Buscar

MICROECONOIA A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O rendimento do etanol nos carros flex é, em média, 32% mais baixo que o da gasolina, tanto na cidade quanto na estrada. Por isso, em grande parte dos veículos só compensa abastecer com álcool se ele custar, no máximo, 68% do preço do combustível fóssil.”
JASPER, F. No flex, etanol rende 32% menos que a gasolina. Gazeta do Povo, Curitiba, 13 abr. 2013. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/no-flex-etanol-rende-32-menos-que-a-gasolina-41uwgxnbid8rd8bqcjlpklhe6. Acesso em: 20 abr. 2020.
 
O processo de escolha em optar por etanol ou gasolina no momento de abastecer um automóvel flex faz com que a decisão seja baseada no resultado da análise dos itens preço e rendimento.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, responda de que forma o preço da gasolina afeta o consumo do etanol.
O principal motivo é de oferta e demanda. Com a gasolina em alta, o consumidor passa a procurar mais pelo etanol. Esse aumento na demanda abre margem para que os produtores e revendedores cobrem mais pelo etanol.
Assim, uma vez que o etanol age como substituto, e considerando o cenário atual, em que ocorre um aumento exponencial da gasolina, a procura pelo etanol aumenta, e logo, seu valor sobe também.
Portanto, mesmo se não ocorresse uma correção de preço, a demanda por etanol se elevaria muito por parte dos distribuidores, e com a oferta de matéria-prima mantendo-se a mesma, o preço seria elevado de toda forma em algum momento futuro.

Continue navegando