais é bom para todas as idades, por tanto, vamos nos mexer junto com nossas crianças e estarmos sempre bons em nossos desenvolvimentos motores!
Dra. Rafaella Pascarelli – Terapeuta Ocupacional
CREFITO/SP – 14498 – T.O.

Continue navegando