Buscar

FIlosofia Antiga Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os cinco modos inferenciais ou indemonstráveis de Crisipo são definidos como: 
- se 2 então 2; mas 1; logo 2;
- se 1 então 2; mas não 2; logo, não 1;
- nem 1 nem 2, mas 1; logo, não 2;
- ou 1 ou 2; mas 1; logo, não 2;
- ou 1 ou 2; mas 2; logo 1. 
Por fim, os modos apresentados não poderiam ser considerados completos a partir do cálculo proposicional, uma vez que, Crisipo não considerava inferências de somente uma premissa, então, torna-se injustificável a inferência de "p" para "p e q". (KENNY, 2010, pg.177)
Para Platão, a Ideia do Bem é superior a todas as outras, pois ela que as rege e é subjacente a tudo. Ademais, a felicidade, se conecta com a virtude sendo necessária para o governante e para os governados, pois, a ausência da felicidade em um governante gera um tirano que, por conseguinte, torna infelizes os governados. Já em relação a Aristóteles, a felicidade é o bem supremo do qual a ética deve se atentar, pois está intimamente ligada à virtude. Em Ética a Nicômaco a felicidade é advinda da contemplação filosófica e em Ética a Eudemo é proveniente da harmonia e equilíbrio entre as virtudes existentes. Finalmente, para Epicuro o prazer principia e prossegue a vida feliz, sendo o cerne de sua filosofia a felicidade. Assim, o prazer deve ser sempre maior que a dor.
As proposições são contrárias, para Aristóteles, se não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. Ex.: "todo cachorro é branco" e "nenhum cachorro é branco". Mas, ainda assim, elas podem ser falsas ao mesmo tempo. 
Enquanto isso, proposições são contraditórias se não podem ser nem verdadeiras nem falsas ao mesmo tempo. Assim, se uma proposição verdadeira faz a outra ser falsa e vice-versa, ocorre uma contradição.
Apresente os cinco modos inferenciais tal como formulados por Crisipo e explique por que razão eles não poderiam ser considerados completos de acordo com o cálculo proposicional. *
As noções de "Bem" e de "Felicidade" (eudaimonia) são centrais para a filosofia grega clássica. Com base na exposição oferecida por Anthony Kenny em sua "Nova História da Filosofia Ocidental - Vol. 1 - Filosofia Antiga", compare o modo como tais conceitos aparecem na filosofia de Platão (especialmente na "República"), de Aristóteles (especialmente em sua "Ética") e de Epicuro. *
Com base na leitura do livro "Nova História da Filosofia Ocidental", de Anthony Kenny, Assinale a alternativa CORRETA sobre o chamado movimento sofístico. *
Górgias de Leontini destacou-se por seus grandes dotes retóricos e sua habilidade em transformar o argumento mais fraco no mais forte.
As teses de Protágoras e de Heráclito expressam a tensão entre os pólos, respectivamente, da absoluta imobilidade e da absoluta mudança.
Parmênides formulou uma doutrina do ser, expressa em versos, em que por primeira vez se estabelecem as bases do conhecimento científico da realidade.
Os fragmentos de Heráclito que chegaram até nós contêm, entre outras teses, a primeira expressão de uma filosofia política fundada em uma noção de lei divina
Explique as noções de "contrário" e "contraditório" na lógica de Aristóteles. *
Leia a seguinte passagem do ensaio de Bernard Williams acerca do legado da Grécia para a Filosofia: "Ainda assim, dadas essas diferenças, Aristóteles conclui considerando a vida da razão teórica a mais alta forma de vida humana, conclusão que não se deduz diretamente, sequer coerentemente, de suas premissas, como deduzia das de Platão" (p. 282). A propósito da análise de Williams, é CORRETO afirmar que *
o autor refere-se à tensão existente entre a defesa aristotélica de uma vida ativa ao longo de sua ética, de um lado, e a conclusão final -- de cores platônicas -- em defesa da chamada vida contemplativa ao final de sua Ética a Nicômaco.
se trata de uma síntese das dificuldades aristotélicas para romper com o platonismo, o que se verifica em sua teoria do Bem.
Williams tem em mente a consonância do projeto político de Platão com aquele de Aristóteles.
Aristóteles emerge como precursor de Platão, que lhe seguiria os passos em sua Ética.
A partir da chamada "Teoria das Ideias" de Platão, Anthony Kenny expõe alguns princípios contidos na referida doutrina platônica. Assinale a alternativa que NÃO expressa um desses princípios. *
O princípio da comunidade. Onde muitas coisas são F, isto se dá porque elas participam de F ou reproduzem uma Idéia particular de F (Féd. 100c; Mên. 72c, 75a; Rep. 5, 476a, 597c).
O princípio da separação. A Idéia de F é distinta de todas as coisas que são F (Féd. 74c; Banq/. 21 lb)
O princípio da não-contradição. O princípio afirma que ~ (P ∧ ~P). (Met. Γ4-6)
O princípio da autopredicação. A Idéia de F é em si F (H. Ma. 292e; Prot. 23()c-e; Parm. 132a-b).

Continue navegando